2 de junho de 2013 Tulio Krause

Geomarketing conquista Mercado no Brasil

A utilização das ferramentas de localização geográfica se torna cada vez mais eficaz.

Utilizado de forma amadora no Brasil, o Geomarketing passa pelo seu momento crucial pela utilização de ferramentas geográficas que evoluiu e conquistou a importância dentro da expansão e estratégia das empresas.

Grandes grupos como O Boticário, Coca-Cola utilizam o Marketing Geográfico. As pequenas e médias empresas já iniciaram o uso dos sistemas de busca com foco na geolocalização. Boa parte da expansão do Geomarketing se deve ao avanço da tecnologia e também da popularização de ferramentas de localização.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e plataformas de Google Earth e o Google Maps, ganham destaque. O avanço na área de tecnologia da informação (TI) é outro fator que possibilitou o desenvolvimento de programas e sistemas que direcionam as marcas para suas áreas de atuação.

“A semelhança entre eles é que a concorrência é muito acirrada e, ao mesmo tempo, todos têm a gestão de TI bastante parecida. Nesse caso, a mudança de paradigma é incorporar um pensamento não pré-estabelecido e usar o Geomarketing em seu sistema de inteligência, o que promoveria uma verdadeira mudança”, indica Eduardo Francisco, professor da FGV e consultor de Geomarketing, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Túlio Krause

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