Inbound Marketing

O HOMEM EVOLUIU, A FORMA DE FAZER VENDAS TAMBÉM!

Tente pensar na última vez que quis comprar alguma coisa. Você esperou que este produto/serviço simplesmente aparecesse na sua televisão ou foi direto fazer uma pesquisa nas plataformas digitais?

Esta simples ação denuncia uma forma de consumo que hoje é o principal meio de aquisição, o processo moderno e revolucionário de inbound marketing.

Você não é o único que alterou a forma de consumo, seus clientes e possíveis clientes também estão no online!

O QUE É INBOUND MARKETING

Compreender o conceito de inbound marketing é importante para qualquer ser humano em processo evolutivo. Não é válido apenas para empresas e produtos, mas para qualquer um que deixou de utilizar a lista telefônica como meio de encontrar produtos ou serviços.

*Se você ainda utiliza a lista telefônica, seu mundo está prestes a se transformar!

O inbound marketing nada mais é do que um método inteligente de se fazer vendas online. Ele tem como pilar fundamental o relacionamento com o público, gerando uma experiência única ao usuário, que poderá se tornar cliente fiel da sua marca ou produto.

O objetivo é oferecer valor e autoridade antes de oferecer o produto em si, desta forma os clientes chegam até você de maneira orgânica e você não precisa ficar “correndo atrás” de consumidores. Esta metodologia é colocada em ação através de uma série de boas práticas e estratégias que conduzem o usuário no que chamamos Jornada de compras!

Com o intuito de elevar astronomicamente seus resultados, a Jornada de compras é construída para levar sua persona (público-alvo) de uma etapa a outra, sempre tendo em mente que a reta final é tomar uma decisão positiva de aquisição.

Por ser uma estratégia que dá prioridade a comunicação com o cliente, o Inbound Marketing acaba engajando muito mais o usuário. O que resulta em mais do que clientes, verdadeiros fãs do seu negócio.

clientes do que os tradicionais sistemas de marketing pago.

Isso quer dizer economia, já que o principal método de aquisição de clientes pelo inbound marketing é orgânica, isto é, estratégias que visam trazer clientes sem que haja alto investimento financeiro. Pesquisas apontam que empresas que investem em inbound marketing chegam a economizar uma média de 13.000 dólares por ano

dos brasileiros são influenciados pelas redes sociais antes de realizar a compra

Facebook, Instagram, Linkedin. Segundo pesquisa da PwC, mais da metade dos brasileiros afirmaram possuir preferência por marcas e produtos dos quais amigos e familiares já engajaram e divulgaram em alguma rede social, um dos principais meios de venda do inbound marketing.

das compras se iniciam com a busca online

Quase 100% do processo de compra começa com uma busca online. Empresas que não se fazem visíveis nessas plataformas digitais estão perdendo altíssimo potencial de vendas. A falta de investimento nesta área limita todo seu negócio.

Já está pronto para investir em inbound marketing e alcançar o potencial máximo do seu negócio?

Inbound Marketing VS Outbound Marketing

Podemos colocar desta forma: enquanto o outbound marketing joga uma enorme rede para pescar peixes em quantidade e diversidade, o inbound marketing segmenta cuidadosamente qual será o local de pesca, qual o peixe que deseja pescar e qual a isca perfeita para capturá-lo.

Quando comparamos o Inbound Marketing com o Outbound Marketing é preciso salientar a experiência com o usuário. Enquanto no Outbound você aciona a pessoa que ainda não teve contato com a sua marca, no Inbound a pessoa na maioria das vezes acionará a sua marca já conhecendo sua empresa.
O Inbound marketing bate de frente com as vendas de Outbound (estratégia tradicional de marketing, como outdoors, rádio e televisão) e surge como uma alternativa de menor

“A frequência leva à conscientização, conscientização à familiaridade e familiaridade à confiança. E a confiança, quase sem exceção, leva ao lucro.”
Seth Godin no Best Seller “Permission Marketing”

Magnetismo e atração de clientes

Agora que você já sabe os conceitos básicos do Inbound Marketing, está na hora de falar sobre como tudo isso se aplica na prática. Para isso nós não poderíamos deixar de falar deles, os queridos leads.

Lead: a tradução literal da palavra lead é conduzir. Por sua vez, condução é o ato de levar algo ou alguém a certo lugar. Se trouxermos este conceito para dentro do inbound marketing podemos ir ainda mais longe, lead se torna a oportunidade de conduzir um potencial cliente a venda do seu serviço ou produto.

Em outras palavras, é uma pessoa que aceitou compartilhar informações pessoais com a sua empresa (como e-mail e telefone) em troca de alguma oferta ou solicitação que lhe interesse. Assim, é alguém que a empresa pode entrar em contato, mesmo que esta pessoa ainda não esteja pronta para comprar.

Sabendo disso, a ideia de atrair leads ao seu negócio se torna extremamente atrativa, certo? E em meio às diversas ações que são realizadas durante todo o processo de Inbound, é necessário entender duas das mais importantes formas de como realizamos a captação destes leads:

Porém, para atrair potenciais leads e realmente garantir efetividade, é preciso gerar frequência, conscientização, familiaridade e confiança.

Isso só é possível através de uma estratégia bem desenhada, ou seja, para aumentar o alcance digital e a oportunidades de vendas da sua empresa é preciso unir essas boas práticas a um funil de vendas e uma perfeita jornada de compras.

A Jornada começa aqui

A Jornada de Compras é o processo que ocorre quando um potencial cliente está decidindo sobre adquirir um determinado produto ou serviço. Todos nós passamos por essa jornada, e ela é fundamental para que a venda seja realizada de forma perfeita.

Hoje, as empresas se diferenciam não somente pelo produto ou preço, mas na qualidade da experiência que oferecem. Se você pode impressionar clientes exigentes em uma jornada sem atritos, ganhará engajamento e participação de mercado.

Na TK Marketing nossa Jornada é composta por estas 4 etapas:

APRENDIZADO E DESCOBERTA:
nesta primeira etapa o consumidor busca aprender sobre determinado assunto. Ele irá pesquisar no Google e em suas redes sociais para encontrar as informações que precisa, e é ideal que sua empresa esteja visível.

RECONHECIMENTO DO PROBLEMA:
após o aprendizado, o consumidor entende que possui um problema e que precisa resolver (seja este um problema real ou a falta de algo importante). Sem reconhecer o problema não existe a ação, isto é, senso de urgência.

CONSIDERAÇÃO DA SOLUÇÃO:
com o reconhecimento da(o) necessidade/problema, o consumidor faz uma pesquisa na internet e lista todas as empresas que lhe podem oferecer a solução.

DECISÃO DE COMPRA:
já muito próximo de fazer uma escolha, o consumidor sabe o que precisa e conhece bem as diversas opções. Aqui, o atendimento comercial e a apresentação dos diferenciais da sua empresa/produto irão ser cruciais na tomada de decisão.

A internet abre diversas oportunidades para o seu negócio.

O Fantástico funil de vendas

Você não pede ninguém em casamento no primeiro encontro, porque você deveria
fazer isso com seus potenciais clientes?

Assim como na jornada de compras, a ideia do funil de vendas é encantar seus potenciais clientes com os incríveis benefícios que sua marca pode oferecer, e aos poucos conquistar sua confiança e fidelidade. Afinal faz muito mais sentido flertar e depois casar e não ao contrário, certo?

Assim é com nosso funil de vendas. Através de estratégias bem elaboradas e focadas no resultado (vendas) do seu negócio, conseguimos prospectar milhares de clientes.

Resultados e vendas!

Todos nossos esforços são para que cheguemos aqui! O Inbound Marketing não realiza as vendas em si, mas gera oportunidades perfeitas para que as vendas sejam realizadas. É como se entregássemos em mãos o cliente ideal para que seu time de vendas não precise gastar mais do que 1 minuto ao realizar o fechamento.

Isso acontece através da qualificação destes leads, que é trabalhada durante todo o percurso descrito aqui e que podemos definir de 3 maneiras:

MQL: 01

SQL: 02

SAL: 03

Marketing Qualified Leads (Leads qualificados pelo marketing) estes são leads que interagiram intensamente com os conteúdos apresentados pela sua marca e estão praticamente prontos para fazer uma venda, seja através de uma nutrição comercial ou do contato direto com a equipe de vendas, mesmo ainda não tendo solicitado o contato.

Sales Qualified Leads (Leads qualificados para vendas) aqui o lead está totalmente pronto para realizar a venda. Já passou por toda a jornada, funil e já solicitou o contato com a equipe comercial. Nesta etapa você necessita apenas estabelecer o contato e garantir excelência em relacionamento.

Service Level Agreement (Contrato de nível de serviço) aqui o contato é feito exclusivamente através de uma ligação (seja pela internet ou pelo telefone). Através de um acordo entre o lead e a equipe de marketing, quem assume a venda e o comercial e por ali é realizado o fechamento.

A qualificação destes leads é realizada não só através de todas as etapas do Inbound Marketing mas também pela definição de perfil e pontuação que o lead possui (Lead Scoring), e a TK Marketing é especialista nisso!

Conheça cada um de nossos processos

Estratégias e idéias fortes são essenciais para que seu negócio rode perfeitamente. Mas para trazer resultados relevantes é preciso também uma equipe ágil e com muita vontade de agregar valor ao seu negócio.

Na TK Marketing, nos dedicamos 100% para que cada etapa ressoe com seus clientes. Nossos serviços de inbound marketing começam com estratégias bem elaboradas junto a dados reais, para criar um plano de negócios personalizado.

Somos focados em resultado e vendas

Estamos entre as melhores! Somos finalistas na categoria “Melhor em vendas” no prêmio anual da Resultados Digitais!

Somos uma das únicas agências que possui como foco a principal necessidade do cliente, a expansão das vendas. Isso ficou claro quando fomos reconhecidos entre as 10 melhores agências, dentre as 1.500, do nosso país pelo prêmio que reconhece essa categoria anualmente.

Idealizada pelo CEO Tulio Krause e com berço na Europa (Londres – UK), a TK Marketing possui mais de 10 anos de experiência nos processos digitais. Junto a um crescimento exponencial, temos como objetivo principal oferecer resultados relevantes e concretos.

Fazemos tudo isso através da enorme diversidade de processos oferecidos, sendo o Inbound Marketing um dos principais, e com uma equipe dedicada, que não desiste até que o lucro seja atingido.

AQUI IRÁ UMA CHAMADA ESPECIFICA PARA O CASE EX.: FAÇA COM O A HEINEKEN E VENHA PERFOMAR COM A GENTE!