6 de Abril de 2014 Tulio Krause

Introdução ao Planejamento Estratégico

1. Os objetivos da SUA EMPRESA estão relacionados com sua Missão e Visão ?

O alto índice de insucesso seguido de morte das empresas, dá-se pela falta de foco provocada principalmente pela falta de planejamento, portanto pense sobre os objetivos que você definiu para sua empresa. Os objetivos refletem o que você absolutamente, positivamente, obcecadamente, pretende alcançar. Eles estabelecem as prioridades que devem ser compreensíveis e ao mesmo tempo amarradas aos fundamentos da empresa, declarados em sua missão e visão.

Lembre-se: “Se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve!”

2. SUA EMPRESA consegue identificar as Melhores Oportunidades?

Se você quer que sua empresa cresça e prospere ao longo do tempo, precisa tirar vantagem das oportunidades de negócio que aparecem e desaparecem no seu caminho. Seu Plano de Negócios deverá ajudá-lo a identificar as oportunidades e qualificá-las conforme sua capacidade de aproveitá-las. O perfil dos líderes da Empresa sempre deve ser compatível com seu desafio.

3. SUA EMPRESA se preparou para Ameaças?

O plano de negócios deverá apontar as maiores ameaças para sua empresa com antecedência. Ao mesmo tempo, oferecer estratégias defensivas e de sobrevivência que evitem o desastre. O gestor competente não pode negligenciar sinais de mudança na dinâmica do mercado em que sua empresa atua.

4. SUA EMPRESA conhece seus Clientes?

Quanto mais você conhece seus clientes nos seus aspectos demográficos e psicográficos, maior a chance de oferecer um produto ou serviço singular. Os clientes sinalizam os fatores de sucesso para sua empresa ser bem sucedida. O seu Plano de Negócios descreve seus clientes, suas dores, seus comportamentos, agrupa, segmenta, quantifica, qualifica etc.

5. SUA EMPRESA mapeia a Concorrência?

Você não pode ignorar seus concorrentes, muito menos subestimar sua capacidade de roubar seus clientes. Você deve ser capaz de identificar quem são, quantos são e aonde eles planejam ir no futuro próximo. Examinar a concorrência representa um exercício dinâmico no Plano de Negócios. Os movimentos dos seus concorrentes  devem ser monitorados constantemente com o objetivo de antecipar e principalmente neutralizar suas ações.

“A manutenção proativa do Plano Estratégico e de Marketing proporciona a sua empresa dois benefícios: FOCO e  VANTAGEM COMPETITIVA ”

6. SUA EMPRESA reconhece suas Forças e Fraquezas?

A compreensão consciente das forças e fraquezas da sua empresa determinam sua capacidade em articular estratégias mais ou menos agressivas, conforme os desafios que encontrará no mercado que atua. O Plano de Negócios deve relatar suas reais forças e competências. Na prática, deve listar quais as armas que a empresa tem disponível para lutar. Da mesma forma também deve reconhecer e aceitar suas fraquezas. É necessário equilibrar as opções estratégicas entre agressivas, corretivas e também de sobrevivência.

7. A Estratégia da SUA EMPRESA é compreensível por parte de seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros?

Com uma estratégia definida é possível visualizar como sua empresa pretende alcançar seus objetivos. A estratégia deve ser: específica, mensurável, factível, realística e com tempo determinado para sua execução. Se sua empresa não tem estratégias claras, ratificadas e comunicadas certamente ela está sem rumo e portanto seus investimentos não terão nenhuma chance de retorno na forma de lucro.

8. SUA EMPRESA tem um conjunto de indicadores de performance?

O conjunto de indicadores devem ser qualitativos e não apenas quantitativos. Devem também ser associados com seus objetivos  financeiros, mercadológicos, operacionais e organizacionais. A remuneração de seus líderes deve obrigatoriamente ser atrelada à performance da empresa, que será medida por esse conjunto de indicadores.

9. SUA EMPRESA está realmente, formalmente, pronta para mudanças e novos desafios mercadológicos?

Se a resposta for NÃO, mexa-se!  Promova intervenções imediatas.

10. SUA EMPRESA possui um Plano de Negócios atual?

O Plano Estratégico e de Marketing é um documento vivo. Deve funcionar como um verdadeiro oráculo para que seus líderes, diretores e gerentes busquem por orientação se houver qualquer incerteza ou ambiguidade.

 

Fonte: http://www.brandme.com.br/

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