Manter um blog atualizado é uma atividade essencial para quem busca atingir resultados expressivos através do marketing de conteúdo, por meio dele, é possível atrair visitantes, gerar engajamento, aumentar o tráfego, conquistar e nutrir novos leads, entre diversas outras possibilidades.

Contudo, para que os resultados sejam recorrentes e progressivos, é preciso produzir conteúdos que chamem a atenção e conversem com o tipo de público que você precisa atingir.

Por esse motivo, hoje trazemos 6 modelos de conteúdo para gerar engajamento no seu blog, são formatos diversificados e que trazem vantagens únicas para diferentes objetivos. 

Ao final desta publicação, você terá um repertório amplo e rico para poder se inspirar e colocar em prática.

Vamos lá?

Modelo 1: Notícias 

Se o mercado que você está inserido é bastante movimentado, investir na atualização de notícias pode ser uma excelente maneira de manter seu público informado, estimulando um fluxo de visitas mais frequente.

Além de fidelizar sua audiência, esse modelo de post também mostra que sua empresa se mantém atualizada sobre o que acontece no segmento em que atua, estabelecendo credibilidade.

É preciso estar sempre atento para publicar cada notícia dentro do timing correto, dessa forma, você aproveita a repercussão e evita que sua audiência busque atualizações em blogs concorrentes.

Modelo 2: Tutoriais 

Os tutoriais são uma ótima porta de entrada para atingir novos públicos, afinal, a busca por conteúdos “passo a passo” para diferentes contextos é constante e permanece relevante por muito tempo. 

Você pode optar por tutoriais que sejam relacionados ao seu público-alvo ou mesmo diretamente ao seu produto, são conteúdos facilmente compartilháveis e que tendem a reter público e estabelecer uma relação de confiança imediata.

Confira alguns exemplos de ideias para tutoriais que podem te inspirar:

  • Sua empresa está relacionada ao ramo alimentício? Considere publicar tutoriais de receitas culinárias que utilizem seus produtos como parte dos ingredientes.
  • Sua empresa atua no segmento pet? Investir em tutoriais relacionados ao cuidado com animais de estimação pode trazer bons resultados.

As possibilidades são diversas, procure encontrar demandas relacionadas ao seu segmento e produza conteúdos que realmente conversem com seu público-alvo, lembre-se que o principal objetivo de um tutorial é ensinar determinadas ações para sua audiência, por esse motivo, não deixe de inserir capturas de tela ou mesmo inserções em vídeo durante o texto, isso ajuda a deixar o conteúdo do blog mais completo e didático.

Modelo 3: Reviews

Elaborar reviews é uma ótima forma de mostrar domínio de temática através de conteúdos relacionados ao assuntos de interesse do seu mercado.

Procure focar em produtos ou obras que façam parte do imaginário popular do seu segmento, o formato de reviews é bastante versátil e pode ser aproveitado tanto em texto quanto em vídeo (contudo, caso escolha a opção em vídeo para publicar no seu blog, não deixe de inserir uma descrição em texto para acompanhar a postagem).

Modelo 4: Guias 

Trata-se de um formato que apresenta informações estruturadas por meio de um conteúdo completo e extremamente relevante. 

Para adaptar ao seu contexto, busque identificar possíveis demandas do seu público e elabore materiais extensos e detalhados, afinal, a expectativa de quem procura por esse tipo de post costuma ser bem alta. 

Ao buscar por esse modelo de conteúdo na internet, é possível encontrar títulos fortes como “o guia completo” ou “tudo o que você precisa saber sobre”, capazes de chamar a atenção do público e atrair mais visitantes.

Os guias também se mostram como ótimos aliados na hora de trabalhar o SEO, principalmente quando os textos são produzidos com base em palavras-chave relevantes para você.

Modelo 5: Listas 

O ato de fazer listas está presente no dia a dia de quase todo mundo, afinal, listas ajudam a manter a organização em diferentes situações.

Por esse motivo, o modelo de listas também é muito indicado para compor os formatos de posts para o seu blog, permitindo uma leitura mais dinâmica, acessível e flexível, capaz de despertar interesse e curiosidade do público, mostrando-se também como uma ótima alternativa de conteúdo para gerar engajamento e potencializar seu funil de vendas.

Modelo 6: Podcast

O podcast realmente caiu nas graças dos brasileiros, o arquivo de áudio que se assemelha a um programa de rádio se destaca pela interatividade e pode ser produzido de maneira barata e com muita qualidade.  

Além de tudo isso, é possível utilizar o seu blog também para promover o seu programa. 

Ao dedicar um post para cada episódio do podcast, você tem a chance de alcançar mais pessoas e complementar a experiência, inserindo links de apoio ou mesmo artigos do próprio blog que se relacionem de certa forma com o tema da pauta.

Inclusive, falamos sobre o potencial do formato de podcast em outro artigo, clique aqui para acessar!

Conclusão

Para manter seu blog atualizado, é preciso unir criatividade e dedicação, por esse motivo, busque diversificar os modelos de conteúdo e encontre aqueles que mais se relacionam com seu público-alvo.

Procure sempre oferecer um material relevante, dinâmico e que gere engajamento, dessa forma, você terá em seu blog um excelente aliado para suas estratégias de marketing, agregando valor e influenciando diretamente nos resultados da sua empresa.

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