Fazer com que seu negócio esteja presente na internet é fundamental, independente de qual seu segmento. No caso de empresas relacionadas ao agronegócio isso não muda, já que esse consumidor também utiliza muito a internet em busca de informação e relacionamento. Contudo, a falta de conhecimento sobre o comportamento desse público pode gerar receio quanto ao potencial no investimento das mídias digitais.
Em 2017, uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) mostrou que a internet já faz parte do dia a dia no campo. Os dados revelarem que desde 2013, houve um aumento de 48% no uso de dispositivos móveis por agricultores rurais – em 2013, 13% utilizavam a tecnologia, já em 2017 o número atingiu 61%. Desse último número, 96% possuíam pelo menos uma conta em uma rede social. E três delas eram mais utilizadas: Whatsapp (96%), Facebook (67%) e Youtube (24%).
Importância do Marketing Digital no agronegócio
O fato é que o perfil do homem do campo está mudando e a tecnologia, que já tinha um papel importante na produção de equipamentos agrícolas, vem ganhando cada vez mais espaço. Os produtores estão percebendo que a internet é uma aliada na tomada de decisão e pode ser utilizada para encontrar fornecedores, acompanhar informações sobre o clima e o mercado, bem como consumir notícias sobre o assunto.
Portanto, a empresa que atende esse público e se coloca presente no mundo digital, disponibilizando informações e outros conteúdos relevantes, tem vantagem no mercado. Além disso, o meio on-line proporciona uma comunicação mais ativa e pessoal com o cliente, possibilitando interação e engajamento daqueles que seguem a marca.
Nesse sentido, o posicionamento da marca também está entre os benefícios de investir no marketing digital, isso porque o consumidor costuma optar por uma solução que está no seu imaginário e que tem valores parecidos com os dele.
Mas como as empresas do agronegócio podem utilizar o Marketing Digital a seu favor?
Mídias Sociais
A facilidade de propagação das informações nas redes sociais e o relacionamento com a audiência que mistura interação, conteúdo e atendimento ao cliente faz das redes uma mídia completa e eficiente. Entre os produtores do agronegócio, o Facebook aparece como uma das redes mais utilizadas. Por isso, apostar nas ferramentas dessa mídia podem aumentar o resultados da sua empresa.
Além de divulgar produtos e mostrar as vantagens de cada um deles, vale pensar em ações que engajem. Uma dica é criar uma espécie de concurso fazendo com que os produtores enviem fotos bonitas da propriedade ou da plantação, divulgando os que tiverem mais curtidas. Assim você ganha um conteúdo produzido pela sua própria audiência e promove um relacionamento mais próximo de quem segue sua marca.
Ainda pouco utilizado pelas marcas, mas também com um grande potencial, está o WhatsApp. Esse canal de relacionamento pode ser importante para seu público entrar em contato e obter uma resposta rápida. Dependendo do seu segmento, dá para explorar ainda mais esse aplicativo!
Conteúdo
O agronegócio está em constante transformação, são novidades diárias em pesquisa e mercado. Além disso, o produtor está sempre em busca de informações sobre esses assuntos e recorre à internet para encontrar o que precisa. Sendo assim, se envolver com a produção de conteúdo relevante que desperte a atenção do produtor e de pessoas que compram sua solução, atrai mais possíveis clientes para seu site/blog.
No entanto, é importante trabalhar uma estratégia com o objetivo de converter esses interessados em oportunidades de negócio. Por isso, traçar um planejamento completo que gere visita e conversão é muito importante para fazer com que seu conteúdo traga resultados.
Quanto ao conteúdo em si, busque trabalhar assuntos que provoquem interesse no seu futuro cliente. Se sua empresa atende produtores de soja e milho, explore assunto como técnicas de manejo, época de plantio, variação do preço das commodities na bolsa de valores, controle de pragas e etc.
Outra boa estratégia, é adotar parcerias com engenheiros agrônomos ou outros profissionais da área para produzir conteúdos exclusivos, como vídeos e blog posts. Isso dá mais credibilidade para sua marca e para as informações que você publica.
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