Gerar leads pelo Facebook tem se demonstrado uma estratégia de marketing digital poderosa, apresentando ótimos resultados para as empresas que investem nessa técnica. 

Por ser a maior e mais utilizada dentre as redes sociais, a geração de leads no Facebook é um método eficiente devido ao seu alto alcance. A plataforma proporciona um ambiente ideal para atingir seu público com conteúdos relevantes, aumentando as chances de atração de leads e abrindo espaço para uma conversão.

Dentre os pontos fortes do Facebook, podemos citar a variedade de metas que podem ser estipuladas para sua campanha e a possibilidade de segmentação do público.

Seja para a criação de um anúncio ou na divulgação de um conteúdo orgânico, a plataforma permite que você determine com precisão o público que você pretende atingir em sua estratégia.

Isso significa que os resultados obtidos por suas publicações ou campanhas têm grandes chances de serem positivos e lucrativos.

Porém, para gerar leads pelo Facebook de forma efetiva, é essencial que você saiba como traçar metas objetivas e quais ações adotar para não errar em sua estratégia, garantindo que seu investimento traga o retorno esperado.

Para ficar mais fácil de entender, preparamos esse artigo com todos os conceitos relacionados ao assunto, além de trazer dicas importantes para você não errar ao planejar sua estratégia de geração de leads pelo Facebook. Vamos abordar o processo passo a passo. Confira!

O que é lead?

Lead é um cliente em potencial que, de alguma forma, demonstrou interesse por sua marca ou por um conteúdo produzido por sua empresa, seja um anúncio, postagem ou landing page.

Interessado em ter acesso a esses materiais ou em algum produto, o potencial cliente aceita fornecer informações pessoais, como por exemplo, o seu e-mail. 

Essa troca de contatos dá início a uma relação mais próxima com o prospect, permitindo que sua empresa envie outros materiais para ele. É nesse momento, que o cliente em potencial torna-se um lead.

No caso das redes sociais, como o Facebook, é importante ter em mente que seus seguidores não são leads. Nem todas as pessoas que acompanham sua empresa, tornam-se potenciais clientes.

Portanto, criar uma estratégia de geração de leads no Facebook é diferente de desenvolver ações para alcançar mais público ou conquistar novos fãs.

Para esclarecer melhor essa diferença, vamos explicar o que é geração de lead e por que a estratégia é importante para seu negócio crescer.

O que é geração de leads?

Para gerar leads, sua empresa precisa criar um conjunto de ações com o objetivo de envolver e atrair o visitante da sua página ou seguidor, incentivando-o a interagir com sua marca.

Para isso, sua empresa deve gerar e disponibilizar conteúdos de alto valor que chamem a atenção do potencial cliente, fazendo com que ele forneça seus dados e inicie uma relação mais próxima com seu negócio.

A estratégia de gerar leads pelo Facebook parte do mesmo princípio de qualquer outro plano com esse objetivo. É preciso entender com clareza quem é a sua persona, quais são suas dores, desejos e identificar quais soluções ela quer encontrar ao se deparar com seu produto ou com o assunto que você está abordando.

Outro fator determinante para sua estratégia de geração de leads é compreender em que estágio da jornada de compra a pessoa está. Isso é fundamental para definir como abordar o consumidor e que tipo de material oferecer.

Caso você queira saber mais informações ou relembrar o que é jornada de compra e como ela influencia em suas ações de geração de leads, leia o artigo do nosso blog sobre Funil de Vendas: como aumentar seus resultados.

Ao desenvolver sua estratégia de geração de leads pelo Facebook, uma dica importante é pedir apenas os contatos básicos nesse primeiro contato. Comece solicitando o nome e o e-mail da pessoa. Em alguns casos, vale incluir o Whatsapp também, dependendo da sua oferta.

Porém, quanto mais enxuto for o formulário inicial, melhor. Você pode coletar mais informações ao longo da jornada do lead, não há necessidade de pedir todos os dados de uma vez.

Por que gerar leads no Facebook?

Agora que você compreendeu os conceitos de lead, é importante entender porque incluir o Facebook em sua estratégia de captação de contatos de interesse para sua empresa.

O Facebook é a maior rede social do mundo. De acordo com dados da própria plataforma, são aproximadamente dois bilhões de pessoas ativas por mês. Ou seja, quase todo mundo está no Facebook! Isso significa que, seja qual for o seu público-alvo, ele tem grandes chances de estar na rede.

Além do alto número de usuários, o Facebook oferece outras vantagens para sua estratégia de geração de leads. A ferramenta possibilita desenvolver campanhas baseadas na fase do funil de vendas que você quer alcançar e permite a segmentação do público-alvo de acordo com as características de sua persona.

Os gráficos e as estatísticas fornecidas pela plataforma são outro ponto forte da rede. Os relatórios gerados apresentam os resultados de forma clara, detalhada e de fácil compreensão. 

Outro benefício de traçar um plano de geração de leads pelo Facebook é o orçamento personalizado. Você estabelece um limite de gastos para sua conta e a cobrança é feita de acordo com o alcance das metas. A ferramenta também permite pausar anúncios e alterar o orçamento durante a campanha.

Como gerar leads no Facebook

Você já entendeu a importância de incluir o Facebook em seu planejamento de marketing digital. A próxima etapa é colocar em prática as estratégias de geração de leads pelo Facebook.  

Assim como em outras ações de captação de contatos, o seu objetivo deve ser atrair a atenção do potencial cliente com um conteúdo interessante e incentivá-lo a buscar por mais informações sobre sua marca ou produto.

Ao clicar em seu anúncio, o prospect será direcionado para uma landing page que deve conter um formulário simples e conciso. A ideia aqui é que, ao oferecer uma recompensa digital, você convença o potencial cliente a enviar seus dados, para assim, ele se transformar em um lead para sua empresa.

A partir desse momento, você tem os dados do lead e já sabe quais tipos de materiais despertam seu interesse. Isso vai facilitar a comunicação e desenvolver um relacionamento próximo com ele.

Para gerar leads pelo Facebook, você pode explorar as ferramentas de publicações orgânicas e pagas. Listamos as melhores opções para utilizar a plataforma de uma forma efetiva e lucrativa para seu negócio:  

  • Chat ao vivo: meio de comunicação direto com o consumidor. É preciso ter uma equipe à disposição para responder perguntas e tirar dúvidas sobre seu produto ou serviço. Esse pode ser um recurso importante, já que um atendimento de qualidade e prestativo ajuda a conquistar a confiança e a empatia do consumidor.
  • Chatbots: consiste na programação de respostas e interações com o público de forma automática. A dica aqui é programar mensagens com textos simpáticos e com conteúdos relevantes para o visitante.
  •  Lives: transmissões ao vivo. Uma boa sugestão é promover um webinário e convidar o público a baixar um material complementar durante o evento. Esse é um tipo de publicação que gera bons resultados de alcance na rede.
  • Anúncios: recurso que traz resultados rápidos e eficazes na geração de lead pelo Facebook. A ferramenta permite alcançar um público bem segmentado e definir metas objetivas para as campanhas.
  •  Facebook Leads: criação de campanhas direcionadas para o feed de notícias e não direciona o visitante para um landing page. Ao clicar em sua campanha, ele vai para um formulário dentro do Facebook. É uma estratégia que pode ser interessante para captação de leads via celular.

Dica: 10 erros que podem ser evitados ao gerar leads pelo Facebook

Para que a geração de leads no Facebook seja efetiva e traga bons resultados para sua empresa, é importante agir de forma estratégica e estar atento às melhores práticas disponíveis pela ferramenta.

Por isso, para não ser pego de surpresa ao desenvolver uma campanha no Facebook, confira uma lista com os 10 erros mais comuns e que devem ser evitados ao elaborar sua estratégia de anúncios.

1) Preocupar-se apenas em quantidade e não qualidade

Atrair um número significativo de leads é importante. Porém, de nada resolve contar com uma lista imensa de contatos, se a maioria deles for frio e pouco engajado.

Uma dica para descobrir se o lead realmente tem interesse em sua marca é a confirmação dupla. Por exemplo: depois de cadastrar o e-mail, a pessoa precisa entrar em sua conta e confirmar a inscrição. Quem tiver interesse, certamente fará essa confirmação. 

2) Não adotar uma meta de custo por lead

É importante definir o quanto você está disposto a pagar para conquistar um lead no Facebook. Em anúncios pela plataforma, você paga por clique, ou seja, quando alguém clica em sua campanha.

Cabe a você definir qual é o valor por lead aceitável para seu negócio. Não existe uma fórmula padrão para definição desse valor e ele depende do seu produto e segmento. O ideal é realizar testes e coletar informações que ajudem na determinação deste custo.

 O fato é que sem uma meta definida fica difícil estimar se o valor investido está trazendo bons e produtivos resultados. Por isso, não deixe de estabelecer metas bem claras de quais são os objetivos de sua campanha pelo Facebook.

3) Não testar a campanha antes da divulgação

Como já citamos, para captar leads no Facebook, você deve criar anúncios que incentivem as pessoas a buscar mais informações, sendo direcionadas para uma landing page

Para que essa estratégia traga os resultados esperados, é importante que todos os processos estejam funcionando perfeitamente.

Isso significa que, ao clicar no anúncio, a pessoa deve ser direcionada para a página correta, sem erros e falhas, para não correr o risco do cliente em potencial desistir e perder o interesse por seu material.

Para garantir que isso ocorra, o indicado é fazer vários testes e observar se todo o processo está ocorrendo de forma correta e rápida para o visitante.

4) Anunciar para o público errado

Um dos pontos fortes de planejar uma estratégia para gerar leads pelo Facebook é a possibilidade de segmentar a audiência de forma objetiva. Isso é importante porque permite que seus anúncios alcancem com eficiência pessoas de interesse para sua empresa.

Ao desenvolver a estratégia para geração de leads no Facebook, é essencial filtrar e selecionar um público-alvo que seja baseado em sua persona e que demonstre interesse em seu segmento.

Por exemplo: se você vende artigos esportivos, foque em perfis interessados na prática de exercícios físicos para potencializar sua campanha.

 A segmentação do público deve ser feita de forma estratégica e inteligente, para não correr o risco de desperdiçar recursos com pessoas que jamais se tornarão clientes.

Se você tem interesse em saber mais sobre público-alvo e persona para não correr o risco de segmentar de forma errada o perfil de sua audiência, leia o artigo do nosso blog Persona: como saber quem compra seu produto.

5) Oferecer algo de pouco valor para o lead

Seu anúncio no Facebook está ativo e a segmentação do público foi feita de forma correta. O próximo passo é chamar a atenção do potencial cliente, atraindo-o para sua empresa.

Nesse momento, seu objetivo deve ser promover uma troca: ele fornece seus dados de contato e você um material gratuito, rico e de qualidade.

Para gerar leads pelo Facebook, é fundamental que o conteúdo oferecido tenha valor agregado para a audiência. Assim, você consegue conquistar a confiança e empatia do consumidor, garantindo que ele mantenha-se interessado em receber mais informações de sua empresa.

6) Perguntas erradas no formulário

Uma estratégia de geração de leads eficiente é aquela que foca em captar consumidores com grandes chances de se tornarem clientes. Não adianta ter uma lista enorme de contatos, se a maioria das pessoas está fora do perfil do seu cliente ideal.

Para resolver esse problema, é essencial que o formulário para o qual a pessoa é direcionada, contenha as perguntas certas para garantir que apenas o cliente em potencial seja alcançado.

Por exemplo: se você vende softwares de gestão de vendas, é importante fazer perguntas como “qual cargo exerce”. Isso porque, a partir daí, você consegue filtrar seu público de interesse, já que o seu objetivo deve ser atingir profissionais responsáveis pela aquisição desse tipo de produto.

Já para os demais interessados, você pode futuramente pensar em outra estratégia de aproximação com ele.

7) Fique atento às adaptações para os dispositivos móveis

Pesquisas indicam que o celular é um dos principais dispositivos utilizados para o acesso a internet no Brasil atualmente. Por dia, uma pessoa chega a ficar cerca de quatro horas conectado em seu telefone.

Outro dado importante é que 61% dos brasileiros acessam as redes sociais, dentre elas o Facebook, por dispositivos móveis. Resumindo: todas as suas ações devem ser adaptadas para esse meio. Os anúncios desenvolvidos para gerar leads no Facebook, landing pages e outras páginas para captura de dados devem ser responsivos a esse tipo de formato.

Se o usuário sente qualquer dificuldade ou demora em abrir uma página, a desistência é rápida e você perde a chance de conquistar um cliente em potencial.

8) Falhas na automatização de follow-up após a captura

Depois de preencher um formulário, o potencial cliente fica ansioso para receber seu material, porém o e-mail nunca chega. Esse problema ocorre porque existe alguma falha no processo de automação dos e-mails.

Envie o material para o prospect assim que o seu cadastro seja efetivado e, para garantir essa eficiência, é importante contar com a ajuda de uma ferramenta de automação de marketing.

Após esse primeiro envio, programe a ferramenta para o disparo de outros e-mails e aproveite para fazer um follow-up do lead, acompanhando seu comportamento e relacionamento com sua marca.

9) Não contar com a ajuda de um CRM

O CRM é uma ferramenta de gestão de vendas que reúne um banco de dados completo sobre seu lead e clientes. 

Ele gerencia informações que vão desde dados básicos até o histórico de interações com a empresa, estágio do funil de vendas, seus gostos, preferências e últimas compras realizadas.

Aproveite os dados extraídos dessa ferramenta e utilize em suas estratégias de geração de lead no Facebook. Essas informações serão essenciais para segmentar o público-alvo da campanha, direcionando melhor suas ações e investimentos financeiros. 

Afinal, não basta coletar dados preciosos do potencial cliente e não utilizá-los de forma estratégica para sua empresa.

10) Não investir em uma boa CTA

Depois de atrair a atenção do potencial cliente, é importante que seu anúncio o incentive a praticar uma ação, seja ela acessar um e-book ou se cadastrar em um workshop. Por isso, toda campanha veiculada deve trazer uma CTA, ou Call To Action, indicando o próximo passo que sua empresa quer que o visitante realize.

Ao desenvolver uma campanha de anúncios para gerar leads no Facebook, você precisará usar uma das opções de CTA que a ferramenta disponibiliza. Dentre as mais comuns estão: “Saiba mais”, “comprar agora”, “assinar”, “enviar mensagem pelo Whatsapp”, “fale conosco” e “cadastre-se”.

A dica aqui é escolher uma chamada de ação que esteja alinhada ao propósito de sua campanha. Por exemplo: se você vende assinaturas de revistas, uma ótima opção seria a CTA “assinar” ou “saiba mais”.

O que fazer depois da conversão?

Você conquistou um lead para sua base de contatos e incluiu seu e-mail na lista de automação de marketing para nutri-lo de informações. Com essa tarefa cumprida, você sabe qual é a próxima etapa?

O próximo objetivo a ser conquistado é transformar o lead em cliente. A geração de leads é apenas uma etapa do processo de vendas. Para garantir que o prospect se torne um cliente, você deve estar alinhado ao seu time comercial que deve dar feedback constante sobre o volume e qualidade dos leads.

Portanto, foque em nutrir e educar os novos contatos com conteúdos ricos, gerando ainda mais valor para sua marca até que, finalmente, ele esteja pronto para uma abordagem de vendas mais direta e decida por comprar seu produto ou serviço.

Conclusão

As redes sociais evoluíram. Elas deixaram de ser apenas um meio de socialização, se transformando em uma plataforma eficiente quando o assunto é geração de negócios e prospecção de clientes.

Por ser a maior rede social e a mais utilizada no mundo todo, o Facebook não pode ficar de fora do seu planejamento de marketing digital. Por isso, para que seu negócio cresça e venda mais, é essencial que sua empresa esteja presente na plataforma e que desenvolva estratégias para gerar leads pelo Facebook.

Investir nessa rede social pode trazer grandes resultados para sua empresa. Porém, é preciso ficar atento às melhores práticas durante o planejamento e execução de campanhas para garantir os bons resultados esperados e evitar o desperdício de recursos e investimento.

Neste artigo, listamos 10 erros que você pode cometer ao desenvolver seu plano de ações de geração de lead no Facebook e como evitá-los. Com essas informações em mãos, você está pronto para colocar em prática e começar a explorar todos os recursos que o Facebook oferece para ajudar seu negócio a evoluir.

Quer saber mais sobre como investir em redes sociais e como elas podem ajudar a alavancar seu negócio? Confira o artigo do nosso blog Como conseguir um engajamento épico na suas redes sociais e fique por dentro do assunto!