Case de sucesso: como uma conveniada da FGV superou expectativas fazendo marketing educacional com a TK

Crescer no digital é a missão de qualquer negócio que almeja maior lucratividade. Para segmentos competitivos, como o de instituições de ensino, isto pode se tornar um grande desafio. Sabendo disso, uma conveniada da FGV contou com o marketing educacional estratégico da TK para superar as dificuldades e garantiu excelentes resultados.

A instituição, representante da Fundação Getulio Vargas, tinha como objetivo principal aumentar a procura por matrículas para os seus cursos. Assim, foram criadas campanhas de marketing focadas em encontrar o perfil de aluno para aumentar taxas de conversão, leads e oportunidades.

Graças a anos de experiência da TK em atuação no marketing educacional, nosso time conseguiu alcançar as metas do cliente e foi além: superando números do segmento da educação e garantindo 1.076% de ROAS (Retorno Sobre Investimento em Marketing).

Conheça as estratégias e ações de marketing educacional da TK que ajudaram o Grupo Mazza a conquistar aumento de matrículas e um alto retorno de investimento.

 

Sobre o cliente

Fundada em 2015, a instituição atua na oferta e administração de cursos de formação executiva, destacando-se pelo convênio firmado com a FGV – Fundação Getulio Vargas e oferecendo cursos de Master Business Administration (MBA), especialização e cursos livres de curta e média duração.

Atendendo a diferentes públicos que almejam melhor posicionamento na carreira, a instituição de ensino está presente em três estados e possui unidades de aulas presenciais nas cidades de Aracaju (SE), Montes Claros (MG) e, mais recentemente, nas regiões de Niterói, Macaé e Campos, no estado do Rio de Janeiro.

Além do segmento educacional do grupo, o cliente da TK Marketing ainda atua nas áreas de Consultoria Empresarial e no Agronegócio, promovendo inovação e soluções corporativas sob medida para empresas de diversos tamanhos e área de atuação.

 

O objetivo do cliente

O principal objetivo da conveniada da FGV era aumentar a procura e o fechamento de matrículas para seus cursos de formação executiva na modalidade presencial. Para isso, a instituição de ensino contou com o time especializado da TK e nossas ações validadas de marketing educacional.

Apesar de um investimento posterior em marketing, o cliente não alcançou suas próprias metas no digital e possuía apenas uma pequena base de leads para uma de suas praças de atendimento. Por isso, havia também a necessidade de continuar o fortalecimento de marca para recuperar o interesse dos alunos nas demais regiões.

Com metas e expectativas alinhadas, o marketing educacional da TK tinha como missão encontrar o maior número de alunos com o perfil procurado pelo cliente, transformá-los em leads qualificados e criar novas oportunidades de venda para aumentar o índice de matrículas. Para isso, o marketing digital foi indispensável.

 

Ações de marketing educacional da TK

Investimos na organização de campanhas de atração, conversão e relacionamento de novos clientes, focada na etapa do fundo do funil de vendas, para acelerar o processo de negociação e fechamento de matrículas para o cliente.

Com o auxílio de profissionais especializados em planejamento, copywriting, design e tráfego pago, o time TK foi responsável por criar toda a estratégia das campanhas e os materiais a serem veiculados. Após alinhamento com a instituição e definição do cliente ideal, atuamos na criação de:

 

Anúncios em Meta Ads

Com bilhões de usuários ativos, o Facebook é uma das plataformas de maior audiência na internet. Além da excelente popularidade em mídia orgânica, ela ainda oferece recursos para a veiculação de mídia paga, por meio de anúncios e links patrocinados, tornando a procura por usuários mais fácil e assertiva.

Portanto, a criação de anúncios foi uma das primeiras ações da TK no marketing educacional estratégico para o cliente. Focadas nas quatro praças de atuação da instituição, foram criadas campanhas para alcançar usuários que atuam em cargos de gestão e liderança em organizações, ou que buscam este posicionamento no mercado.

Na responsabilidade time de especialistas, o texto e a identidade visual dos materiais foram criados para este perfil de cliente. As campanhas, então, foram impulsionadas com o auxílio de uma gestão de tráfego otimizada, que utilizou as ferramentas de segmentação das plataformas para assegurar campanhas com as melhores métricas.

 

Páginas de captura

Além de alcançar o público com o perfil procurado pelo Grupo Mazza/FGV, era missão da TK transformar cliques em contatos. Para isso, atuamos com formulários diretamente na plataforma Meta Ads e, para melhorar taxas de conversão, construímos páginas de captura com formulário de cadastro de novos leads.

Ao longo de toda a campanha, foram criadas quatro páginas para captar novos contatos, divididas de acordo com as áreas de atuação presencial da instituição. O conteúdo – alinhado com os anúncios – abordou a lista de cursos ofertados, diferenciais oferecidos e benefícios em se tornar um aluno.

Graças a nossa expertise do nosso marketing educacional, fomos capazes de aplicar estruturas visuais e textuais e validadas pelo segmento, que se traduziram em páginas responsivas, mais eficientes e com altos índices de conversão.

 

Nutrição de leads por E-mail

Após a captação dos visitantes e sua transformação em leads, a próxima ação da campanha de marketing educacional da TK foi aprimorar o relacionamento com os novos clientes e prepará-los para a etapa de venda. Para isso, atuamos na nutrição de leads via e-mail.

Com segmentações focadas nas necessidades e localização de cada lead, montamos um cronograma de envio eficiente de e-mails. O principal objetivo era esclarecer dúvidas sobre os cursos ofertados pela instituição, com informações sobre áreas de atuação, diferenciais do Grupo Mazza/FGV e valores de investimento.

As ações por e-mail visavam facilitar o fechamento da venda com o time comercial da instituição. Para isso, as comunicações também foram utilizadas para divulgar condições especiais de pagamento com prazo limitado, agilizando a procura por parte dos leads e resultando em aumento de matrículas.

 

 

Resultados do marketing educacional da TK

O conjunto de ações do marketing TK resultou em resultados positivos, superando as expectativas do próprio cliente e do segmento educacional. Continue a leitura e saiba quais!

 

Alto índice de conversão

Os bons números em captação de leads para o Grupo Mazza/FGV foram conquistados graças às páginas de captura criadas com a inteligência do time TK. Com visual atrativo e copywriting persuasivo, geramos um excelente número de novos contatos para a instituição, indo além da média do mercado.

Para melhor comparação, é preciso saber que, de acordo com taxas do segmento do marketing educacional, páginas de captura de IEs e IESs devem ter uma média de 6,3% de conversão para garantir resultados. A TK Marketing conseguiu superar as expectativas e garantiu uma média de 23,30% de conversão em nossas páginas.

Com um total de novos contatos, a instituição foi capaz de interagir diretamente com quem tinha interesse em seus cursos presenciais, expandindo a base de leads em todas as praças de atuação e garantindo um aumento na procura por matrículas na instituição.

 

Grande retorno sobre investimento

Muito mais do que apenas leads, o marketing educacional da TK gerou novas oportunidades de negócio para o Grupo Mazza/FGV! Com o auxílio das campanhas de tráfego pago e de captação, a instituição conquistou novos alunos para os seus cursos de formação executiva na modalidade presencial.

E o melhor: com melhor tempo e com o melhor investimento! Ao longo de apenas 82 dias, as ações de marketing digital resultaram em R$320.000.00 de receita para a instituição. O faturamento conquistado representa um ROAS de 10,76, número que traduz o retorno sobre investimento direcionado para os custos com marketing.

 

Conclusão

Mais cliques, mais conversões, mais alunos: com o auxílio do marketing educacional da TK, a conveniada da FGV alcançou o seu objetivo inicial de aumentar a procura e fechamento de matrículas para a instituição.

Superamos em 4x a taxa média de conversão do segmento e fomos responsáveis por levar mais de mil oportunidades de negócio para a instituição, otimizando o seu retorno sobre investimento e garantindo um faturamento de seis dígitos.

E a sua instituição também pode conquistar os melhores resultados!

Entre em contato com nossos especialistas e saiba o que a TK pode fazer pelo seu negócio.