Dia do Consumidor e a oportunidade de aumentar as vendas

O Dia do Consumidor para o varejo é uma data importante para aumentar as vendas e, consequentemente, conquistar novos clientes, por isso é indispensável ter estratégias bem direcionadas para que se consiga o maior êxito nas campanhas promocionais.

Segundo o portal Think With Google o Dia do Consumidor tem despertado cada vez mais o interesse dos brasileiros, que possuem grandes expectativas de ofertas nesta data, fazendo o volume de pesquisas a respeito deste dia aumentar ano após ano, desde o seu surgimento no Brasil em 2014.

É possível considerar o Dia do Consumidor como a segunda Black Friday, já que depois do Carnaval ele é a primeira grande data do varejo no primeiro trimestre.

As buscas se tornaram cada vez mais frequentes e começam antes da data oficial do Dia do Consumidor. Pesquisas apontam que o brasileiro está disposto a gastar desde que haja ofertas, por isso eles buscam se informar sobre as principais promoções do varejo online e offline.

Apesar das promoções do Dia do Consumidor estarem predominantemente nos e-commerces, os brasileiros desejam ir às lojas físicas para retirarem os seus produtos na hora pelo melhor preço.

Como apresentado nas pesquisas do Google, 81% dos brasileiros têm pretensão de comprar no Dia do Consumidor, 32% desejam comprar em lojas físicas, 31% querem gastar em produtos pela internet e 31% planejam investir em lojas online e físicas.

Estratégias para o Dia do Consumidor

Com essas informações é possível observar que o Dia do Consumidor abriu portas para vários segmentos do varejo, no entanto, uma marca não pode dar descontos e fazer ofertas relâmpago sem ter um planejamento estratégico para esta data.

O risco da empresa ficar no prejuízo é alto sem ter uma estratégia a seguir, por isso é importante saber quais serão as ofertas e divulgá-las antes do Dia do Consumidor (15 de março), para que as pessoas que se deseja atingir se preparem para este dia.

Ainda de acordo com as pesquisas do Google, os brasileiros, se pudessem escolher, gostariam de receber descontos em smartphones, o que mostra o interesse em comprar produtos mais caros no Dia do Consumidor.

Outro ponto a respeito desta data, é que ela não está condicionada a um único dia, estudos recentes mostram que o Dia do Consumidor consegue movimentar uma semana inteira de ofertas. Há dados que apresentam os consumidores realizando buscas por ofertas uma semana antes da data oficial.

Tendo em vista estas informações, é perceptível que o Dia do Consumidor tem um bom apelo emocional e está se consolidando como uma oportunidade para o varejo no calendário anual. Por isso, confira abaixo algumas dicas para você criar uma estratégia eficiente para atrair novos clientes.

1. Convide os seus clientes para o Dia do Consumidor

Deixar os seus clientes e potenciais clientes saberem que a sua marca estará presente com descontos no Dia do Consumidor, é um dos primeiros passos que precisa se considerar.

A partir deste ponto irá ser definido como será a campanha, se utilizará o e-mail marketing para alertar a base de leads das ofertas, mandar mensagens via whatsapp e quais serão as mídias sociais que estarão à frente de toda divulgação.

2. Crie uma identidade para a campanha

Personalizar a identidade visual da campanha para o Dia do Consumidor, é uma boa estratégia para atrair a atenção de clientes em potencial.
Criar materiais para as redes sociais, investir em landing pages e elaborar novos layouts para as ações promocionais específicas para a data, consegue destacar a marca neste período de ofertas do varejo.

3. Abuse do conteúdo exclusivo

O Dia do Consumidor abre muitas portas para o varejo, entre elas está o canal de relacionamento com os clientes, por isso uma estratégia eficiente para esta data é a criação de conteúdos exclusivos para comemorar este dia, seja com posts interativos que ressaltam a importância do cliente, usando uma comunicação direta e linguagem informal, ou ações com cupons de desconto.

4. Planeje as ações do Dia do Consumidor (Com metas atingíveis)

Quais são os benefícios que a sua empresa vai oferecer? Há inúmeras ações que podem ser realizadas, como o frete gratuito, descontos, frete fixo para todo país e brindes. O importante é avaliar qual ação será realmente atrativa ao público que se pretende atingir, sem que haja prejuízos a empresa.

5. Verifique o estoque

Não ofereça um produto que você não tem em estoque, a loja precisa estar preparada para o Dia do Consumidor, caso contrário poderá comprometer a fidelização e impressões dos clientes pela demora na entrega do pedido, ou até a falta dele em estoque.

Para o Dia do Consumidor é muito importante ter estratégias bem definidas, pensar nas questões abordadas neste post poderão te ajudar a nortear as suas ações para esta data.

Levar em consideração na sua estratégia o pós-venda, também é uma dica válida para criar um relacionamento estreito com os novos consumidores.
Aproveitar esta data do calendário pode render uma nova cartela de clientes, assim como sair na frente dos concorrentes que não exploraram as oportunidades do Dia do Consumidor. ;D