A Black Friday é uma das datas comemorativas mais lucrativas do ano.
Só em quatro dias de campanha, o evento gerou R$ 3,5 bilhões em compras, em 2018.
E para 2019, a expectativa é de que o faturamento seja de R$ 13,5 bilhões.
Percebe a importância dessa data para seu comércio?
Por isso, neste artigo vamos abordar sobre algumas ideias de ações que você pode fazer nesse dia especial para os consumidores.
Continue sua leitura!
Black Friday: o brasileiro já espera essa data
Inicialmente, a Black Friday começou nos Estados Unidos e era realizada sempre na última sexta-feira de novembro.
Esse estilo de promoção aconteceu no Brasil pela primeira vez em 2010.
E desde então tornou-se tradição para os brasileiros.
A data será no dia 29 de novembro, em 2019. Mas para que sua marca esteja preparada, é necessário planejar desde agora.
Veja abaixo, uma lista com um checklist de tudo o que precisa ser feito durante essa época do ano:
1 – Prepare seu estoque
Quando um cliente for até a sua loja, seja online ou física, é muito importante que você tenha os produtos da vitrine estocados.
Em períodos em que a demanda aumenta, como na Black Friday, é importante que o cliente encontre o produto certo.
Outra boa oportunidade nesta data é liquidar produtos que estão parados há algum tempo.
E para acertar nesse primeiro ponto do checklist, você precisa conhecer muito bem a tendência de consumo da sua persona.
Além disso, é sempre interessante manter um bom relacionamento com os stakeholders do seu negócio.
2 – Defina seus canais para divulgar promoções
Use os canais de comunicação em que sua audiência mais costuma estar.
E separe parte do seu orçamento para a divulgação das suas promoções nesses canais.
O importante aqui é fazer com que sua campanha chegue até seu público-alvo.
E para que isso aconteça, talvez você também precise fazer um planejamento de mídia paga.
Anúncios e remarketing costumam funcionar muito bem para esse tipo de promoção.
Defina seu objetivo para a campanha de anúncios e certifique-se de que sua audiência estará nos canais certos de divulgação.
3 – Comunique seu público sobre os descontos
Se você já tem uma base de leads ativa, uma boa dica é enviar uma sequência de emails “aquecendo-os” para a promoção.
Fale para seus leads que sua empresa participará da Black Friday.
Muitas pessoas aproveitam essa data para comprar um produto que achavam caro, mas que queriam muito.
E seu papel agora é fazê-lo lembrar de que este produto está com desconto e que chegou a oportunidade que ele tanto queria.
Uma ótima opção é planejar uma sequência de emails antecipando a Black Friday.
Assim, seu público consegue se preparar e escolher melhor os produtos que vai comprar na data da promoção.
Uma excelente plataforma para você criar, planejar e enviar emails marketing é o RD Station.
Aqui na TK e para também para nossos clientes, nós usamos essa ferramenta para otimizar o envio de mensagens.
4 – Atualize a cara da sua marca
Aproveite a Black Friday para vestir sua marca com temas e cores chamativas e impactantes.
Muitas marcas costumam apostar nas cores preto, amarelo e vermelho para explorar essa data comemorativa.
Troque a capa do Facebook do seu negócio, coloque uma nova foto de perfil nas redes sociais e faça posts especiais.
A ideia é chamar a atenção do seu público para que ele chegue até você.
5 – Esteja com tudo preparado
Para que seus consumidores tenham ótimas experiências durante a Black Friday, é preciso que você dê atenção a alguns pontos importantes.
Além de conferir o estoque, você também precisa preparar seu atendimento.
Tenha em mente que a demanda pode ser maior do que o normal.
Por isso, caso você tenha um e-commerce, seu site precisa estar com tudo funcionando para garantir que seu cliente conseguirá finalizar uma compra sem problemas.
E se você tiver uma loja física, certifique-se de que o número de atendentes é suficiente para a data.
6 – Dê descontos reais
Durante a Black Friday, preze sempre pela transparência.
Nada de aumentar o preço dos produtos antes para aplicar o desconto depois.
Os consumidores estão cada vez mais atentos às fraudes da Black Friday.
E marcas que fazem isso ficam com o nome sujo na mente dos consumidores.
O ideal é focar no planejamento para a Black Friday
Muitas marcas já montaram um plano de ação para a Black Friday.
Mas ainda dá tempo de você preparar seu plano também.
Comece ainda hoje a pensar nas ações que precisam ser feitas para divulgar suas promoções.
Se precisar, anote o checklist deste artigo na sua agenda e verifique os pontos que ainda faltam ser executados.
E lembre-se: mesmo com ações simples é possível ter ótimos resultados.
O foco está em planejar com antecedência e ter uma boa execução.