Sabe aquele vídeo que você visualizou, gostou, compartilhou com outras pessoas e logo percebeu que quase todo seu círculo de amigos já havia assistido também? 

É bem possível que esse vídeo seja um daqueles virais. 

Conteúdos virais não são somente vídeos. Eles podem ser em forma de blogpost, jingle, propaganda e também em outros formatos. 

Talvez você até tenha noção do que seja algo viral. Mas o que isso tem a ver com marketing?

É exatamente isso que vamos ver agora!

O que é marketing viral?

Antes de falarmos sobre marketing viral, é preciso entender o conceito de viral. 

Viral é um termo que se tornou comum para designar conteúdos que se tornaram popular e que alcançaram grande audiência rapidamente. 

Ou seja, agiram como um vírus agiria: se espalharam rápido. 

Se você está pensando que conteúdo viral é somente vídeos que se parecem com o da música da caneta azul, por exemplo, você está enganado(a). 

Conteúdos virais podem fazer parte das suas estratégias de marketing

Sim! É isso mesmo que você leu. 

Marketing Viral basicamente é toda campanha de marketing que se torna muito conhecida rapidamente, seja positiva ou negativamente.

Claro, aqui vamos falar somente de campanhas virais que deram certo e que impactaram várias pessoas positivamente. 

Marketing Viral é também a campanha que ficou na cabeça das pessoas por anos e anos. 

Ou então uma campanha que provocou, causou rebuliço nas redes sociais e que muitas pessoas comentaram. 

Como fazer uma campanha viralizar?

Não dá para garantir que um conteúdo vai viralizar, de fato. 

Mas existem alguns elementos fundamentais – e que a maioria dos conteúdos que viralizam têm – que podem ajudar nesse processo. 

Emoção

Por natureza, o ser humano é motivado por emoções

Tudo o que envolve neste sentido têm mais chances de viralizar. 

Isso vale tanto para emoções negativas, como raiva e inconformação; quanto para emoções positivas, como amor e compaixão. 

Bom humor

Quando você vê um vídeo engraçado, geralmente você quer que outras pessoas vejam também para rirem junto com você, certo? 

Isso acontece porque queremos que as pessoas tenham as mesmas sensações que nós tivemos. 

É por esse motivo que campanhas de marketing virais com apelo ao humor costumam despertar mais a atenção das pessoas. 

Momento ideal

Aproveitar acontecimentos recentes para criar uma campanha de marketing pode ser uma estratégia certeira para viralizar. 

Fatos que são muito comentados no dia ou algo relevante que aconteceu podem ser aproveitados para uma campanha de marketing viral. 

É o caso das marcas que souberam aproveitar a febre do “É verdade esse bilete” para produzir uma campanha viral no tempo certo. 

Outro exemplo recente que viralizou foi a música da caneta azul. 

No dia em que estourou nas redes sociais, as marcas já poderiam estar atentas para criar campanhas com esse assunto. 

Aqui, é preciso tomar muito cuidado para não fazer uma fora do tempo certo.

Do mesmo jeito que algo viraliza rapidamente, ele também é esquecido. 

Por isso é importante produzir o conteúdo no momento ideal. 

Elemento surpresa

Campanhas não convencionais também têm ótimas chances de viralizarem. 

Isso porque um conteúdo com um elemento surpresa é fundamental para campanhas que pretendem ser virais. 

Vale a pena reforçar que além de todos os elementos para construir uma campanha viral citados até aqui, o público para quem você está falando também deve ser considerado. 

3 benefícios de uma campanha viral

Fazer conteúdos virais pode ser muito vantajoso para uma marca. 

Por isso pontuamos abaixo os três principais benefícios que um viral pode proporcionar.

Baixo custo de produção

Campanhas como as virais costumam ter baixo custo de produção. 

E quando colocado na balança o valor investido e o retorno obtido, o custo-benefício pode ser muito bom. 

Isso porque mesmo com pouco orçamento é possível atingir um grande público. 

Nova audiência e novos clientes

Com mais pessoas tendo contato com sua marca, o número de potenciais clientes também aumenta. 

Imagine que ao criar uma campanha viral sua marca estará visível para um círculo maior de pessoas. 

Logo, as chances de algumas delas virem a se tornar clientes crescem. 

Visibilidade da marca

Ser visto por um grupo maior de pessoas é algo muito bom para uma marca. 

Mas para que esse impacto seja positivo, é fundamental que a campanha tenha sido positiva aos olhos da audiência. 

Ao acertar na campanha viral, a imagem da marca também é fortalecida.  

5 campanhas virais que deram certo

Na lista abaixo, selecionamos 5 campanhas que apresentam ao menos um dos elementos fundamentais que um viral precisa ter. Confira.

Volvo Trucks – The Epic Slipt feat. Van Damme 

O que fez dar certo: O uso de elemento surpresa durante o vídeo, como: Van Damme fazendo espacate em cima de dois veículos pesados; a tranquilidade do ator no início vídeo depois que descobrimos o que ele está fazendo; a música clássica durante o vídeo; a precisão dos veículos. 

Bebê – Sem papel

O que fez dar certo: O uso do elemento humor e da afetividade no vídeo. Afinal, todos sentem uma sensação especial quando um bebê dá gargalhadas, certo? Ainda mais quando o motivo da risada é banal, como o rasgo de papéis.  

Dumb Ways to Die

O que fez dar certo: O uso do humor para falar de um assunto sério e chocante. A campanha recorreu a desenhos animados e fofos para alertar sobre os riscos de ficar próximo demais das linhas de metrô. 

Dove Retratos da Real Beleza | Você é mais bonita do que pensa

O que fez dar certo: O uso de um elemento surpresa para os participantes do vídeo. Além disso, a campanha viralizou por haver uma identificação do público com o assunto tratado. 

DollarShaveClb.com – Our Blades Are F***ing Great

O que fez dar certo: O uso do humor e da ironia durante todo o vídeo. Além disso, ninguém espera ver o fundador de uma marca como Michael Dubin fez nessa campanha. 

Dicas extras

Os elementos essenciais que precisam estar presente nas campanhas virais, infelizmente não garantem o sucesso do conteúdo.

Isso porque é praticamente impossível garantir que uma campanha terá engajamento do público. 

Uma dica é produzir campanhas de marketing que estejam alinhadas ao tipo de público da marca, mesmo que uma campanha viral atinja uma audiência mais ampla e diversificada. 

E como você ter reparado nos vídeos deste artigo, a maioria deles contém o elemento surpresa e de humor.

Por isso, uma boa dica é usá-los em sua campanha de marketing viral. 

E aí, tudo certo para começar a produzir sua primeira campanha viral?