Todo profissional que trabalha direta ou indiretamente com marketing sabe o quanto a rotina pode ser corrida, não é mesmo?

Mas como nem só de job vive o profissional de marketing, fizemos uma lista de filmes, séries e documentários para você assistir e se inspirar.

Ah, um último recado antes de começar nossa lista: aqui temos exemplos de inspirações positivas e também do que não fazer, ok?

Dito isso, pegue a pipoca e boa leitura para você! 

1 – Fyre Festival (documentário)

O documentário da Netflix narra a história verídica de um mega festival de música que prometia levar os convidados até o paraíso na Bahamas.

Mas o que era para ser o paraíso na verdade mostrou-se um verdadeiro inferno para todos. 

O documentário retrata o poder do marketing na divulgação do festival.

E mostra também como a vida no Instagram e a promoção do festival pelas influenciadoras digitais pode ser apenas pura ilusão. 

2 – Mad Men (série)

A série mostra a realidade da agência de publicidade Sterling Cooper nos anos 60, em Nova Iorque. 

Don Draper, o protagonista, enfrenta dificuldades para se manter no topo na agência e a mensagem que a série passa é de que “não importa o que você é ou que quer, mas sim como você se vende”

3 – Black Mirror (série)

Nesta indicação, estamos falando mais especificamente do episódio “The Waldo moment” (2ª temporada, ep 3). 

O episódio faz paródia com os discursos da política nos meios de comunicação, representando-os como um espetáculo que fala o que o público espera ouvir e o que vai agradá-lo. 

4 – Obrigado por fumar (filme)

Encurralado por vigilantes da saúde e por um senador que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick Naylor passa a manipular informações das embalagens para tentar diminuir a ideia de que ele é danoso à saúde. 

O filme retrata como o marketing e a publicidade podem manipular informações, quando mal intencionados. 

5 – Joy (filme)

Apesar de não tratar especificamente sobre marketing, o filme conta a história de uma mulher que se tornou uma das empreendedoras de sucesso nos Estados Unidos. 

Joy Mangano, vivida por Jennifer Lawrence, é uma mulher criativa e inventora do esfregão de limpeza que virou um fenômeno de vendas. 

6 – Do que as mulheres gostam (filme)

Depois de sofrer um acidente, o publicitário Nick Marshall passa a ouvir os pensamentos das mulheres. 

Ele usa esse novo “dom” para surpreender sua chefe e se destacar no trabalho. 

7 – Os estagiários (filme)

Após serem despedidos, dois amigos com cerca 40 anos de idade começam a fazer estágio no Google

Lá, os dois têm que lidar com a diferença de idade e de pensamentos dos outros profissionais. 

Apesar de não entenderem nada sobre tecnologia, eles embarcam numa jornada de aprender como é o jeito Google de trabalhar.

8 – A rede social (filme)

Embora seja um filme já muito conhecido, ele não poderia ficar de fora dessa lista. 

Ele conta a história por trás do desenvolvimento de uma das redes sociais mais famosas do mundo, o Facebook

9 – Scandal (série)

Em sua agência de gestão de crise, Olivia Pope precisa manter a boa imagem de seus clientes e impedir que algumas notícias não cheguem até a mídia. 

É uma boa sugestão para profissionais que querem aprender mais sobre gestão de crise na prática.

10 – O Lobo de Wall Street (filme)

Esse filme também não trata especificamente sobre marketing, mas sim sobre estratégias de vendas.

Ele narra a história verídica de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores dos Estados Unidos. 

No fim, na verdade, o filme acaba sendo uma aula sobre o que não fazer! 

Essas foram as indicações da equipe TK! Esperamos que você tenha gostado! 😉