Todo profissional que trabalha direta ou indiretamente com marketing sabe o quanto a rotina pode ser corrida, não é mesmo?
Mas como nem só de job vive o profissional de marketing, fizemos uma lista de filmes, séries e documentários para você assistir e se inspirar.
Ah, um último recado antes de começar nossa lista: aqui temos exemplos de inspirações positivas e também do que não fazer, ok?
Dito isso, pegue a pipoca e boa leitura para você!
1 – Fyre Festival (documentário)
O documentário da Netflix narra a história verídica de um mega festival de música que prometia levar os convidados até o paraíso na Bahamas.
Mas o que era para ser o paraíso na verdade mostrou-se um verdadeiro inferno para todos.
O documentário retrata o poder do marketing na divulgação do festival.
E mostra também como a vida no Instagram e a promoção do festival pelas influenciadoras digitais pode ser apenas pura ilusão.
2 – Mad Men (série)
A série mostra a realidade da agência de publicidade Sterling Cooper nos anos 60, em Nova Iorque.
Don Draper, o protagonista, enfrenta dificuldades para se manter no topo na agência e a mensagem que a série passa é de que “não importa o que você é ou que quer, mas sim como você se vende”.
3 – Black Mirror (série)
Nesta indicação, estamos falando mais especificamente do episódio “The Waldo moment” (2ª temporada, ep 3).
O episódio faz paródia com os discursos da política nos meios de comunicação, representando-os como um espetáculo que fala o que o público espera ouvir e o que vai agradá-lo.
4 – Obrigado por fumar (filme)
Encurralado por vigilantes da saúde e por um senador que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick Naylor passa a manipular informações das embalagens para tentar diminuir a ideia de que ele é danoso à saúde.
O filme retrata como o marketing e a publicidade podem manipular informações, quando mal intencionados.
5 – Joy (filme)
Apesar de não tratar especificamente sobre marketing, o filme conta a história de uma mulher que se tornou uma das empreendedoras de sucesso nos Estados Unidos.
Joy Mangano, vivida por Jennifer Lawrence, é uma mulher criativa e inventora do esfregão de limpeza que virou um fenômeno de vendas.
6 – Do que as mulheres gostam (filme)
Depois de sofrer um acidente, o publicitário Nick Marshall passa a ouvir os pensamentos das mulheres.
Ele usa esse novo “dom” para surpreender sua chefe e se destacar no trabalho.
7 – Os estagiários (filme)
Após serem despedidos, dois amigos com cerca 40 anos de idade começam a fazer estágio no Google.
Lá, os dois têm que lidar com a diferença de idade e de pensamentos dos outros profissionais.
Apesar de não entenderem nada sobre tecnologia, eles embarcam numa jornada de aprender como é o jeito Google de trabalhar.
8 – A rede social (filme)
Embora seja um filme já muito conhecido, ele não poderia ficar de fora dessa lista.
Ele conta a história por trás do desenvolvimento de uma das redes sociais mais famosas do mundo, o Facebook.
9 – Scandal (série)
Em sua agência de gestão de crise, Olivia Pope precisa manter a boa imagem de seus clientes e impedir que algumas notícias não cheguem até a mídia.
É uma boa sugestão para profissionais que querem aprender mais sobre gestão de crise na prática.
10 – O Lobo de Wall Street (filme)
Esse filme também não trata especificamente sobre marketing, mas sim sobre estratégias de vendas.
Ele narra a história verídica de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores dos Estados Unidos.
No fim, na verdade, o filme acaba sendo uma aula sobre o que não fazer!
Essas foram as indicações da equipe TK! Esperamos que você tenha gostado! 😉