O fim do mês vai chegando, as contas também e você percebe que o seu caixa não irá fechar no azul neste mês.
A primeira coisa que vem à cabeça de todas as pessoas que possuem um negócio próprio é: preciso encontrar novos clientes.
A prospecção de novos clientes pode ser um pesadelo para muitos profissionais, principalmente os que ainda estão em início de carreira.
Com a correria do dia a dia, muitas vezes não sobra tempo para se dedicar a esse tipo de atividade.
É um problema comum, porém, o que muitas pessoas ainda não perceberam é que, no mundo de hoje, essa é uma tarefa que ficou bem mais simples.
Isso porque, com o avanço do marketing digital e suas técnicas, há muitos recursos disponíveis para facilitar a sua “caça” pelos clientes ideais para o seu negócio.
Hoje, vamos te mostrar 5 passos simples para você colocar em prática e conseguir aumentar o caixa do seu negócio.
Descubra quais são abaixo.
Invista no marketing pessoal
O marketing pessoal é o conjunto de processos criados com a ideia de “promover” pessoas.
Mais ou menos da mesma maneira que produtos.
Esse é um conceito fundamental para profissionais independentes.
E é uma forma de se colocar perante o mercado e futuros clientes como uma autoridade em seu ramo.
Há muitas maneiras para se conseguir isso.
A principal delas, talvez, seja produzir conteúdo relevante para seu nicho de mercado.
Escreva textos, produza vídeos, ofereça materiais gratuitos. Construa seguidores e um público engajado. Mantenha uma página de blog, um site ou um perfil ativo nas mídias sociais. Mostre para o mercado que você sabe do que está falando e é um profissional que está antenado em relação às tendências do mercado.
Sendo reconhecido dessa forma, é muito mais fácil buscar novos horizontes para seus serviços e buscar novos clientes.
Faça autocrítica
Um profissional que tenha seu próprio negócio precisa, antes de tudo, ter autocrítica.
Saiba exatamente em quais aspectos o seu negócio vai bem e em quais ele vai mal.
Leve em consideração apontamentos dos seus clientes atuais.
Afinal, eles sabem melhor do que ninguém como é receber os seus serviços.
Busque feedback de trabalhos já realizados para não repetir erros desnecessários.
Receba esses apontamentos com humildade e procure formas de melhorá-los.
Todo mundo que trabalha de maneira independente sabe que a principal forma de prospecção é o famoso “boca a boca”.
A indicação pode ser o responsável por grande parte da sua renda mensal.
Então, faça dos seus clientes atuais seus melhores anunciantes.
Seja gentil e invista em um atendimento personalizado.
Entregue bons trabalhos e colha o fruto de todo esse esforço recebendo cada vez mais indicações.
Mantenha seus dados online atualizados
Nos dias de hoje, seu cliente terá algumas formas específicas para chegar até você: sites, Facebook, LinkedIn, Instagram, Google Business.
Quando seus futuros clientes forem acessar as suas páginas eles precisam encontrar tudo o que desejam. Sem nenhuma dificuldade.
Mantenha-os informados sobre quais serviços podem contratar, seu portfólio e, claro, quais são os modos de entrar em contato com você.
Participe de eventos para realizar network
Durante os eventos, você poderá entrar em contato e conversar com muitas pessoas.
Garanta a presença da sua marca em feiras, palestras e colóquios sobre a área em que atua.
Os melhores profissionais costumam se encontrar nessas ocasiões para trocar experiências, dar dicas e indicar novas tendências de mercado.
Por isso, procure o calendário de eventos em sua cidade e apareça em todos que puder.
Não tenha medo de dizer para o mundo que é um profissional independente e possui o seu próprio negócio.
Saiba quem é o seu público-alvo
Você sabe exatamente quem quer atingir com os seus serviços?
Caso não, chegou a hora de pensar (e muito) no assunto.
Responder essa pergunta fará com que você tenha muito mais foco e encontre os seus clientes com mais facilidade.
Faça pesquisas e descubra quais são as suas principais dores.
Saiba o que ele espera com a procura dos seus serviços e foque sua estratégia em tentar satisfazê-los.
Assim, seu próximo cliente estará muito mais perto do que você imagina.
Faça intensa pesquisa de mercado
Para se dar bem em um nicho, é preciso conhecê-lo muito bem.
Por isso, nunca deixe de estudar os seus principais concorrentes.
Saiba o que eles estão oferecendo, os preços, quais são os principais serviços e quais estratégias têm usado para conseguir clientes.
Aprenda muito com eles e analise seus erros.
Sabendo de tudo isso, você estará na frente na corrida da prospecção.
Um profissional consciente não repete erros e consegue ir além nos acertos.
Faça parcerias
Pense também em realizar parcerias.
Por exemplo, para se promover no ambiente digital, talvez você precise da ajuda de um desenvolvedor para criar seu site, um redator para produzir os conteúdos e um designer para criar suas artes.
Essas parcerias podem ser muito proveitosas para você conhecer novos profissionais, trocar experiências, fazer o chamado “co-marketing” e conseguir, consequentemente, novos clientes.
Não perca essa chance de trabalhar junto com profissionais de outras áreas ou até mesmo da sua.
Não é fácil conseguir novos clientes.
Essa, com certeza, é uma das partes mais complicadas de ser um profissional independente.
Porém, com as técnicas de marketing pessoal, aliada com outros esforços, essa pode ser uma tarefa muito mais simples.
Invista em você.
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