Há alguns anos que estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial.
A maioria das marcas já trabalha com o básico no ambiente digital.
Por isso, quem se destaca na internet são as empresas que sabem fazer um bom gerenciamento das mídias sociais e as utilizam como um ótimo meio de comunicação com o seu público alvo.
Porém, nem todas conseguem esse resultado.
A maioria, principalmente as que estão iniciando, começa sem nenhuma estratégia específica.
Não define tipo de conteúdo, frequência de postagem, tom de voz etc.
Claro que essa não é uma tarefa simples.
Mas, mesmo assim, é essencial não pulá-la antes de partir para a ação.
Por isso, neste texto, vamos explicar como fazer o gerenciamento das redes sociais da sua empresa em apenas três passos.
Continue com a gente.
O que é gerenciar as redes sociais?
É importante saber que o gerenciamento das redes sociais é muito mais que a simples publicação nas páginas.
Uma boa gestão envolve uma série de etapas e procedimentos.
Entre elas estão: planejamento de conteúdo, estratégia de posicionamento, execução, monitoramento e mensuração de resultados.
Claro que é muito difícil fazer isso sozinho.
Por isso é sempre recomendável ter algum colaborador focado no social media da sua marca.
Caso não seja possível, organização é a palavra da vez.
Todo o esforço vale a pena. Um bom gerenciamento das redes sociais traz resultados incríveis para a sua empresa. Acredite.
Abaixo vamos falar sobre como você pode colocar isso em prática em apenas três passos.
1°Saiba em quais mídias sociais você deve estar
O primeiro passo do seu planejamento é se perguntar em qual rede social sua empresa deve estar.
São muitas opções.
Dependendo do seu segmento, algumas fazem mais sentido do que outras.
Claro que algumas têm uma importância maior pela sua popularidade e facilidades como canal de mídia.
É o caso do Facebook. A rede é a mais popular do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos. Desse número, 100 milhões são brasileiros. Não dá para ignorar esses dados.
Mas, ao mesmo tempo, não é recomendável se restringir.
Algumas mídias que também se destacam pelo número de usuários são: Instagram, WhatsApp e LinkedIn.
O importante é você identificar em qual mídia o seu público está.
Muitas vezes, a única maneira de descobrir isso é realizando testes.
Lembre-se: tudo no marketing digital é aprendizado.
2°Defina qual será o conteúdo
Após definir onde sua marca vai estar, chegou a hora de descobrir o que vai ser publicado.
A resposta vai depender da sua prioridade.
É preciso estabelecer um objetivo para a sua presença digital.
Poderá ser geração de leads, branding, vendas, autoridade, etc.
O Marketing de Conteúdo é uma da vertentes mais eficazes do marketing digital.
Como o próprio nome sugere, seu princípio é a produção de material relevante como forma de nutrição do seu público.
Muitas marcas tem apostado nesta produção para atingir seus objetivos no ambiente digital.
Porém, nada de deixar de lado os institucionais, informativos e promocionais em suas páginas.
Afinal, em algum momento você precisará partir para a ação.
Listamos abaixo alguns tipos de conteúdos e formatos que você pode produzir para a sua marca:
- Post blog
- E-book
- Webinar
- Post rede sociais
- Infográfico
- Vídeos
- Gifs
- Podcasts
3°Defina a frequência de postagens
Um dos grandes desafios de fazer o gerenciamento das redes sociais da sua marca é manter um calendário de publicações.
No começo, essa pode ser uma tarefa bem complicada de se colocar em prática.
Mas, com o tempo, você irá incorporar isso à sua rotina e as coisas ficarão mais fáceis.
A frequência ideal vai depender de cada rede social.
Você não precisa manter um calendário muito grande de conteúdo logo no começo da sua estratégia.
Geralmente, para mídias como Facebook e Instagram, 3 vezes por semana pode ser o suficiente.
O importante mesmo é produzir conteúdo relevante para o seu público alvo para que eles interajam e compartilhem suas publicações.
Em relação ao tipo de conteúdo, é legal ter em mente que alguns conteúdos levam menos tempo para serem produzidos do que outros.
Por exemplo, um vídeo envolve processos como gravação, edição e publicação.
Já um texto, apenas a escrita e a publicação.
Fique atento, também, ao horário de publicação.
Não existe o momento do dia ideal para postar. Há muitas pesquisas em relação à isso, mas a verdade é que cada público se comporta de uma maneira.
Você precisa novamente fazer testes e descobrir em qual horário o seu público está mais presente nas redes sociais.
Para facilitar todos esses processo, recomendamos a ajuda de uma ferramenta de agendamento de postagens.
Existem muitas gratuitas. Elas vão te ajudar a não esquecer de nada.
Pode ser uma boa pesquisar sobre isso e encontrar a mais adequada para você.
Esses foram alguns passos para você começar a implantar o gerenciamento das redes sociais da sua marca.
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