Não é mais possível pensarmos no nosso cotidiano sem a internet.

Ela está presente em tudo. Desde os primeiros minutos do dia até os últimos.

Atualmente, mais da metade da população mundial está conectada. O que daria cerca de 3,9 bilhões de pessoas. 

Sabendo disso, você provavelmente deve estar se perguntando: o que tanta gente faz online por tanto tempo?

Essa é uma resposta complexa. Mas, com certeza, a maioria delas envolveria alguma rede social. 

Isso porque, desde que as primeiras foram criadas em meados dos anos 90, essas plataformas de relacionamento revolucionaram a internet.

Nos dias de hoje, estima-se que mais de 3 bilhões de pessoas estejam ativas nas rede sociais todos os dias.

Mas, no meio dessa multidão, onde será que a sua empresa se encaixa?

O Marketing Digital se adaptou a essa nova realidade e criou diversas estratégias para posicionar marcas e pessoas no ambiente online.

O desafio, claro, é encontrar seu público e ser visto por ele. A concorrência é grande. Os obstáculos também.

É necessário muita pesquisa para aprender tudo sobre como funcionam essas plataformas e saber exatamente como investir em cada uma delas. 

Mas, fique tranquilo, preparamos um guia para te ajudar a entender exatamente como funciona cada uma das redes sociais mais usadas no Brasil.

Ficou curioso? Então, basta continuar com a gente. 

O que são as redes sociais? 

As Redes Sociais são sites ou plataformas de conexão social.

Nelas, nós nos relacionamentos com outras pessoas baseado nos interesses em comum.

Geralmente, é possível conversar, compartilhar fotos, vídeos, áudios e informações entre os contatos.

Quando falamos de redes sociais, logo vem à cabeça nomes como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

Porém, a ideia é bem mais antiga. Em meados dos anos 1990, foi criado o site SixDegress, considerada, por muitos, a primeira rede social.

A plataforma já permitia que usuários tivessem um perfil e adicionassem outras pessoas à sua rede. Isso te lembra algo? Pois é. 

Desde lá, a ideia de rede social evoluiu muito.

Nos dias de hoje, tem provocado muito debate em relação a nova forma de relacionamento entre empresas e clientes.

São novos caminhos para a comunicação e para o marketing, pois dão oportunidades tanto em relação a anúncios e propagandas quanto a comunicação e atendimento. 

Por isso, é fundamental para a sua empresa que você saiba como e onde investir nas redes sociais.

Mas, quais são as reais vantagens de investir nessa área? 

Quais as vantagens de investir nas Redes Sociais? 

O Brasil é o responsável por 10% de todo o tempo gasto nas Redes Sociais do mundo.

Nosso país só fica atrás dos Estados Unidos em termos de consumo. Esse dado é muito significativo. 

Sabendo disso, é possível identificar uma grande oportunidade de promoção no ambiente digital.

Abaixo, listamos algumas vantagens concretas de investir neste tipo de mídia. Confira. 

  • Visitas no site – Você pode considerar as mídias sociais como uma grande porta de entrada para o site da sua empresa. 
  • Marketing pessoal – As páginas da sua empresa pode ser uma grande oportunidade para você criar autoridade em seu segmento. Publicar conteúdo nas redes sociais é uma das formas mais eficientes de conquistar a confiança do público e, consequentemente, aumentar os seus clientes. 
  • Divulgação do seu trabalho – A segmentação é uma das principais vantagens do ambiente digital. Anúncios no Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, podem fazer com que você chegue diretamente em seu público. Além dos valores serem bem abaixo das mídias tradicionais. 
  • Mensuração de resultados – Além dos anúncios, o ambiente digital pode te oferecer dados importantes sobre a sua estratégia. A maioria dos aplicativos têm seus próprios painéis de análise. Isso pode gerar insights sobre a as próximas campanhas, apontar a origem da sua audiência e a quantidade de conversões.

Essas são apenas algumas vantagens.

Agora, vamos conversar um pouco sobre as Redes Sociais mais usadas no Brasil e as suas principais características. 

Quais as Redes Sociais mais usadas no Brasil?  

Bom, a essa altura, você já entendeu a importância das mídias sociais para a realização do marketing digital da sua empresa.

Agora, vamos conversar um pouco sobre as 6 redes sociais mais usadas no Brasil. 

Trata-se de um pequeno guia para você entender a principais características de cada uma delas e, assim, aproveitar todo os seus potenciais. Vamos lá? 

Facebook

O Facebook é a maior rede social do mundo. São mais de 2 bilhões de usuários ativos na plataforma diariamente.

Desse número, 100 milhões são brasileiros. O país só perde para EUA e Índia na plataforma. A mídia é uma verdadeira febre por aqui. 

E não é para menos. Nele, você consegue divulgar todos os formatos de conteúdo. Desde textos até vídeos.

Em relação aos anúncios, você pode patrocinar publicações dos mais variados tipos, de acordo com o público estipulado, aumentando o alcance para as pessoas certas. 

A rede social é, muitas vezes, a principal plataforma de estratégias no marketing digital das empresas.

Isso porque ela é ótima para contatos com velhos clientes, atingir novos e divulgar o seu trabalho. 

Instagram 

Cada vez mais popular, o Instagram é a rede social do momento.

Todas as semanas, surgem novas funcionalidades e serviços da plataforma que fazem muito sucesso entre o público, principalmente entre os jovens.

Os usuários compartilham o seu cotidiano por meio dos stories.

Nele, publicam todos os tipos de conteúdos. O que é uma ótima oportunidade para as marcas, que se aproveitam para realizar divulgação entre os usuários.  

Assim como o Facebook, no Instagram também é possível realizar anúncios.

Porém, a rede social é mais focada no visual. Priorizando conteúdo em vídeos e fotos.

Não deixe essa plataforma de lado em seu próximo planejamento. 

LinkedIn

Um ambiente corporativo perfeito. Essa é a principal definição do LinkedIn.

Isso porque a rede social é um dos principais sites quando se trata de profissionalismo.

Nele, pessoas compartilham experiências, trabalhos e oportunidades. 

O grande objetivo da rede é estimular os negócios. Por isso, é essencial que sua marca marque presença nela.

É ideal para compartilhar conteúdo relevante e impressionar atuais e futuros clientes. Você pode também fazer anúncios.

Mas o seu foco ainda é nas interações orgânicas, já que o algoritmo da plataforma prioriza quem é o produtor de conteúdo relevante. 

Twitter

Essa plataforma já viveu dias melhores com o público em geral. Mas, mesmo assim, não deve ser ignorada.

Principalmente pelo seu sucesso entre os jovens.

Não é por menos que a maioria dos virais que você vê na internet saíram dessa plataforma. 

Com o poder do imediatismo, o Twitter é muito usado para repercutir ações de outras plataformas de maneira eficiente.

Por isso, use-o para divulgar conteúdos publicados em outras redes sociais ou até no atendimento rápido ao público. 

Youtube

É a maior plataforma de vídeos online do mundo.

Nele, você encontra todo tipo de público e de vídeos.

É quase impossível, nos dias de hoje, encontrar alguém que não tenha contato com a rede. 

Ela é muito eficiente na disseminação em massa de vídeos.

Por isso, muitas marcas a usam para transmitir conteúdo orgânico ou com anúncios. 

WhatsApp

Junto com o Facebook, é a rede social mais popular do Brasil.

Ele está presente no cotidiano das pessoas a todo o momento. Afinal, é uma forma prática e simples de se comunicar com outras pessoas.

Você pode aproveitar essa praticidade para fazer negócios.

Invista no relacionamento com seu público por meio do WhatsApp e veja o nível de satisfação deles aumentar vertiginosamente. 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as principais redes sociais, que tal aprender um pouco mais sobre as estratégias do Marketing Digital?

Acesse nossa página no Instagram para ter acesso a mais conteúdo como esse.