No Dia do Cliente, campanhas de marketing personalizadas tendem a ter melhor receptividade pelo consumidor do que ações genéricas. Estratégias que focam na essência da marca e também na personalidade do cliente podem surpreender o consumidor nessa data comemorativa.
Pense fora da caixa
O consumidor está cada vez mais atento ao posicionamento das marcas e à personalização de serviços e conteúdos. Estratégias de marketing genéricas para o Dia do Cliente perdem valor quando comparadas àquelas que permitem o cliente ter uma experiência única e feita especialmente para ele.
E como deixar a estratégia de marketing personalizada? Juntos, criatividade e dados podem indicar a resposta.
Entender quem é seu cliente é essencial para toda marca. Mas quando se dá um passo adiante, é possível usar a tecnologia como aliada para descobrir mais a fundo os gostos e preferências do consumidor.
Quando falamos em proporcionar experiências únicas para o cliente, um exemplo recente é a ação de marketing feita para a divulgação de um novo álbum do músico Tycho.
A combinação da tecnologia do site com os recursos de áudio do Spotify, permitiu que a plataforma entregasse uma playlist personalizada de acordo a localização e clima de cada usuário.
Outra referência de personalização na entrega do conteúdo é no caso da Abreva. A marca personalizou 119 versões de um mesmo anúncio de acordo com as preferências de vídeos de usuários do YouTube.
Se um usuário estivesse assistindo vídeos de maquiagem, por exemplo, o anúncio da marca teria relação com esse tema.
Esses casos servem para mostrar como conteúdos individualizados podem fazer a diferença em uma campanha de marketing ou até mesmo no relacionamento com o cliente.
O que isso tem a ver com o Dia do Cliente?
Mais do que buscar a venda, o Dia do Cliente significa que as empresas precisam fortalecer a relação com o consumidor.
A data não deve ser vista com olhos oportunistas. Usar esse dia como uma brecha para agradecer o cliente sendo que ao longo do ano esse relacionamento não é nutrido, não é uma ação correta.
O norte para as ações de marketing em datas comemorativas (e também em outros momentos) deve estar alinhada, principalmente, com o posicionamento da marca.
Nessa data, o ideal é investir em ações que revelem o espírito da empresa e ao mesmo tempo mostrem o quanto a marca é grata pela confiança do cliente.
Personalizar a estratégia no Dia do Cliente é fundamental para que cada um deles vejam sua importância para a marca.
Dar atenção aos detalhes faz a diferença para o cliente. Isso, porque mais de 60% dos consumidores acham que as marcas não os conhecem como deveriam.
Nesse cenário, quando uma marca surpreende seus clientes com ações personalizadas, o relacionamento é fortalecido, de certa forma.
Quais ações planejar
Para toda ação que sua empresa for fazer, é sempre muito importante ter em mente quem é de fato seu cliente. Somente com essa informação em mãos será possível planejar uma campanha personalizada e com efeitos positivos.
A verdade é que não existe uma fórmula pronta para surpreender o cliente neste dia.
Manter um bom relacionamento com seu consumidor é algo que deve ser feito diariamente. Seja no atendimento ou na experiência dele com seu produto ou serviço.
Em datas comemorativas como esta, invista em ações personalizadas que demonstrem a essência da sua empresa e que ao mesmo tempo seja uma forma de agradecer o cliente.