De acordo com um estudo da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) metade de 245 das empresas tem caixa para ficar até três meses sem gerar receita. O contexto da maioria dos grandes negócios, mas e os médios e os pequenos? Como podem manterem-se ativos no ápice da COVID-19? A resposta pode estar a um clique de distância. 

Mais compras, mais conteúdo

Pode parecer irônico dizer que haverão mais compras enquanto o cenário econômico está próximo ao caos, mas quando 71% dos consumidores afirmam que irão aumentar o consumo de produtos pela internet, fica claro que as plataformas digitais são as melhores aliadas no momento em que nos encontramos. 

Os números de engajamento nas redes sociais são claros, as pessoas estão consumindo mais conteúdo online. Segundo a Squid (empresa especializada em marketing de influência) a taxa de engajamento cresceu em 24%, e 27% no alcance dos stories no Instagram desde que a OMS classificou a COVID-19 como pandemia. 

Não é preciso ir muito longe para notar que os hábitos de consumo mudaram, é só perceber como você tem consumido seus alimentos. E não são somente os setores de itens essenciais, como saúde e alimentação, que podem se beneficiar das oportunidades que surgiram dentro do mundo digital. 

Reajuste de posicionamento e Awareness

O foco dos planos de comunicação para os próximos meses será em posicionamento e awareness, isto é, campanhas que ajudem a gerar lembrança de marca sem deixar de fora estratégias de venda. 

21,7% das marcas devem suspender toda a comunicação durante a quarentena. Entre os 78,3% que seguirão com campanhas, é importante ter em mente de que o posicionamento da marca deve se adequar ao momento em que vivemos. Desenvolver estratégias que estão em congruência com o que seu público necessita agora.

O Instagram segue sendo a rede de maior participação nos trabalhos com marcas, seguidos do YouTube e blogs. Com o tempo online aumentando, os feeds mudam o tom e os algoritmos passam a privilegiar conteúdo similar ao que cada pessoa costuma interagir. 

Não é uma regra, porém em tempos de COVID-19, alguns criadores relatam que as postagens que de alguma forma não se relacionem com o assunto, teriam o alcance reduzido por fator de interesse da própria comunidade. O melhor a fazer é respeitar e produzir conteúdo que, de alguma forma, ajude nesse momento.

Fortalecimento de propósito e transformação 

Ao passo que diversos setores estão crescendo imponentemente (como é o caso do papel higiênico e álcool em gel), não podemos deixar de validar a dificuldade de muitas empresas em manterem as vendas. Se o seu produto não está diretamente ligado às necessidades que a pandemia trouxe, ficará mais difícil manter o ritmo e isso refletirá no seu negócio. 

Felizmente o alinhamento do propósito da sua marca, junto a transformação que seu produto pode gerar, são uma solução para fortalecer sua empresa em meio a COVID-19. Pense desta forma: comprar roupas pode parecer dispensável agora, mas se você vender autoestima, fica mais fácil valorizar seu produto em meio a crise. 

Propósito da marca → Transformação gerada pelo seu produto → Venda

Além disso, existem outras formas de impulsionar seu negócio, algumas empresas estão bastante atentas às oportunidades de oferecer benefícios durante o período em que as pessoas estão mais em casa. Isso ajuda a fidelizar clientes e a fundamentar um público, pensando no pós Coronavírus.

Pense em como sua empresa/produto pode ajudar de fato o seu público e isso fará com que lembrem da sua marca. Pense no que você pode fazer e tenha empatia pelas pessoas. Você pode começar agora, compartilhando esse artigo com um profissional que esteja precisando dessas dicas.