Um dos maiores desafios das empresas do século XXI é a construção de um relacionamento com cliente. É necessário saber se comunicar para entendê-lo e, posteriormente, encantá-lo. O consumidor não conseguirá dizer se você é a melhor opção se não te conhecer, se não criar uma conexão.

É justamente este fator que impede muitas vezes a conquista de novos clientes.

Se uma empresa não fala a língua do seu público ela pode entrar em sérios problemas, pois não conseguirá construir mensagens que realmente faça sentido para eles. Sem uma comunicação efetiva a venda parece algo distante e o relacionamento frio.

No entanto, uma aposta, que tem mostrado a sua força há pouco tempo, é a utilização de digital influencers para se falar com um público específico.

O que é um digital influencer?

O influencer é um perfil nas redes sociais que produz conteúdos capazes de influenciar decisões de consumo, ditar tendências, comportamentos e opiniões de outros usuários. O influenciador possui credibilidade com o público que o segue, tornando-se alguém próximo mesmo que fisicamente distante.

É neste cenário que surge o Marketing de Influência para engajar pessoas, que são referências em suas áreas, a compartilharem experiências com marcas e produtos, a fim de influenciar as decisões de compra dos usuários que as seguem.

Segundo a revista Meio & Mensagem, os consumidores tendem a levar em consideração as opiniões das celebridades da internet antes de comprar. Entre os brasileiros que estão na rede, 71% segue algum digital influencer, destes 73% já adquiriram algo por uma indicação de um influenciador. Isso acontece porque os influenciadores possuem uma relação de confiança e proximidade com os seus seguidores. Este relacionamento estabelecido nas redes sociais consegue ter um amplo alcance quando bem utilizado, por isso ao escolher um influenciador é necessário se perguntar: Com quem eu quero falar?

Como colocá-los na sua estratégia

Depois de ter traçado o perfil ideal do seu cliente e o objetivo da estratégia, é necessário estar antenado em perfis que falem diretamente com consumidor e onde eles se encontram.

Uma matéria do jornal digital PropMark aponta que 53% dos brasileiros tem o Youtube como sua rede social favorita para acompanhar influenciadores, 33% responderam Instagram, 8% Facebook e 3% Twitter.

Apesar destes dados auxiliarem na escolha do canal que se deseja falar com o consumidor, você deve considerar o seu público e as características dele. Por exemplo: uma empresa pode apostar em um Youtuber para falar sobre o seu produto, mas o cliente dele passa mais tempo no Twitter, interagindo com outros tipos de influencers.

Neste caso, mesmo que o Youtube tenha uma porcentagem de preferência grande, ele possivelmente não trará um retorno tão proveitoso quanto o Twitter, já que o cliente está, grande parte do tempo, nesta rede social.

Por isso vale a pena considerar as características do seu consumidor final antes de definir qual é o melhor canal para falar com ele.

Da mesma forma que é possível utilizar digital influencers para falar com um determinado público, apostar em podcast pode oferecer resultados significativos.

Podcast e o relacionamento com cliente

O podcast é um dos formatos mais recentes para se fazer publicidade e falar diretamente com o cliente.

Pelo fato dos podcasts, geralmente, serem de assuntos específicos o direcionamento de público é expressivo, facilitando, quando utilizado corretamente, anúncios dentro dos programas. Mas por que você deve apostar em programas de podcast?

O consumo de podcast acontece, em sua maioria, pelo celular quando os ouvintes estão realizando atividades ou se deslocando de um lugar para o outro. Ao lembrar que as cidades modernas viabilizam os fluxos de informações pela dinâmica da mobilização, não é raro ver pessoas com fones de ouvido e mais receptivas a uma sugestão, quando não agressiva, de um produto.

A revista digital Digitalks apresenta em uma matéria que 63% dos brasileiros que escutam podcasts afirmam ter comprado algum produto ou serviço anunciados nos programas. Isso acontece pois, da mesma forma que os influencers, os apresentadores se tornaram pessoas próximas mesmo que fisicamente distantes, criando uma relação de confiança com os ouvintes.

As sugestões de produtos e serviços em podcasts, ou até anúncios, devem respeitar a linguagem do programa para que o público não ignore o que está sendo dito, além de prevenir uma possível resistência a publicidade em uma linguagem que eles não estão acostumados.

Como fazer publicidade em podcasts

Existem 4 maneiras de fazer publicidade em podcasts, no entanto, vale ressaltar que em todos os casos deve-se respeitar a identidade do programa e dos apresentadores, a forma como ele se dirige ao público e conduz o podcast.

Spots de Áudio

Os spots devem conter 30 segundos e são inseridos antes, durante ou depois do programa.

Testemunhais

Nos testemunhais o podcaster irá falar sobre o produto ou serviço.

Programa Temático

Neste formato um programa é feito com um tema sugerido pelo anunciante.

Programa do cliente

Neste caso uma empresa produz o próprio conteúdo e os disponibiliza nos seus ambientes digitais.

Como falar a língua do cliente

Independe da escolha, trabalhar com influenciadores e podcast, requer atenção no público para qual eles falam, qual é o nível de autoridade deles na área e como a sua empresa pode aproveitar a relação delas para promover o seu produto.

Para falar com o cliente é necessário conhecer quem são as pessoas que os influenciam, quem consideram próximos o suficiente para aceitar uma sugestão de compra, e principalmente encontrar uma maneira de transmitir a sua mensagem de uma forma que seja entendida.