Derivado do termo inglês Customer Relationship Management, o CRM de vendas é a Gestão de Relacionamento com o Cliente. Através de plataformas como RD Station, Ploomes, Piperun e GetCRM, o sistema visa organizar informações e processos para satisfazer e fidelizar os clientes.
Pensando em você, hoje trazemos alguns esclarecimentos sobre o que é CRM de vendas e como ele pode ajudar sua empresa nesse momento.
OBJETIVO DO CRM DE VENDAS
O principal objetivo de um CRM de vendas é coletar informações de clientes de sua base e também de leads. Permitindo fazer um cruzamento de dados para oferecer uma comunicação mais focada e assertiva.
Através da plataforma, é possível ter acesso a informações como e-mails, telefones, empresa que trabalha e cargo que ocupa. É possível ainda, ter acesso ao tipo de conteúdo que tais clientes estão buscando.
Dessa maneira, o CRM de vendas propicia que você saiba quais os interesses dos clientes, e a partir dessa informação, oferecer conteúdo de qualidade e relevância. Maximizando seus resultados e alavancando suas vendas.
Com as informações colhidas através do CRM, fica mais fácil fazer a conversão de leads, visto que, se torna possível nutrir esse lead com conteúdos que sejam relevantes para ele, estabelecendo assim, um relacionamento.
ORGANIZAÇÃO DO CRM
Pode-se resumir as atividades do CRM em quatro processos gerais:
A Aquisição, que é a prática de atrair novos leads, colocando os dados dessas pessoas em um lugar específico, onde você possa consultar a qualquer momento.
Transação é a responsável por transformar esse lead em cliente. Essa é a fase em que é preciso enviar e-mails, a fim de nutrir essas pessoas com materiais contendo vários gatilhos utilizados na conversão.
Através dessa etapa, é possível fornecer para equipe comercial da sua empresa, informações mais qualificadas.
Na fase do Atendimento é preciso exercitar o relacionamento com os atuais clientes, para solucionar todas as suas dúvidas em relação a produtos e serviços. Um recurso viável, é o disparo de e-mails mais focalizados.
Ao final, é necessário fazer a Retenção desse cliente, mantendo um relacionamento a longo prazo. Devendo gerar mais recorrências nas vendas. Mantendo o contato, você poderá “lembrar” a pessoa, que ela precisa comprar novamente o seu produto.
O USO DO CRM NESSE MOMENTO DE CRISE
Em momentos de crise, como a pandemia que estamos vivendo, criar novas estratégias é vital para seu negócio. O mundo já não é mais o mesmo, e o comportamento do consumidor também não é.
A agilidade com que você irá entender os novos processos, e assim oferecer soluções rápidas e efetivas para seus clientes, será determinante para a sobrevivência da sua empresa no mercado.
Com o auxílio da CRM de vendas, é possível que sua equipe tenha as informações necessárias para criar estratégias mais focalizadas. Captar o máximo de informações possíveis é fundamental para o sucesso das ações.
No momento, as demandas de seus clientes se tornaram mais urgentes, assim o CRM consegue lhe fornecer o diferencial necessário para sair a frente nas soluções.
PERSONALIZE SEU ATENDIMENTO
O fato do mercado ter mudado, não faz com que seus clientes passem por essa mudança da mesma maneira. Pois, cada um se encontra em uma fase, com perspectivas e prioridades diferentes. Logo, as suas ações perante cada um deles, também precisam ser diferentes.
Não significa, porém, que você irá priorizar um ou outro, pois, a negligência é um dos fatores que levam uma empresa a perder clientes. É preciso analisar cada categoria e agir de maneira distinta.
Há aqueles clientes que tiveram um abalo drástico em sua receita, há os que ainda não sentiram os efeitos da pandemia no sentido financeiro e também há os que tiveram aumento em seus rendimentos, com a pandemia. Não dá para agir com a mesma estratégia para todos.
Analisando o cenário de cada cliente, através de informações colhidas com o CRM, é possível criar estratégias focalizadas. Alinhado junto ao cliente, definições de expectativas e prioridades.
Desse modo, você pode flexibilizar o atendimento de maneira personalizada, mas sem deixar de oferecer um trabalho de alta performance.
FOCO NOS RESULTADOS
Se sua empresa ainda não trabalha com esse poderoso auxílio que é o CRM de vendas, esse é o momento de aderir a essa maneira mais produtiva e eficaz de se relacionar com seus clientes.
Fazer de um momento de crise uma oportunidade de repensar e criar estratégias, é característica de um empreendimento de sucesso. Mostrando proatividade em diversas frentes para obter resultados mais expressivos.
Conhecendo bem seus clientes, é mais fácil alimentá-los de materiais de relevância, mantendo sempre aberta a porta da reciprocidade, a fim de solidificar sua marca.
Assim, você não só irá manter sua base de clientes, como também vai atrair novos leads, mesmo durante uma pandemia. Pois, é preciso focar no presente, visando o futuro.