Prestes a comemorarmos o Dia da Propaganda, decidimos abrir espaço nos nossos conteúdos para falarmos sobre ela.

Neste artigo, você vai entender um pouco sobre o que é propaganda e ainda ver 5 exemplos de propagandas com forte apelo emocional.

Está a fim de saber mais sobre esses conteúdos? Então continue na leitura! 

O que é uma propaganda?

O que as Cruzadas da Igreja Católica e os anúncios que você vê no Facebook têm em comum?

Apesar da distância entre um fato e outro, é possível fazer uma ligação entre eles.

As Cruzadas foram uma tentativa da Igreja Católica propagar o catolicismo. Ou seja, uma tentativa de propagar ideologias, ideias, influenciar comportamentos…

E a propaganda também tem as mesmas missões: disseminar ideologias e influenciar comportamentos

Isso quer dizer que quando estamos falando em propaganda, estamos nos referindo às causas e ideologias que ela tenta transmitir

Qual a diferença entre publicidade e propaganda?

Para os universitários, a teoria é bem clara: publicidade é a promoção de serviços, produtos e empresas.

E propaganda é está relacionada à causas e ideologias. 

Entretanto, para o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e para a realidade no marketing, esses conceitos se misturam e publicidade e propaganda são consideradas a mesma coisa. 

Tipos de propaganda

Uma propaganda pode ter vários objetivos de acordo com o contexto a qual está inserida. 

Ela pode ter a intenção de promover uma causa, apoiar um movimento, divulgar um produto, causar polêmica entre muitas outras propostas. 

Confira os tipos de propagandas mais comuns:

Propaganda política

Esse é um tipo de propaganda em que partidos, candidatos e até mesmo o governo usam para se promoverem e para disseminar suas ideologias. 

Dentro da propaganda política, podemos encontrar também a eleitoral, a partidária e governamental. 

Propaganda institucional

A propaganda institucional coloca de lado a venda direta e investe mais no apelo emocional para o fortalecimento da marca.

A ideia ao fazer esse tipo de propaganda, a empresa tem o foco de preencher outras lacunas e ao mesmo tempo fixar sua presença na mente dos consumidores. 

 Propaganda social

Tem muito haver o marketing de causa que explicamos neste artigo. 

Quem faz o uso desse estilo de propaganda está promovendo campanhas com apelo à alguma causa social.

Adoção de pets; doação de agasalhos, brinquedos e alimentos; cuidados com a saúde; proteção ao meio ambiente são alguns exemplos. 

Propaganda comparativa (ou marketing de guerrilha)

Nessa técnica de propaganda, o objetivo é comparar uma marca com o concorrente.

Além disso, esse estilo permite citar diretamente o concorrente. 

E muitas vezes o impacto desse afronto pode gerar processos judiciais e até mesmo a remoção da propaganda. 

Como é o caso de uma propaganda da Mon Bijou

Propaganda de produtos e serviços

Esse talvez seja o tipo que mais vem à cabeça das pessoas quando falamos em propaganda. 

Aqui, o objetivo é vender um produto ou fazer com que o consumidor contrate um serviço.

Ao fazer uma propaganda com esse caráter, as marcas pretendem mostrar suas qualidades, diferenciais e soluções.

Tudo isso para incentivar a compra. 

Técnicas para você usar em suas propagandas

Como em quase todo conteúdo de marketing, para a propaganda existem técnicas persuasivas que ajudam a entregar mensagens claras, objetivas e eficientes para a audiência.

Confira a lista com as principais técnicas que escolhemos: 

Uso de autoridade

Apelar pelo uso da autoridade, significa usar a imagem ou fala de alguém de referência ou com credibilidade reconhecida em algum nicho para promover um produto ou serviço

Hoje em dia, com o crescimento do número de influenciadores, essa técnica é usada mais frequentemente. 

Imagine que você veja uma propaganda sobre um novo tipo de batom ou qualquer outro produto. 

Como você não conhece muito bem marca e o produto, você desconfia e fica na dúvida se compra ou não o batom. 

Agora, se nessa propaganda aparece uma atriz ou modelo famosa que você conhece e confia, as chances de você passar a confiar no produto aumentam. 

Uso do medo ou reprovação

Essa técnica é muito usada em propagandas de conscientização

Ela costuma desaprovar certos comportamentos, condutas, ideias ou hábitos

O uso do medo ou reprovação em propagandas aparece em campanhas de conscientização sobre a combinação perigosa de bebida alcoólica e direção, por exemplo.

Ou até mesmo nos maços de cigarros que agora vêm com imagens das consequências trágicas que o tabaco pode trazer. 

Uso do homem comum

Essa estratégia tem o intuito contrário da técnica do uso da autoridade. 

Ao invés de usar a imagem de personalidades famosas, essa tática dá preferência pelo uso de pessoas desconhecidas, comuns

Isso, porque a intenção é se aproximar do público-alvo

Ou seja, essas propagandas usam pessoas com que a persona possa se identificar mais. 

E, além disso, a linguagem verbal utilizada geralmente é a que a persona costuma usar. 

Assim, essa estratégia usa a identificação como ferramenta de credibilidade e aproximação do público-alvo. 

Uso de palavras virtuosas

Se você acompanha nossos artigos, já deve ter percebido que o uso da emoção costuma ser bem aceito pelos consumidores. 

E o apelo emocional funciona muito bem em propagandas. 

Nessa técnica, são usadas as palavras virtuosas. 

Elas nada mais são do que palavras como felicidade, segurança, paz e liberdade. 

Ou seja, expressões positivas que despertam a emoção no receptor. 

Uso da repetição e slogan

Quem nunca ouviu e ficou com essas frases na cabeça: “Tomou Doril, a dor sumiu”, “Bombril, mil e uma utilidades” ou “É gripe? Benegripe”?

Esses são bons exemplos dessa técnica de slogan e repetição em propagandas. 

O objetivo aqui é usar um forte apelo emocional, mesmo que com frases simples, para que a marca fique na mente dos consumidores. 

Uso do efeito dominó

Todo ser humano é influenciado por outros.

Pense o seguinte: quando você vê que um amigo seu curtiu uma foto de certa página no Instagram. Você não sente curiosidade de visitar página e curtir a foto também? 

E é justamente com essa proposta que essa técnica procura trabalhar.

Por natureza, nós estamos sempre em busca de pertencer a uma comunidade. 

Por isso, essa estratégia costuma propor para os consumidores a oportunidade de seguir uma multidão.

Uso da transferência de autoridade

A proposta dessa técnica é usar a boa imagem de influenciadores para promover produtos, marcas ou serviços. 

Essa estratégia “transfere” a autoridade e as qualidades de uma pessoa para outra. Ou de uma pessoa para uma marca, etc.

O objetivo é fazer com que essa transferência torne uma marca ou pessoa mais positiva na visão dos consumidores. 

Exemplos de propagandas com apelo emocional

Para exemplificar como o apelo emocional é usado em propagandas, separamos 5 vídeos.  Vamos à lista!

1º – Quem disse que maquiagem não sente? (Quem disse, Berenice?)

2º – Penteado (Vivo)

3º – Andressa Alves’ Story (Nike)

https://www.youtube.com/watch?v=6Z5ugcnrwSw

4º – Happy Meal – La Boite (McDonald’s França)

https://www.youtube.com/watch?v=JcHVYHr-T2E

5º –  Real Meals #FeelYourWay (Burger King)

https://www.youtube.com/watch?v=PjxRUEA0Tdo