Prestes a comemorarmos o Dia da Propaganda, decidimos abrir espaço nos nossos conteúdos para falarmos sobre ela.
Neste artigo, você vai entender um pouco sobre o que é propaganda e ainda ver 5 exemplos de propagandas com forte apelo emocional.
Está a fim de saber mais sobre esses conteúdos? Então continue na leitura!
O que é uma propaganda?
O que as Cruzadas da Igreja Católica e os anúncios que você vê no Facebook têm em comum?
Apesar da distância entre um fato e outro, é possível fazer uma ligação entre eles.
As Cruzadas foram uma tentativa da Igreja Católica propagar o catolicismo. Ou seja, uma tentativa de propagar ideologias, ideias, influenciar comportamentos…
E a propaganda também tem as mesmas missões: disseminar ideologias e influenciar comportamentos.
Isso quer dizer que quando estamos falando em propaganda, estamos nos referindo às causas e ideologias que ela tenta transmitir.
Qual a diferença entre publicidade e propaganda?
Para os universitários, a teoria é bem clara: publicidade é a promoção de serviços, produtos e empresas.
E propaganda é está relacionada à causas e ideologias.
Entretanto, para o CENP (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e para a realidade no marketing, esses conceitos se misturam e publicidade e propaganda são consideradas a mesma coisa.
Tipos de propaganda
Uma propaganda pode ter vários objetivos de acordo com o contexto a qual está inserida.
Ela pode ter a intenção de promover uma causa, apoiar um movimento, divulgar um produto, causar polêmica entre muitas outras propostas.
Confira os tipos de propagandas mais comuns:
Propaganda política
Esse é um tipo de propaganda em que partidos, candidatos e até mesmo o governo usam para se promoverem e para disseminar suas ideologias.
Dentro da propaganda política, podemos encontrar também a eleitoral, a partidária e governamental.
Propaganda institucional
A propaganda institucional coloca de lado a venda direta e investe mais no apelo emocional para o fortalecimento da marca.
A ideia ao fazer esse tipo de propaganda, a empresa tem o foco de preencher outras lacunas e ao mesmo tempo fixar sua presença na mente dos consumidores.
Propaganda social
Tem muito haver o marketing de causa que explicamos neste artigo.
Quem faz o uso desse estilo de propaganda está promovendo campanhas com apelo à alguma causa social.
Adoção de pets; doação de agasalhos, brinquedos e alimentos; cuidados com a saúde; proteção ao meio ambiente são alguns exemplos.
Propaganda comparativa (ou marketing de guerrilha)
Nessa técnica de propaganda, o objetivo é comparar uma marca com o concorrente.
Além disso, esse estilo permite citar diretamente o concorrente.
E muitas vezes o impacto desse afronto pode gerar processos judiciais e até mesmo a remoção da propaganda.
Como é o caso de uma propaganda da Mon Bijou.
Propaganda de produtos e serviços
Esse talvez seja o tipo que mais vem à cabeça das pessoas quando falamos em propaganda.
Aqui, o objetivo é vender um produto ou fazer com que o consumidor contrate um serviço.
Ao fazer uma propaganda com esse caráter, as marcas pretendem mostrar suas qualidades, diferenciais e soluções.
Tudo isso para incentivar a compra.
Técnicas para você usar em suas propagandas
Como em quase todo conteúdo de marketing, para a propaganda existem técnicas persuasivas que ajudam a entregar mensagens claras, objetivas e eficientes para a audiência.
Confira a lista com as principais técnicas que escolhemos:
Uso de autoridade
Apelar pelo uso da autoridade, significa usar a imagem ou fala de alguém de referência ou com credibilidade reconhecida em algum nicho para promover um produto ou serviço.
Hoje em dia, com o crescimento do número de influenciadores, essa técnica é usada mais frequentemente.
Imagine que você veja uma propaganda sobre um novo tipo de batom ou qualquer outro produto.
Como você não conhece muito bem marca e o produto, você desconfia e fica na dúvida se compra ou não o batom.
Agora, se nessa propaganda aparece uma atriz ou modelo famosa que você conhece e confia, as chances de você passar a confiar no produto aumentam.
Uso do medo ou reprovação
Essa técnica é muito usada em propagandas de conscientização.
Ela costuma desaprovar certos comportamentos, condutas, ideias ou hábitos.
O uso do medo ou reprovação em propagandas aparece em campanhas de conscientização sobre a combinação perigosa de bebida alcoólica e direção, por exemplo.
Ou até mesmo nos maços de cigarros que agora vêm com imagens das consequências trágicas que o tabaco pode trazer.
Uso do homem comum
Essa estratégia tem o intuito contrário da técnica do uso da autoridade.
Ao invés de usar a imagem de personalidades famosas, essa tática dá preferência pelo uso de pessoas desconhecidas, comuns.
Isso, porque a intenção é se aproximar do público-alvo.
Ou seja, essas propagandas usam pessoas com que a persona possa se identificar mais.
E, além disso, a linguagem verbal utilizada geralmente é a que a persona costuma usar.
Assim, essa estratégia usa a identificação como ferramenta de credibilidade e aproximação do público-alvo.
Uso de palavras virtuosas
Se você acompanha nossos artigos, já deve ter percebido que o uso da emoção costuma ser bem aceito pelos consumidores.
E o apelo emocional funciona muito bem em propagandas.
Nessa técnica, são usadas as palavras virtuosas.
Elas nada mais são do que palavras como felicidade, segurança, paz e liberdade.
Ou seja, expressões positivas que despertam a emoção no receptor.
Uso da repetição e slogan
Quem nunca ouviu e ficou com essas frases na cabeça: “Tomou Doril, a dor sumiu”, “Bombril, mil e uma utilidades” ou “É gripe? Benegripe”?
Esses são bons exemplos dessa técnica de slogan e repetição em propagandas.
O objetivo aqui é usar um forte apelo emocional, mesmo que com frases simples, para que a marca fique na mente dos consumidores.
Uso do efeito dominó
Todo ser humano é influenciado por outros.
Pense o seguinte: quando você vê que um amigo seu curtiu uma foto de certa página no Instagram. Você não sente curiosidade de visitar página e curtir a foto também?
E é justamente com essa proposta que essa técnica procura trabalhar.
Por natureza, nós estamos sempre em busca de pertencer a uma comunidade.
Por isso, essa estratégia costuma propor para os consumidores a oportunidade de seguir uma multidão.
Uso da transferência de autoridade
A proposta dessa técnica é usar a boa imagem de influenciadores para promover produtos, marcas ou serviços.
Essa estratégia “transfere” a autoridade e as qualidades de uma pessoa para outra. Ou de uma pessoa para uma marca, etc.
O objetivo é fazer com que essa transferência torne uma marca ou pessoa mais positiva na visão dos consumidores.
Exemplos de propagandas com apelo emocional
Para exemplificar como o apelo emocional é usado em propagandas, separamos 5 vídeos. Vamos à lista!