Você começou a investir no marketing digital e os resultados ainda não chegaram?
Pode ser que esteja cometendo alguns erros básicos muito comuns para quem está começando.
As metodologias que envolvem o ambiente digital são novas.
Por isso, conforme os estudos avançam, sofrem muitas modificações.
Contudo, já existe alguns processos que estão solidificados como eficazes. Não segui-los pode custar caro para o seu planejamento.
Para te ajudar a identificar quais são os principais erros, listamos 6 deles abaixo.
Então, pegue seu lápis, caderno e leia todos com atenção para não errar na estratégia da sua empresa.
Não definir persona
A definição da persona é um processo fundamental.
Afinal, não adianta ter os melhores produtos se eles não chegarem ao público certo.
De maneira simples, persona é o cliente ideal da sua marca.
Elas são definidas a partir de hábitos, faixa etária, classe social e gênero.
A partir dessas definições, fica muito mais simples você identificar como e onde se comunicar com seu maior público.
No geral, as marcas têm entre 3 e 5 diferentes. Mas isso não é uma regra.
Não ter personas definidas pode significar custos desnecessários, dificuldade em realizar vendas, pouco engajamento nas páginas, entre outras coisas.
Dessa maneira, chame todo o seu time ou, caso seja um profissional independente, sente por algumas horas e faça as suas personas.
Esperar resultados a curto prazo
Relevância e autoridade no ambiente digital é algo que leva tempo.
No geral, marcas ou pessoas produzem conteúdo para o público por alguns meses antes de serem reconhecidos como influenciadores no segmento.
Claro que, caso você comece do zero, já nos primeiros dias perceberá a diferença ao iniciar uma estratégia de anúncios em mídias sociais, por exemplo. Mais cliques, impressões e oportunidades de vendas.
Mas, ao mesmo tempo, a cada dia aumenta a concorrência na internet.
Com certeza, você encontrará marcas que estão buscando o mesmo público e oferecendo os mesmos serviços.
É uma “briga” por espaço. Ganha quem souber otimizar melhor os recursos.
Por isso, nada de pressa! Tenha calma e paciência para atingir os seus objetivos.
Deixar de produzir conteúdo
A produção de conteúdo é o grande segredo para ter sucesso no ambiente digital.
Isso porque, para manter a relevância é preciso atrair o público de alguma maneira.
E a produção de conteúdo é a principal delas.
Imagine que você tenha colocado no ar um anúncio no Facebook convidando as pessoas a visitarem a sua página oficial.
Ele terá um bom alcance e, com certeza, aumentará o seu número de visitas.
Se, ao clicar no anúncio e acessar o seu perfil, o usuário encontrar apenas conteúdo promocional, não será uma experiência impactante para ele.
Será apenas mais uma entre tantas outras páginas que ele irá acessar durante o dia.
Por outro lado, se ele encontrar conteúdo que tirem suas principais dúvidas, que ofereça benefícios gratuitamente ou que contenha informações relevantes, isso pode impactá-lo positivamente e torná-lo um visitante constante.
Dessa maneira, se você deixou de realizar produção de conteúdo periodicamente, é bem possível que esteja perdendo grandes oportunidades de vendas ou de ganhar relevância.
Não acompanhar os resultados constantemente
No Marketing Digital, não adianta apenas colocar uma campanha no ar e esquecê-la nos próximos meses.
É preciso acompanhar os número quase diariamente.
Deixar de fazer isso é perder dinheiro. Isso porque os números indicam quanto você está pagando por cliques, leads ou alcance, por exemplo.
Tudo isso deve ser monitorado ou por você ou por algum profissional qualificado.
Aqui, como no conteúdo, vale a pena você buscar ajuda.
Pelo menos nos primeiro momentos. Pense bem nisso.
Comprar listas de e-mail
A estratégia por e-mail é extremamente eficaz.
Mas, para isso, é preciso ter uma boa base de contatos.
O que realmente uma tarefa árdua e que exige algum tempo de dedicação.
Para supostamente atender essa demanda, é possível encontrar bases de e-mails à venda na internet. Entretanto, essa prática não é recomendável.
Para começar, porque as pessoas que estão nestas listas de e-mail não pediram para entrar nela.
Logo, tudo que receber será um incômodo. A reação natural delas é marcar esses e-mails como spam.
Com isso, sua campanha será muito prejudicada.
Fora isso, muitos e-mails dessas bases já não existem mais ou não se interessam pelo seu produto. Além, claro, de ser uma prática ilegal.
Aqui, vale a máxima “O barato sai caro”. Por isso, fique atento. Este é um erro que você não deve cometer.
Não ter uma visão ampla da sua estratégia
Quando falamos de estratégia no Marketing Digital, devemos analisar toda a experiência do usuário até a compra.
Por isso, analise fatores que vão além da sua estratégia.
Verifique o seu site, o atendimento online e a experiência de compra do seu cliente, por exemplo.
Faça testes e se pergunte: “Se eu fosse o consumidor, ia querer comprar nesse site?”
Talvez os resultados não estejam vindo por outros motivos além da sua estratégia.
Esperamos que tenha gostado e aprendido com nossa lista de 6 erros no Marketing Digital que você não deve cometer.
Agora é hora de voltar para cada ponto do seu planejamento e verificar se tudo está sendo feito corretamente. Até a próxima.