Atualização do Facebook| Não há como fugir do consumo. Ele está altamente ligado à sobrevivência humana do século XXI, o que exige das marcas atenção redobrada para terem as melhores estratégias em suas campanhas digitais, principalmente na atualização do Facebook referente às opções de segmentação. Apesar de pesquisas apontarem a queda do Facebook para o Instagram e Youtube, esta mídia social ainda é uma das mais utilizadas pelas empresas e a que traz o maior retorno.

O relatório mais recente da Mídias Sociais 360˚, organizado da FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado) com a Socialbakers, apresenta que no último trimestre de 2017 a rede alcançou os melhores resultados em volume de fãs para as marcas.

As mídias sociais são recentes e o seu papel na sociedade brasileira, especificamente, retrata uma gama de oportunidades para que empresas construam um bom relacionamento com os seus seguidores cada vez mais exigentes.

Não é para menos que a atualização do Facebook sobre segmentações discriminatórias de raça, gênero, incapacidade, religião, cor, idade, status familiar, entre outras, acaba por ter consequências muito expressivas. Principalmente em anúncios de vagas de emprego e oportunidades de moradia, que procuram direcionar a mensagem para pessoas com habilidades e condições financeiras específicas.

Atualização do Facebook nas opções de segmentação

Em agosto de 2018, a atualização do Facebook se concentrou na exclusão de 5 mil opções de segmentação que poderiam discriminar diversos grupos sociais. Os filtros da rede são utilizados pelas empresas para alcançar pessoas interessadas em determinados produtos e serviços, evitando assim que um público que não demonstra interesse na marca veja seus anúncios.

No entanto, com muitas opções de segmentação, o risco do uso indevido deste recurso aumenta consideravelmente. A exclusão de vários usuários da rede não faz parte da publicidade segura e correta que o próprio Facebook preza, na qual os anúncios não devem dividir e nem discriminar.

Vale ressaltar também que a segmentação potencializa o alcance dos anúncios, tendo muitas vezes o respaldo do estudo das personas para direcioná-los e assim atingir as pessoas certas. Por este motivo, quando ocorreu a criação de uma plataforma de anúncios em uma atualização do Facebook, os posts pagos tornaram-se imprescindíveis nos planos de mídia das marcas, já que poderiam criar públicos personalizados em suas campanhas.

Segmentação Discriminatória, não mais!

Esta nova atualização do Facebook sobre as opções de segmentação, podem ser reflexo do período conturbado que a rede social viveu após os casos de uso indevido de dados e falta de transparência em suas ações.

Mesmo que a receita do Facebook tenha aumentado em 30% no final de 2018, houve pressões externas durante o ano todo referentes a sua conduta, que impactaram na assinatura de um acordo com Washington sobre a revisão das suas diretrizes de propaganda.

A capacidade de ter um público personalizado para direcionar conteúdo, foi uma revolução para a sociedade moderna que vive na era digital. A atualização do Facebook para que empresas conseguissem realizar esta segmentação foi um grande passo para os anunciantes e consumidores, em termos de formatos de anúncios e funcionalidades.

A revisão das normas que a rede social foi forçada a realizar, está representada nas constantes atualizações da rede social, as melhorias, como o próprio Facebook apresenta, estão sendo feitas baseadas em feedbacks de especialistas e organizações focadas em privacidade, direitos civis e ética de dados.

— As novas estratégias de comunicação —

Esta atualização do Facebook induz as marcas a modificarem as suas estratégias de comunicação dentro da rede. Com a retirada de muitos filtros, a segmentação precisará estar mais estruturada para que a mensagem conquiste o público certo.

A forma que as pessoas consomem mudou drasticamente ao longo dos anos, mudança esta que obrigou as marcas a transformarem a sua comunicação e a maneira com que observavam o seu público-alvo. Não há mais consumidores passivos, eles interagem constantemente com as empresas e são exigentes.

A análise dos públicos das marcas no século XXI requer habilidades para que se consiga traduzir informações, enxergar tendências e se adaptar às novas necessidades do consumidor.

Com a atualização do Facebook, as marcas precisam estar ainda mais atentas às suas estratégias. Se por um lado os filtros diminuíram, a possibilidade de melhorar a equipe por trás dos anúncios patrocinados aumentou, pois agora eles terão que utilizar outros recursos para alcançar o público desejado sem gastar a imagem da empresa com pessoas que não estão interessadas nos seus produtos ou serviços.

 

Dica de leitura: 3 AÇÕES DE MARKETING DIGITAL PARA VOCÊ INVESTIR NA SUA EMPRESA