O Inbound Marketing é uma estratégia na qual você ganha o interesse do seu público por meio de conteúdo relevante.
E se você deseja expandir o seu negócio, o Inbound Marketing pode ser uma boa opção.
É sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Você vai saber como usar o Inbound Marketing para crescer e lucrar
Continue lendo esse artigo e boa leitura!
Inbound Marketing: uma boa estratégia para expandir o seu negócio
Toda empresa que entra no mercado, deseja crescer e lucrar, não é mesmo? E com o Inbound Marketing isso é possível.
Por meio dessa estratégia, é possível otimizar o seu conteúdo para o público certo, conseguindo clientes reais e engajados.
Dessa forma, o Inbound Marketing vem para que você não desperdice as oportunidades, para que você saiba otimizar as estratégias para conseguir resultados.
Além disso, é fundamental saber driblar a concorrência, afinal, atualmente, ganha quem conseguir marcar mais presença e apresentar um conteúdo inovador.
É assim que a sua empresa vai conseguir prospectar clientes e gerar lucro.
Você não deve ofertar o produto, deve fazer com que o cliente chegue até a sua empresa espontaneamente, dessa forma você conseguirá clientes realmente interessados.
Se você ainda não entendeu a lógica do Inbound Marketing, se coloque no lugar do cliente e pense o seguinte:
Quando você está parado no sinal e uma moça te entrega um panfleto, o que você faz? Olha ou deixa de lado para jogar fora depois?
Provavelmente, sua resposta vai ser que você não se interessa, principalmente porque não se sentiu atraído pelo conteúdo do folheto.
Com o Inbound Marketing isso não acontece, já que as ações serão realizadas com o objetivo de fazer o cliente vir até você, a partir disso você consegue se relacionar com ele.
Assim, em um primeiro momento, você não vai oferecer o produto para o seu cliente, no lugar disso, você oferecerá conteúdo relevante.
Veja agora o que você precisa fazer para implementar o Inbound Marketing na sua empresa e assim expandir o seu negócio.
Estabeleça objetivos
Fazer Inbound Marketing sem que você tenha objetivos definidos, é a mesma coisa que você andar no escuro sem saber a direção que precisa seguir.
Por isso, o primeiro passo é estabelecer objetivos, para que só depois você passe para o planejamento e execução das ações.
Dessa forma, você irá fazer a análise da sua empresa e com base no que você perceber, definir metas de curto, médio e longo prazo.
Crie personas
Defina o cliente ideal para o seu negócio e comece aos poucos. Com uma ideia correta de quem você deseja atingir, a comunicação entre a sua empresa e a sua persona será mais eficiente, já que você poderá investir e direcionamento melhor.
Mapeie quais os assuntos serão abordados no momento de compra do seu cliente
Para que você consiga definir qual o caminho que deve seguir para conquistar seu cliente, é necessário fazer esse mapeamento.
Para isso, converse com os seus vendedores mais experientes e veja com eles questões como essas:
- Quando o cliente vem até você, o que ele já sabe sobre sua empresa e o seu produto?
- Quais são as dúvidas mais comuns?
Dessa forma você poderá planejar como abordar o seu cliente, de acordo com o que ele deseja no momento da compra.
Crie conteúdo para cada etapa do funil de vendas
As etapas do funil são definidas conforme explicarei abaixo:
Topo de funil
É nessa etapa que você recebe muitos visitantes e precisa desenvolver ações para que eles se interessem pelo que você oferece.
A ideia é atraí-los de forma que eles se tornem clientes no futuro.
Essa é uma etapa fundamental e você deve investir bastante nela, caso contrário, o restante do funil não dará certo.
Meio do Funil
É nesta etapa que você vai mostrar como sua empresa pode ajudar o cliente a resolverem os seus problemas diários.
Com a nutrição desses potenciais clientes sua empresa pode eliminar objeções e convencer de que é a melhor opção de compra.
Fundo do Funil
Aqui você vai mostrar qual o propósito do seu produto, fazendo com que quem veio do meio do funil se decida pela compra.
Além disso, não cometa o erro de querer que os seus resultados sejam imediatos.
Uma boa estratégia de marketing pode demorar pelo menos 2 meses para atingir o resultado esperado. Por isso, tenha paciência.
Espero que você tenha entendido como o Inbound Marketing pode ajudar a expandir o seu negócio.
Não deixe de seguir as nossas dicas. Até mais!