Experiências musicais proporcionadas por marcas que utilizam sistema de streaming ou promovem festivais têm maior apoio do público jovem.
Experiências musicais envolvem marcas e jovens
Isso é o que uma pesquisa realizada pela FLOW Creative Core revelou.
Aproximadamente 500 jovens com idade entre 25 e 30 anos, de 14 cidades brasileiras, foram entrevistados.
O estudou mostrou que 46% dessas pessoas apoiam marcas que investem em produtos, serviços ou eventos ligados à música.
Além de ser uma forma de se comunicar com o público, marcas que valorizam a música são vistas como marcas de posicionamento autêntico.
Outro dado importante é que quase metade dos entrevistados disseram sempre estar à procura de novas bandas.
E 43% afirmaram que compartilham as novidades encontradas com grupos de amigos.
Já sobre a forma de compartilhamento, 52% dos jovens usam o WhatsApp para divulgar o que estão ouvindo com os amigos.
Dentre os serviços de streaming usados pelos jovens, o mais citado foi o Spotify.
Outras formas de engajar clientes
A intenção ao promover campanhas ligadas à música é fortalecer a conexão entre marca e cliente.
Além disso, quando uma marca patrocina um evento musical, por exemplo, os jovens se sentem mais motivados a comprar seus produtos ou serviços.
Embora não seja uma estratégia essencialmente comercial, isso revela que a música pode engajar e até mesmo atrair outros clientes.
Prova disso é a proposta que a Natura segue desde 2005 quando criou a Natura Musical.
Em seu site, a marca brasileira descreve a Natura Musical como uma plataforma que amplia a relação com o público, promove experiências engajadoras e sensoriais.
Com isso, também é possível perceber que a marca mostra uma coerência com sua proposta.
Já que usa a música como uma experiência sensorial e assemelha essa sensação da música com a experiência que seu produto proporciona aos clientes.
Outro exemplo de marca que utiliza a música para se aproximar de seus clientes e aumentar o engajamento com ações musicais, é a Red Bull.
A marca de energéticos sempre está à frente de projetos musicais.
O Red Bull Music BreakTime Sessions, por exemplo, tem foco total em atingir o público jovem.
Esse é um concurso que tem como proposta encontrar as melhores bandas nacionais para tocarem nos palcos do Red Bull Music Studios.
Percebeu que mais do que promover uma ação musical, a marca de energéticos tem toda uma rede envolvida com música?
Essa é uma forma excelente de aproximar ainda mais a imagem da marca com os hábitos do público jovem.
Além disso, reforça o posicionamento da empresa e gera maior engajamento do público com a marca.
E quando minha marca já tem relação com música?
Os exemplos dados até aqui mostram somente marcas que não tem relação direta com música.
Mas como se posicionar quando a própria marca já trabalha direta ou indiretamente com música?
É o caso da Ayoba FM e da Brasileira FM. As duas marcas são rádios locais que tocam músicas dos mais variados estilos.
Por já terem envolvimento direto com música, a saída para envolver o público de cada uma foi encontrar uma linguagem atrativa de comunicação.
Além disso, foi preciso pesquisar a melhor forma de falar com o público de cada uma das rádios.
Entrando nessa onda de se aproximar ainda mais do público a partir da experiência musical, a TK agora tem uma playlist no Spotify.
Se você quer ouvir um som durante o job ou então relaxar depois de um dia de trabalho, nós te indicamos essa playlist: clique aqui para ouvir.
Como aproveitar da melhor maneira
A pesquisa da qual falamos no início do texto mostra que é importante não pensar somente em como vender um produto ou serviço.
Mas em como é fundamental ter estratégias de posicionamento e gerar engajamento a partir de outras formas de atração.
Tudo isso revela que cada vez mais as pessoas estão em buscas de ter experiências com as marcas.
E, principalmente, serve de alerta para as marcas estarem atentas às mudanças de comportamento do público e buscar novas maneiras de atender às suas expectativas.