Mobile first ou mobile only são conceitos de criação de páginas ou sites pensados primeira ou exclusivamente para acessos em rede mobile, como smartphones ou tablets.
A era dos smartphones
O brasileiro está conectado. Cerca de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo smartphone.
Essa é uma realidade atual e que não só pode mudar a forma das marcas se posicionarem como já está mudando.
Esse número corresponde a 56% dos usuários de internet no Brasil.
Ou seja, mais da metade da população que visita a web já faz o acesso exclusivamente pelo mobile.
Outros 40% usam tanto o smartphone quanto o desktop para acessar a internet, e os 3% restantes utilizam unicamente o computador.
Esses dados mostram que o uso do mobile só aumenta, principalmente quando comparamos com o ano de 2014 em que apenas 20% da população utilizava somente o smartphone para visitar a web.
Mais do que se preocupar com dados, o importante agora é estar atento às mudanças de comportamento do público.
Apesar de muitas pessoas utilizarem o desktop, a grande maioria da população já dá preferência aos acessos pelo smartphone ou tablet, por exemplo.
A responsabilidade das marcas nesse cenário é buscar atender às novas expectativas criadas por esse novo comportamento dos usuários.
E parte do dever das empresas é pensar em uma estrutura adequada de suas páginas e sites ao formato mobile.
Mobile first: o começo de tudo
Desde o surgimento dos sistemas operacionais iOS e Android já se fala sobre a preocupação com o design de páginas para o mobile.
Esse assunto se acentuou em 2016 quando o Google comunicou que suas indexações priorizariam resultados que ofertavam primeiramente uma versão mobile de suas páginas.
Essa mudança no algoritmo do Google já revelava uma preocupação latente com a experiência dos usuários de dispositivos móveis.
Site responsivo vs Mobile firts
Vale a pena lembrar a diferença entre site responsivo e site mobile.
Ter um site responsivo significa que ele foi elaborado para funcionar nos mais diversos formatos de telas além do desktop.
Nesse caso, as informações da página podem sofrer algumas alterações para os usuários que acessarem pelo smartphone, por exemplo.
Já quando um site é pensado primeiramente para o mobile, significa que ele já foi criado para melhorar a experiência de usuários de dispositivos móveis.
Mobile only: vale a pena investir?
Muitas empresas já perceberam que os acessos de seus sites pelo desktop é quase inexpressivo.
Frente a essa nova realidade, surge uma evolução do mobile first: o mobile only.
Esse novo conceito foca sua estratégia somente para acessos em dispositivos móveis, já que a visita por desktops é baixíssima.
A tática de preparar uma página ou site inteiro pensado somente para o mobile é reflexo do impacto que os smartphones estão causando na vida das pessoas.
Grande parte dos consumidores agora é digital.
As pessoas estão sempre conectadas e pela facilidade quase sempre se comunicam e usam o celular para acessar a internet.
A tecnologia mudou o comportamento das pessoas e agora é necessário que as marcas se adaptem a essa nova realidade.
Pesquisas, navegação, compras e vendas pelos dispositivos móveis já têm números bastante expressivos.
Oferecer uma estrutura que favoreça a experiência mobile é parte de uma estratégia que precisa ser adotada pelas marcas que querem acompanhar o comportamento do público.
Até o Google entrou na onda
Há não muito tempo, o Google lançou uma peça para comemorar os 50 anos da chegada do homem à lua.
A animação conta detalhes da missão que levou a Apollo 11 ao satélite natural da Terra.
Todo o vídeo foi desenvolvido em um formato específico para a rede mobile.
Com o tamanho parecido ao dos stories do Instagram, a peça funcionou perfeitamente para atender ao hábito de acessar a internet exclusivamente pelo smartphone dos novos consumidores.
Esse é um exemplo de um material desenvolvido segundo os conceitos do mobile only.
Uma pesquisa realizada pelo Interactive Advertising Bureau, a Digital AdSpend 2019, mostrou que um terço das verbas investidas em publicidade no Brasil foram destinadas às estratégias digitais.
Em 2018, aproximadamente R$ 16,12 bilhões foram destinados para o meio digital.
Isso reforça ainda mais a importância de dar atenção ao mobile e revela que as empresas brasileiras já estão se preparando para o mercado digital.
Preparar as marcas para o mobile only é algo que as empresas que ainda não fazem devem começar a fazer imediatamente.
O mobile only surge como uma manifestação das marcas que já entenderam a nova forma de consumo das pessoas.
Para maioria dos consumidores, o mobile não é só mais uma opção de acesso, mas a única.