Essa figura que se tornou bastante forte, principalmente no cenário da publicidade, tem um poder gigante de engajar e influenciar seu público até mesmo na decisão de compra, seja de forma positiva ou negativa.

É difícil dizer, neste momento do planeta terra, que você não tem pelo menos um influenciador, ou influenciadora, favorito (a). Se não conseguiu lembrar de nenhum nickname (@), pense de novo!

E no Brasil, essa perspectiva é até mais efervescente no futebol, que é bastante favorecido, patrocinado, assistido etc. Nessa perspectiva, um dos jogadores que representa a própria nação, sendo um dos mais famosos do mundo, parece um ótimo @ para carregar o nome da sua marca numa campanha publicitária, não é?

Nem sempre.

Hoje a nossa temática será entorno da reflexão que devemos fazer em relação aos creators/influenciadores digitais: como escolher o creator/influenciador certo para representar a minha marca?

Os principais cuidados

Pesquise os conteúdos antigos produzido por eles

Se a sua empresa possuem valores verdadeiros e bem estruturados, o famoso ditado “Meu passado me condena” não vai cair bem. A gente sabe o quanto é complicado e bastante trabalhoso transpassar valores que são verdadeiros para o público. Trabalhar com propósito é para quem realmente acredita no que faz. Se esse é o seu caso, construir tudo isso para “perder” a confiança da sua comunidade em uma ação com um influenciador que foi apenas mal escolhido, não pode ser uma boa ideia.

Por isso, pesquise os conteúdos que já foram produzidos pelos que estão na sua lista de possibilidades. Busque em suas páginas oficiais quais são os conteúdos que eles mais produzem e qual o histórico deles de relacionamento com o público. Leia com atenção, veja qual é a reputação e só continue se ambos valores estão de acordo.

Saiba qual público-alvo quer atingir

Ao definir sua estratégia, saiba exatamente qual público pretende atingir. Existem influenciadores para todos os segmentos. No geral, eles são mais fortes em alguns e menos relevantes em outros. Lembre-se: é melhor falar para um “panelinha” que seja a sua, do que para várias que não estão interessadas no que você tem a oferecer.

Esse ponto é importante para conseguir mapear exatamente qual público precisa atingir para ter resultados relevantes e mensuráveis.

Qual o conteúdo que seu influenciador digital mais se destaca?

É bastante comum que um influenciador tenha se tornado relevante a partir de conteúdos específicos que construíram. Dentro dessa ótica, a produção de conteúdos pode ser bastante diversa, por exemplo:vídeos, podcasts ou fotos, por exemplo.

Discuta qual o tipo de conteúdo é o “carro chefe” desse creator e tente elaborar uma campanha a partir dessa informação. Evite o equívoco de impor um formato que não faz sentido para o público atual deste creator, como focar na ideia de textos sendo vídeos o consumo desse público. Tente buscar um equilíbrio entre a sua campanha e o creator.

Números reais = Pessoas reais

A busca por números e seguidores a qualquer custo nas redes sociais é uma realidade em nossa sociedade. Isso gera, porém, um grande problema na hora de escolher qual influenciador é ideal para a sua marca. Números não interagem, apenas pessoas podem fazer isso. Ter um número alto de seguidores não significa ter um engajamento alto.

Tenha muita atenção ao avaliar se as publicações deles trazem alto número de comentários, curtidas ou compartilhamentos = engajamento. A audiência precisa ser verdadeira para a sua campanha ter sucesso.

Dica de leitura: Atualização do Facebook: Segmentação exige atenção das marcas