Algumas definições como identidade visual, branding e marca podem gerar confusão quanto aos seus significados.
Embora os termos se relacionem, eles têm algumas diferenças entre si.
Seja você CEO da empresa ou profissional de marketing que busca entender mais sobre o assunto, este artigo pode te ajudar a diferenciar os três conceitos.
Se esse é um tema que te interessa, continue sua leitura!
A identidade visual vai encantar seus clientes
O que leva um cliente a comprar com uma empresa? Preço, localização, atendimento, qualidade do produto?
Todos esses fatores são extremamente importantes e essenciais para toda marca.
Mas a identidade visual é o que vai encantar ainda mais seu público.
Quando os elementos que compõem a identidade visual são bem trabalhados, sua marca ganha uma referência positiva no imaginário das pessoas.
Mas o que é identidade visual, afinal?
É isso que vamos explicar agora!
O que é identidade visual?
Basicamente, a identidade visual é o conjunto de elementos visuais que representam uma empresa ou produto.
Cores, tipografia, formas, ícones, texturas são alguns dos símbolos gráficos que podem compor algo maior para uma marca que é o logo.
Quando falamos em uma marca, geralmente a primeira que nos vem à cabeça é o logo ou pelo menos as cores que envolvem uma marca ou produto, correto?
E é justamente por isso que a identidade visual é tão importante para as estratégias de marketing.
Uma empresa com identidade visual forte e marcante certamente será mais lembrada pelos consumidores.
Ao começar a desenvolver uma identidade visual, é preciso levar em conta o que a empresa deseja transmitir e como pretende se posicionar no mercado.
E um dos principais desafios é tornar real e material todas essas idealizações.
Um exemplo para ficar mais claro
Como exemplo de identidade visual forte, podemos citar o McDonald’s.
Temos certeza que ao ler o nome da marca você já o associou com as cores amarelo e vermelho, não é verdade?
Isso acontece porque as cores do McDonald’s são tão marcantes que já estão no imaginário da pessoas, mesmo que inconscientemente.
As cores da rede de fast-food também não foram escolhidas aleatoriamente.
Vermelho e amarelo, juntos, transmitem a sensação de que as coisas deve acontecer rápido.
E nada mais eficiente do que isso para uma marca que propõe vender alimentos de forma rápida, automatizada e em grande escala.
As marcas estão apostando na simplicidade
Sabe aquela história de que é somente o bonito que vende?
Realmente, as pessoas compram com os olhos muitas vezes, mas é importante que a identidade visual seja muito mais do que isso.
O logo precisa captar profundamente a essência da marca e o que ela representa.
O que é marca?
Até agora citamos várias vezes a palavra marca.
Mas você sabe o que ela realmente significa?
Marca é tudo aquilo que envolve um negócio, de maneira geral.
Ou seja, marca é o logo, é a experiência do usuário com o produto, é característica individual de um produto ou serviço, é algo que vai diferenciar um produto dos demais.
A marca é uma das estratégias do branding, como você vai ver no próximo tópico.
É com ela que um negócio irá começar a se posicionar no mercado.
Para ajudar no entendimento, vamos dar alguns exemplos.
O cheiro característico da Melissa.
Tanto sua loja quanto suas sandálias têm um cheiro único e particular.
Esse cheiro é um dos fatores que fazem o consumidor reconhecer que está adquirindo um produto Melissa.
O mesmo acontece com a loja Farm e seu cheiro e estampas característicos.
O sabor do refrigerante da Coca-Cola também é um bom exemplo.
Assim como as três listras da Adidas e também como o “Hello Moto” da Motorola.
E o que é o tal do Branding?
Agora que você já compreende o que é identidade visual e marca, vamos começar a falar sobre branding.
Branding é todo processo que envolve as estratégias de posicionamento e gerenciamento de uma marca.
É ele que vai ditar como sua marca será vista e percebida pelo seu público.
Ou seja, estamos falando sobre transmitir os valores da marca através da gestão de posicionamento para uma audiência.
Branding envolve as experiências que os consumidores terão e também quais percepções eles deveriam ter sobre a marca.
Todas as ações de uma marca fazem parte e são planejadas pelo branding.
A identidade visual também é um processo que faz parte do branding.
Uma vez que ela integra as estratégias de comunicação e de posicionamento no mercado.
A importância disso tudo para seu negócio
Pensar na identidade, na marca e no branding é indispensável para você que quer ser mais do que um negócio comum.
Traçar essas estratégias de comunicação ajudam sua empresa a se posicionar no mercado e ganhar reconhecimento do público.
Nesse processo, é importante que você e time responsável desenvolvam um trabalho que realmente reflita a essência da empresa.
É preciso tomar cuidado para construir uma imagem de marca que corresponda à verdade.
Dê atenção aos detalhes e procure criar estratégias que realmente representem seu negócio.