Você sabe o que é Marketing de Causa? Com certeza, o nome não é tão familiar, mas provavelmente você já teve alguma experiência com esse tipo de marketing. Para te explicar, podemos citar alguns exemplos bem conhecidos, como o McDia Feliz, Teleton e o Criança Esperança.
Se você quer saber mais sobre o assunto, no decorrer deste texto vamos aprofundar sobre essa estratégia.
O que é o Marketing de Causa?
O Marketing de Causa são ações de divulgação de empresas realizadas com o objetivo de apoiar alguma causa.
Olhando apenas o conceito pode parecer que a estratégia é pouco utilizada ou que não recebe tanta notoriedade. No entanto, se pensarmos em ações concretas, como o McDia Feliz, do Mc Donalds, o Marketing de Causa é comum e tem uma excelente aceitação das pessoas, exatamente por promover o bem e ajudar uma instituição séria e comprometida.
No caso do McDia Feliz, todo o lucro da venda do sanduíche Big Mac feita nessa data é destinada ao combate do câncer infantil.
Outro exemplo é o programa Teleton apresentado pelo SBT, cuja verba dada pelos anunciantes é doada para a AACD, uma associação que presta assistência a crianças deficientes. A emissora cede o horário para apresentação de artistas e arrecada o dinheiro durante 24 horas.
Da mesma forma é o Criança Esperança, transmitido pela Rede Globo, que destina a verba para projetos apoiados pela Unicef.
Marketing de Causa x Marketing Social
Algumas pessoas confundem o conceito de Marketing de Causa com Marketing Social, porém, não é a mesma coisa.
O Marketing Social é sempre promovido por organizações do terceiro setor e suas ações buscam disseminar a importância dos projetos que realizam. A partir disso, arrecadam fundos para dar sequência a essas atividades.
Como explicamos anteriormente, o Marketing de Causa diz respeito a ações promovidas por empresas apoiando uma instituição ou causa. Usando também o exemplo anterior, o McDonalds promove as vendas do seu sanduíche e doa o lucro, em contrapartida, divulga o seu produto e sua marca.
Para que o Marketing de Causa seja efetivo é necessário que haja comprometimento legítimo, para que assim, a empresa seja reconhecida pelo que fez. Ou seja, não adianta a empresa se aproveitar da causa para ganhar visibilidade, é preciso que ela esteja engajada em gerar um ganho para o projeto apoiado.
Conheça agora algumas ações de Marketing de Causa que funcionaram e contribuíram para o sucesso de uma marca.
Restauração da Estátua da Liberdade
Essa foi a campanha que originou o termo Marketing de Causa. A ação ocorreu em 1983, pela American Express.
A cada vez que os clientes usavam o cartão da bandeira American Express, a empresa doava um centavo de dólar para restaurar o monumento de Nova York. O repasse também acontecia a cada novo cartão emitido.
1,7 milhões de dólares foram repassados em apenas quatro meses de campanha, número que representou um aumento de 28% nas transações. Além disso, houve um aumento de 45% nos números de novos cartões emitidos.
Água potável para regiões que sofrem com a seca
A ação foi realizada em 2017 pela Ambev, gigante do segmento de bebidas. Ela reverteu 100% do lucro da venda de água mineral para projetos de acessos à água potável do semiárido brasileiro.
Com menos de um ano de campanha, a empresa conseguiu arrecadar R$ 1 milhão.
Troco Solidário em prol de instituições
Diversas empresas realizam a campanha do Troco Solidário com o objetivo de ajudar entidades.
Funciona assim: a cada cliente que paga suas compras com dinheiro, o operador o convida a doar o troco para ajudar as instituições apoiadas. Essas são escolhidas pelas próprias empresas que participam da campanha.
A Havan, rede de lojas de departamento, é uma das organizações que participa da campanha Troco Solidário. De 2010 para cá, mais de 8 milhões de reais já foram arrecadados.
Promoção do empreendedorismo
Esse exemplo é para mostrar que não são apenas grandes empresas que fazem Marketing de Causa.
A Cactos Restaubar é uma hamburgueria localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais.
A hamburgueria repassou 5 reais do valor de três opções de hambúrguer que havia no seu cardápio para ajudar o FA.VELA. A entidade é a primeira aceleradora de base favelada do país e o dinheiro foi usado para a campanha Abrace o Brasil.
O projeto tem o objetivo de criar um espaço onde pessoas de favelas e periferias do país que desejam empreender tenham acesso a equipamentos e serviços básicos para desenvolver a ideia e o negócio.
Em menos de um mês de campanha, a hamburgueria arrecadou aproximadamente mil reais para ajudar a organização.
Conclusão
O Marketing de Causa é uma estratégia que contribui para um maior engajamento da marca, posicionamento que vem sendo muito exigido pelos consumidores atuais. Não basta se acomodar em uma comunicação superficial e que foca em produtos e vendas. Os clientes desejam conhecer o que a empresa pensa, seus objetivos e opiniões, além de cobrarem uma contribuição efetiva para a sociedade.
Nesse sentido, o Marketing de Causa é uma excelente alternativa para agregar visibilidade para sua empresa e entregar o que o consumidor espera, vinculando a marca com um projeto que ajuda a promover transformações sociais, econômicas e ambientais.