Não adianta sua empresa ter uma postura no mundo real e o posicionamento digital dela ser completamente diferente. É fundamental que os dois posicionamentos andem lado a lado para que as pessoas consigam visualizar o que a sua empresa realmente tem a oferecer.
Por isso, elencamos neste artigo algumas dicas sobre posicionamento digital.
Por que ter um bom posicionamento digital é importante?
É comum olharmos blogs ou páginas do Facebook de algumas empresas e vermos posts que nada têm a ver com o que a empresa propõe.
Algumas empresas costumam fazer posts dando “bom dia”, publicando algum fato curioso ou até mesmo contando uma piada para engajar o seu público.
Essas publicações geralmente engajam, humanizam a marca e geram boa repercussão, por outro lado acabam se distanciando da realidade de mercado em que a empresa atua. E é aí que está o problema: a empresa fica conhecida por conteúdos superficiais e aleatórios, que não focalizam o produto ou serviço que ela tem a oferecer.
Os conteúdos postados na rede não precisam ser sempre sérios e rígidos, mas é fato que precisam ter relação com a área de atuação da empresa. Número de curtidas e comentários em uma publicação não resultam necessariamente em sucesso e lucro. O conteúdo ajuda a alavancar vendas quando é relevante e transmite confiança ao cliente, fazendo-o acreditar nas propostas da empresa.
Dessa forma, é fundamental que os conteúdos sejam bem direcionados para que a empresa consiga prospectar clientes que realmente se interessem por aquilo que ela tem a oferecer.
A importância da definição de conteúdo para o posicionamento digital da sua empresa
Entenda que o posicionamento não vai acontecer na sua empresa, mas sim na visão que seu cliente tem dela. E para criar essa boa imagem, é fundamental que as publicações tenham um conteúdo relevante e que estejam de acordo com o que a empresa realmente é.
Nesse sentido, a manutenção de um foco no conteúdo das postagens também pesa quando o assunto é construção da imagem de marca. Tudo que é publicado na internet sobre a empresa influencia diretamente na visão que o cliente possui da marca, por isso é tão importante a coerência com o que segmento em que ela atua e com a essência que ela deseja transmitir.
Além disso, manter o foco no mercado de atuação da empresa aumenta as chances dela ser reconhecida exatamente pelo que faz. O que contribui para que no imaginário do cliente ela seja lembrada sempre que o segmento do negócio vir à tona.
Por outro lado, quando você foge do tema da sua marca, você dá margem para que o seu público fique descontente com a sua empresa. E isso não traz nenhum benefício para sua empresa em troca dessa perda. Pelo contrário, pode afastar quem realmente tem interesse no que sua marca vende.
Demonstrar sua autoridade no assunto pode não tornar sua página tão popular, mas irá transmitir confiança e atrair o interesse daqueles que procuram uma solução para o problema que possuem.
Como oferecer um bom conteúdo para o seu público?
Sem dúvida, o mais importante é produzir conteúdos relevantes e educativos para seu público. Contudo, primeiro é fundamental saber qual a imagem ideal que sua empresa deseja conquistar, quem é o seu público alvo e qual o conteúdo que será trabalhado.
Essas perguntas te ajudar:
Qual a imagem que a sua empresa deseja fixar na cabeça do cliente?
Aquela que entende sobre determinado assunto? Aquela que mostra uma boa solução? Aquela que é mais barata? Aquela que garante resultados?
Sobre o público-alvo:
Qual o perfil do seu público? Qual a idade? O que eles desejam da sua empresa? Quais as suas necessidades? Quais os seus desejos?
Sobre o conteúdo:
Este conteúdo condiz com a essência da empresa? O que ele irá agregar para construção da marca? É atrativo e relevante para o público?
Espero que você tenha entendido a importância de ter um bom posicionamento digital. Por isso, não deixe de seguir a mesma linha de raciocínio tanto no mundo real como no virtual.
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