O que é o Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é o resultado de lutas, reivindicações e posições que o público feminino assumiu ao longo do tempo, principalmente em meados da segunda metade do século XIX, em que a mulherada saiu às ruas para exigir melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos.

Obviamente que a luta não acabou em 8 de março de 1908, com as manifestações (sensatas) das trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova York, que exigiam o voto feminino e o fim do trabalho infantil.

Muito menos em 25 de março de 1911, quando 145 trabalhadores, sendo a maioria mulheres, morreram em um incêndio em uma fábrica de tecidos em Nova York, devido a condições precárias de segurança.

O Dia Internacional da Mulher foi instituído pela ONU não apenas para exaltar o público feminino, ao redor do mundo encontra-se debates, manifestações, conferências e várias outras atividades relacionadas para falar do papel das mulheres na sociedade no dia 8 de março.

No entanto, mesmo que as mulheres tenham tido conquistas importantes, a luta continua, as reivindicações e os posicionamentos aumentam a cada dia, e a conscientização sobre quem são as mulheres do século XXI são cada vez mais significativos, graças a globalização.

Em meio a este cenário é importante falar a respeito dos esforços que precisam ser feitos para diminuir todos os dias o preconceito e a desvalorização da mulher no mercado de trabalho.

Para tanto, ter iniciativas dentro do ambiente de trabalho não somente no Dia Internacional da Mulher ou no Outubro Rosa, mas todos os dias auxiliam no empoderamento das colaboradoras e valorização das mesmas.

Como deixar o ambiente de trabalho mais produtivo

A produtividade de uma equipe depende de uma série de fatores que estão correlacionados. Quando falamos de iniciativas que ultrapassam datas como o Dia Internacional da Mulher, nos referimos a deixá-las cientes todos os dias de que o seu papel na equipe é fundamental.

De acordo com uma pesquisa da revista digital Meio & Mensagem, pouco a pouco tem crescido a presença feminina nas áreas de criação das grandes agências do país.

Hoje as mulheres representam 26% dos profissionais que atuam na área de comunicação como vice-presidentes, diretores de criação, redatores e diretores de arte.  

Esta porcentagem está bem longe de ser a ideal, por isso que se faz necessário iniciativas diárias no ambiente de trabalho para oferecer oportunidades, desenvolver habilidades e reconhecer o talento das mulheres na sua empresa que não sejam focados apenas no Dia Internacional da Mulher.  

Criar ambientes mais humanizados, fazendo prevalecer o bem-estar e garantindo que a hostilidade seja combatida quando apontamentos, ideias, novas estratégias e interesse em novos cargos sejam feitos por mulheres, é de suma importância para criar um ambiente mais produtivo.

Ainda há um desencorajamento das mulheres dentros das empresas a assumirem maiores responsabilidades, seja por colegas de trabalho ou pela própria diretoria.

Muitas vezes os talentos femininos das equipes são apenas lembrados no Dia Internacional da Mulher com fotos e flores, mas e o resto do ano? Valorizar as profissionais que trabalham na mesa ao lado é fundamental para que a equipe seja unida, produtiva e competitiva.

#FemaleTalent: Os talentos femininos na comunicação

Na indústria da comunicação há uma desvalorização da mulher, pois empresas, faculdades e a própria publicidade sustentam estereótipos de que não existe talento feminino para empreender na comunicação ou ter iniciativas em áreas relacionadas.

Por isso a equipe da TK realizou uma pesquisa interna com a ala feminina para conhecer quais são as suas principais referências na área, para entendermos qual é o tipo de profissional que elas se inspiram e integrá-las ao Female Talent deste post.

O movimento #FemaleTalent dentro da agência, surge como uma proposta de valorização do talento feminino para que o ambiente corporativo seja mais produtivo e oportuno para as mulheres, independente de ser uma data comemorativa, como o Dia Internacional da Mulher ou não.

Existem algumas características que destacam vários tipos de talentos femininos, por este motivo listamos 4 deles para você conhecer as habilidades das mulheres da comunicação que a nossa equipe se inspira. Confira abaixo:

#FemaleTalent 1: Ter jogo de cintura

Uma das bases dos talentos das mulheres é ter jogo de cintura em situações adversas, conseguindo encontrar soluções, negociar e transformar problemas em oportunidades.

A partir do momento em que se dá abertura para uma mulher expor a sua opinião em reuniões e no próprio ambiente de trabalho, é possível encontrar uma fonte de ideias que, somadas com outras, constroem estratégias sólidas e criativas.   

A Rafaela Cappai, empreendedora criativa (e mais uma montanha de outras coisas), é idealizadora da empresa Espaçonave: Empreendedorismo Criativo, que nada mais é do que uma instituição de educação, criatividade e desenvolvimento pessoal, que auxilia pessoas a terem jogo de cintura em um mundo em transição.

A Rafaela e a equipe da Espaçonave, fazem um trabalho incrível para pessoas empreenderem com propósito, para construir uma nova economia a partir dos seus talentos e criatividade.

É preciso de muito jogo de cintura para transformar pessoas e negócios, e isso é algo que a Rafaela tem de sobra. Assim como a jornalista, escritora, documentarista e colunista do El País, Eliane Brum.

Em tantos ramos da comunicação é necessário ser uma pessoa dotada de jogo de cintura para se dobrar, desdobrar e dobrar de novo, com uma carreira consolidada como de Eliane Brum.

Sem dúvida para o Dia Internacional da Mulher e para marcar o #FemaleTalent não se pode esquecer a dupla de publicitárias Cris Bartis e Ju Wallauer, que comandam um dos podcast mais competentes do Brasil, o Mamilos.

O podcast é um dos mais comentados do país, e como estamos falando de jogo de cintura, nada melhor do que os programas desta dupla que traz assuntos delicados para debate, como depressão, violência policial, Síndrome de Down, cultura do estupro, ICMS, trabalho escravo, adoção e relacionamento abusivo.

É preciso mais do que jogo de cintura para não falar friamente de temas delicados, muito menos soar ofensivo às pessoas.

#FemaleTalent 2: Dar Conta do Recado

A capacidade das profissionais femininas de darem conta do recado, independente do trabalho, não é uma novidade para muitos, porém é valorizada por poucos.

No Dia Internacional da Mulher pode-se falar sobre habilidades das mulheres nesta data, mas é necessário lembrar que elas são fundamentais para qualquer negócio todos os dias.

Valorizá-las é fundamental para mostrar que o trabalham que fazem é importante e estão sendo reconhecidas por isso. A rede social (ou microblog) Twitter, criou a conta Twitter Women em 2014, para empoderar mulheres e ajudá-las a serem líderes em todo o mundo.

Com frases motivacionais e notícias sobre eventos para mulheres, a Twitter Women é uma iniciativa que busca ajudar mulheres a darem conta do recado a partir de várias inspirações e informações relevantes.

No Brasil há um portal sem fins lucrativos que procura reunir o “maior mapa de talentos femininos nas áreas de publicidade, design e conteúdo”, o More Grls.

O More Grls é uma proposta diferente para apresentar às empresas várias criativas que atuam no mercado hoje, o site funciona como um catálogo para mostrar o trabalho por área de atuação, nível de experiência, habilidades e localização.

Para falar de mulheres que dão conta do recado no período do Dia Internacional da Mulher, é preciso falar da Co-Fundadora da empresa Hybrid Colab, Ana Cortat.

Ana Cortat foi a primeira publicitária negra a ser vice-presidente de uma das dez agências mais grandes do país, e possui uma carreira de sucesso no âmbito da publicidade.

Para chegar até o topo e continuar subindo, Ana precisou de reconhecimento da equipe e entender que ela era capaz de realizar o seu trabalho e muitos outros da melhor forma possível.  

Da mesma forma Thaís Fabris e Maria Guimarães, fundadoras da 65|10, uma consultora criativa para empresas que desejam se comunicar com o público feminino. Para uma empresa com a missão de mudar o papel da mulher na publicidade e acompanhar a nova mulher na sociedade brasileira, é preciso ter confiança no seu trabalho.  

Outra mulher que é uma inspiração para dar conta do recado de qualquer desafio é a Nana Queiroz, idealizadora da Revista AZMina. A revista trabalha com um jornalismo em defesa da mulher, e graças a ela a Nana entrou como uma das mulheres com mais destaque em 2014 do UOL, Brasil Post e do think tank feminista Think Olga.

#FemaleTalent 3: Tirar qualquer situação de letra

Não basta apenas falar no Dia Internacional da Mulher, que elas sabem realizar as suas tarefas com facilidade, que conseguem conversar e debater sobre diversos temas.

Assuntos sérios, delicados e recentes podem ser complicados de se falar a respeito, no entanto, existem mulheres que conseguem tirar de letra e se tornam referência e influencers, este é o caso de Mirian Bottan, Nátaly Neri e Carol Rocha.

A Mirian Bottan é uma digital influencer que rompe com a pressão estética e padrões corporais, ela  venceu a bulimia e hoje conta a sua história nas redes sociais para ajudar mulheres que possuem a mesma doença que ela anos atrás.

Já a Nátaly Neri é uma youtuber que incentiva a autonomia, principalmente, de mulheres, no consumo de moda e proporciona discussões sobre o lugar da mulher negra no mundo.

A publicitária Carol Rocha, é integrante do podcast Imagina Juntas, onde há debates sobre cultura pop, trabalho e dinheiro. A Carol é uma das digital influencers mais relevantes da atualidade, pois sempre procura trazer conteúdo relevante sobre diversos assuntos.

#FemaleTalent 4: Dar um golpe de mestrA

O público feminino deve ser lembrado, entre tanta outras coisas, por sua perspicácia, realização de ações muito precisas e de grande dificuldade. O empoderamento feminino vem alcançando patamares altos nos últimos anos, mulheres que trabalham na indústria da comunicação mostram do que são capazes.

Um bom exemplo disso é a Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, a primeira plataforma de entretenimento financeiro do mundo. Após conseguir ter uma carreira como repórter especial consolidada, Nathalia decidiu sair da zona de conforto e a dar o seu golpe de mestre e criar o Me Poupe!

Outra mulher fantástica quando estamos falando de vencer grandes desafios, é a Martha Gabriel, que hoje é considerada um dos principais pensadores digitais do Brasil.

Martha está rankeada entre os 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro, ela é autora de best sellers sobre o meio digital, é palestrante keynote internacional, executiva e consultora nas áreas de business, inovação e tendências digitais.

Falar sobre o Dia Internacional da Mulher e a importância de se ter referências femininas na área da comunicação, é lembrar de Joanna Monteiro, escolhida como a mais criativa do mundo em 2014.

Atualmente Joanna atua como Chief Creative Officer (CCO) da FCB Brasil, a publicitária já passou por grandes agências do país e para alcançar o título de mais criativa do mundo precisou amadurecer e crescer dentro do seu ambiente profissional, além de possuir oportunidades para falar e ser ouvida.

As mulheres presentes no #FemaleTalent são algumas das inspirações femininas da TK, é importante ressaltar que não basta apenas elogiar ou valorizar a ala feminina da sua equipe somente no Dia Internacional da Mulher, é necessário fazer disso um hábito, pois, como o site Businnes Insider apresenta, as mulheres “estão em menor número nos departamentos de criação de agências de publicidade. Porém, estão muitas vezes por trás de algumas das ideias mais criativas”.