Neste artigo daremos dicas realmente relevantes para você iniciar um bom planejamento de marketing digital e potencializar a forma como realiza negócios ou vende seus produtos. Confira!

Num mundo cada vez mais conectado, um bom Planejamento de Marketing Digital pode ser um divisor de águas na forma como você promove seu produto ou serviço e atrai seu público consumidor.

Se sua empresa deseja expandir ou fortalecer sua participação no mercado, tenha em mente a importância de desenvolver estratégias de marketing digital que gerem resultados reais.

Segundo dados da pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil realizada em 2016 pela CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), 61% dos brasileiros usam a internet.

Sob este prisma podemos afirmar que, seja qual for o seu negócio, 61% do potencial público consumidor de seu produto ou serviço está a alguns cliques de distância.

Mas você sabe quando, onde e como agir para alcançar estas pessoas e atingir seus objetivos utilizando a internet a seu favor?

Talvez você já tenha criado um site legal para sua empresa, ou mantém uma página no Facebook devidamente nutrida ou tenha até investido em anúncios no Google ou nas redes sociais, correto?

Mas você tem obtido resultados com as ações que tem realizado?

Quando falamos em resultados, isso não significa cliques, curtidas, compartilhamentos ou acessos na sua página.

Estamos falando de resultados reais no balanço da sua empresa; aumento das vendas ou crescimento do número de contratos fechados; maior número de ligações recebidas, orçamentos feitos, atendimentos realizados, prospectsalcançados etc.

Você sabe por que às vezes é tão difícil obter resultados reais?

Já parou para pensar que ações de marketing digital desarticuladas, isoladas e sem uma definição estrategicamente estabelecida normalmente não trazem resultados palpáveis ou recorrentes?

Você acredita que a sua empresa está dando a devida atenção para as ações no ambiente digital?

UM PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL SERIA A SOLUÇÃO?

Bom… se você não tem as respostas para estas considerações que fizemos, talvez o erro esteja na falta de estratégia.

Para que sua empresa obtenha resultados reais é necessário desenvolver e executar um bom Planejamento de Marketing Digital. Nele será possível definir as ações estratégicas que podem trazer reais benefícios.

Recomendamos também que você não economize no tempo a ser investido em desenvolver estas estratégias de qualidade. Essa parte do processo é fundamental, é uma das partes que mais se trabalha, e é ela que funda as bases para que as ações atendam as expectativas e dêem resultados.

Um Planejamento de Marketing Digital é a ferramenta de gestão ideal para que você consiga definir os objetivos da sua empresa referentes ao próximo período e um documento no qual é possível estabelecer todas as ações estratégicas no meio online necessárias para atingi-los.

Seja qual for o objetivo da sua empresa, um Planejamento de Marketing Digital pode ser a solução para entender, definir e traçar as melhores estratégias que o levarão a obter os resultados esperados.

E se você está se perguntando como fazer tudo isso funcionar, dá a mão aqui pra gente, pois vamos te mostrar os 3 primeiros passos que você deve dar para fazer um bom Planejamento de Marketing Digital.

Passo 1

PESQUISE PROFUNDAMENTE

Um bom planejamento só pode ser feito após o estudo aprofundado do seu negócio.

Esta etapa é de fundamental importância, pois você deve saber com exatidão onde está pisando.

Você deve, antes de mais nada, buscar informações (que devem ser atualizadas com frequência) sobre seu mercado, sobre a viabilidade econômica da região e sobre seu potencial cliente.

Além disso, estas pesquisas devem contemplar desde ações de seus concorrentes (seus pontos fortes e suas fraquezas) e demais empresas que estão inseridas no seu mercado (como fornecedores e intermediários) até o comportamento de compra e o perfil das pessoas que possam se interessar pelo seu produto ou serviço.

Às vezes a maior dificuldade que um empresário tem para criar um bom Planejamento de Marketing Digital é saber que conhece sua marca e entende do seu produto ou serviço mas ao mesmo tempo não compreende como o mercado funciona ou como é a jornada de compra de seu potencial cliente.

Além de olhar para fora, olhe para dentro. Faça um diagnóstico sincero do seu negócio, analise números, descubra quais ações deram resultados e porque e quais deram errado e porque.

Este é um passo delicado, em que às vezes é necessário abrir feridas e encarar problemas que estão sendo “varridos para debaixo do tapete”

Converse com outras pessoas, ouça especialistas, levante, leia e entenda dados, analise o mercado e não esqueça de fazer a persona de seu cliente ideal.

Entender estes cenários é um dos passos mais importantes para poder traçar as estratégias dentro de um Planejamento de Marketing Digital que traga resultados reais.

Passo 2

DEFINA OBJETIVOS TANGÍVEIS

Aí vem um dos pontos que geram mais confusão. Nesse momento você deve ter em mente um única coisa:

As metas que você deseja alcançar são realmente possíveis de atingir?

Antes de pensar em escalar seu negócio, conquistar cifras estratosféricas ou alcançar milhares de novos clientes, você tem que ter consciência de onde está e para onde quer ir, com a segurança de não dar um passo maior que a perna.

Defina seus objetivos de maneira clara, embasando-se nos dados levantados durante a pesquisa. Objetivos mais coesos, pautados em informações precisas, têm uma chance maior de serem realizados.

Portanto, esta é a hora de manter os dois pés no chão, olhando para frente sem esquecer do que te levou chegar até ali.

Ah! Um detalhe importante: se sua empresa tem algum funcionário além de você, lembre-se que sozinho você não vai a lugar algum!

Se seus objetivos forem coerentes e possíveis, sua equipe também terá mais foco e consequentemente o comprometimento será maior.

De maneira geral, uma equipe segue seu líder. Se você não tiver objetivos claros, provavelmente sua equipe também se sentirá perdida e assim as metas dificilmente serão atingidas.

Passo 3

TRACE UM PLANO DE AÇÕES

Agora que você já se municiou de informações e posicionou os alvos, que tal colocar no papel, junto com sua equipe, quais as atividades que serão executadas?

Defina para cada uma delas:

  • Qual o tipo de ação;
  • Qual o objetivo;
  • Quem é o responsável por executar;
  • Qual o investimento necessário;
  • Como será o cronograma e qual o prazo final (pense o que deve ser feito a curto, médio e longo prazo)

Lembre-se que cada ação deve ser adaptada ao canal ou plataforma que será veiculado. Por exemplo, se você pensa em criar um artigo para blog saiba que ele tem um estrutura diferente de um post ou um roteiro de vídeo para anúncio no Facebook.

Se você pensa em criar um funil de vendas, não se esqueça que essa ação tem uma sequência mais extensa a ser executada e é mais delicada ainda, pois, para que funcione é necessário que o material de cada etapa seja personalizado ao canal a ser utilizado, mirando o objetivo final.

Com um plano de ação claro e detalhado você evita o retrabalho e assim se previne de um possível desperdício de tempo e recursos.

Não se esqueça de ter cartas na manga para as exceções e imprevistos. Observação importante: exceções e imprevistos devem ser coisas atípicas, incomuns, que não podem ser calculadas ou pensadas com antecedência. Exceções e imprevistos não podem se originar em omissões.

Monitore as ações e analise as métricas para ter um real panorama da eficácia de sua estratégia. Não se esqueça que as ações podem ser reajustadas ao longo do caminho se os resultados obtidos estejam ficando abaixo do esperado.

Analisar e acompanhar as ações de perto é a garantia que você tem para saber se sua estratégia está dando certo ou se ela deve ser afinada.

CONCLUSÃO

Como dizem no cinema: 3, 2, 1, ação!

Fazer um bom Planejamento de Marketing Digital não é uma tarefa fácil, mas é uma das mais importantes pois é neste documento que você vai conseguir traçar o caminho a percorrer, de forma segura e estruturada, até atingir seus objetivos.

Não importa se você tem uma pequena, média ou grande empresa, é no Planejamento de Marketing Digital que você pode definir o que fazer para usar a internet a favor do seu negócio e assim potencializar sua performance para vender seus produtos e serviços.

E atenção: um planejamento bem feito não significa um documento extenso e lotado de palavras. Evite ser redundante ou prolixo. Quanto mais direto e conciso, melhor. Este é o momento de filtrar as informações mais relevantes e ser claro e objetivo ao traçar as metas e as ações que serão necessárias para atingi-las.

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