Seja para reativar leads dormentes ou para recuperar aqueles que foram perdidos, o fluxo de recuperação é uma ferramenta fundamental para quem trabalha com vendas. 

Desde clientes que já conhecem a sua empresa, mas não fecharam negócios em um determinado momento (não importa a razão dada na época) e até mesmo aqueles que nunca chegaram a continuar o contato inicial, existem diversas estratégias dentro do marketing para que eles sejam abordados de formas interessantes, conquistando a atenção de quem realmente vê valor no que você tem a oferecer. 

O nome desta estratégia é o remarketing. 

O remarketing nada mais é do que fazer o marketing novamente para o mesmo lead. Aqui, a ideia é reativar o interesse de alguém ao entrar em contato mais de uma vez com essa pessoa.

Você já notou os e-mails que recebe de grandes e-commerces quando coloca um produto no seu carrinho mas não finaliza a compra? Ou até mesmo quando recebe um desconto especial por ter buscado certas categorias? 

O objetivo do remarketing é justamente esse: aumentar a conversão de vendas ao entrar em contato com leads que não efetuaram a compra por qualquer razão que seja, com  uma tentativa de reativar o seu desejo de compra, trazendo tanto a memória daquela busca ou até mesmo gatilhos que facilitam você a fechar um negócio, como brindes, benefícios e descontos em cima do valor inicial.

Quando aplicamos a estratégia de remarketing em nossos leads, temos que ter em mente três pontos muito importantes: 

  • Elas precisam ser mensagens focadas naquilo que o seu lead está buscando (como o produto deixado no carrinho); 
  • Elas precisam ser personalizadas, aproximando o lead da sua marca de forma não-agressiva e convidativa; 
  • E, sempre que possível, ela precisa oferecer algum gatilho de venda que seja chamativo para o lead em questão. 

Como posso aplicar o remarketing? 

Assim como toda estratégia de e-mail marketing, o remarketing precisa de um planejamento dentro dos seus disparos. A forma mais fácil de fazer isso é separando os seus leads perdidos em listas. Alguns exemplos são: 

  • Clientes que nunca abriram carrinho de compras; 
  • Clientes que abandonaram carrinhos de compras; 
  • Clientes que compravam na loja e estão há XX meses sem retornar; 

Claro, isso tudo tem que estar alinhado com a sua proposta de negócios e com os produtos que você oferece, mas fica a ideia principal: cada categoria de lead perdido precisa ter uma abordagem personalizada que seja interessante para ele.

Clientes que nunca efetuaram compras podem receber incentivos de descontos de primeira compra. Clientes que abandonaram carrinhos podem receber mensagens de desconto em seus itens específicos ou até mesmo mensagens de baixo estoque. 

Já clientes mais antigos, que deixaram de comprar na sua loja, podem receber mensagens com desconto especial para “clientes que sentimos saudades” ou brindes especiais para lojas que usam sistemas de pontos de fidelidade. 

O que é mais importante para o remarketing? 

É que você saiba diferenciar os seus leads de forma interessante, sempre se comprometendo com aqueles que valorizam o seu negócio e seus produtos. Muitas vezes captamos leads que estão apenas pesquisando, sem interesse de compras no momento e o remarketing, nestes casos, pode parecer como algo agressivo, afastando o lead de vez da sua loja. 

Tenha sempre em mente que, ao enviar e-mails de remarketing, você mantenha um tom amigável e convidativo, revisando as listas sempre que usuários não responderem de imediato às suas tentativas de contato e colocando-os em uma nova lista para tentar novamente mais para frente. 

Como utilizar o remarketing de forma inteligente

O remarketing por si só é apenas uma ferramenta para aceleração de vendas e pode ter melhores resultados quando combinado a estratégias de Inbound marketing e landing pages, gerando ainda mais confiabilidade e valor para os seus leads

O foco aqui é em construir um relacionamento duradouro para evitar a perda de leads em outros momentos durante a jornada do cliente e também posicionar a sua marca de forma mais clara dentro do mercado, buscando técnicas de Branding e Customer Experience dentro de um planejamento de comunicação bem feito e que valorize a sua relação com clientes e possíveis clientes. 

Montar um plano de comunicação digital é o primeiro passo para que você tenha um ciclo de leads sempre em movimento e sempre gerando mais valor agregado ao seu negócio. 

Leads perdidos já não são mais um problema quando você começa a prestar atenção em todas as possibilidades que um bom planejamento de comunicação e de e-mail marketing podem te oferecer, não é mesmo? E agora que você já tem algumas das nossas técnicas, é hora de estudar o seu público e começar a aplicar essas variáveis.

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