O crescimento do consumo de podcasts no Brasil, o domínio dos stories entre os usuários do Instagram e o uso da realidade virtual e aumentada são apenas algumas das tendências de marketing digital para 2020.
O ano acabou de começar e promete trazer diversas práticas capazes de aprimorar o que deu certo em 2019 e consolidar novas alternativas para alcançar e engajar mais consumidores.
Por esse motivo, dedicamos esse conteúdo para apresentar quais estratégias e novidades prometem trazer os melhores resultados para o seu negócio em 2020.
Alta demanda por conteúdos originais
Não é de hoje que a produção de conteúdos originais se mostra relevante em diferentes estratégias de marketing.
Além de estabelecer credibilidade para o seu negócio, conteúdos originais também auxiliam no reconhecimento da marca e na captação de informações, podendo estar presente em todas as etapas de venda.
Essa tendência promete se intensificar ainda mais em 2020, estimulando não só a busca por conteúdos em texto, mas também por materiais em mídias alternativas como conteúdos em áudio e vídeo.
Inteligência artificial
Esse termo tem se mostrado cada vez mais comum no dia a dia das pessoas, transcendendo o aspecto futurista e tornando-se uma ferramenta que pode ser implementada em diversos contextos do mercado.
Para o marketing, o uso da inteligência artificial pode se dar, por exemplo, por meio da implantação de chatbots, recurso capaz de oferecer contato com o cliente de maneira automatizada e instantânea.
A evolução dessa ferramenta vem proporcionado experiências cada vez mais abrangentes, podendo ser utilizado não só para apresentar informações, mas também para fechar negócios ou agendar compromissos.
Além dos chatbots, a inteligência artificial também se mostra presente de diversas outras formas no mundo do marketing.
Como nas empresas que oferecem curadoria para recomendação de conteúdos personalizados, nos mecanismos de pesquisa que buscam aperfeiçoar seus resultados ou mesmo para prever comportamentos dos consumidores.
Por esse motivo, estar atento ao avanço da inteligência artificial é um requisito essencial para se manter atualizado na hora de desenvolver estratégias de marketing.
Buscas por voz
O uso de assistentes de voz como a Siri, Alexa ou mesmo o Google promete ganhar ainda mais espaço neste ano.
Já que esses recursos permitem a realização de pesquisas, envio de mensagens e diversos outros comandos através da voz.
Por esse motivo, é importantíssimo aproveitar o início desse novo costume e planejar estratégias de otimização do SEO, buscando assim, contemplar também as pesquisas por voz.
Dessa forma, você poderá conquistar as melhores posições nas buscas orgânicas.
Podcast como poderosa ferramenta de marketing
Considerado para muitos o ano do podcast no Brasil, 2019 foi responsável por expandir o formato e popularizar o consumo de conteúdo em áudio entre públicos de diferentes segmentos.
A adesão de veículos de comunicação bastante tradicionais (como emissoras de rádio e televisão) e a facilidade de acesso à mídia por diferentes plataformas (como aplicativos, navegadores ou mesmo pelo YouTube) foram alguns dos diversos fatores que contribuíram para essa expansão do podcast no país.
O podcast se mostra uma ótima alternativa para empresas que procuram por uma conexão mais próxima e direta com seus consumidores, servindo como porta de divulgação dos seus produtos e serviços e aumentando o engajamento e interação do seu público-alvo.
Essa mídia tende a crescer ainda mais em 2020.
E, por esse motivo, não deixe de considerar o podcast como uma alternativa para suas próximas estratégias de marketing, seja através da criação de conteúdos originais ou por meio de anúncios em programas que conversem com suas personas.
Vídeo: o formato que permanece relevante
Entra ano, sai ano e a importância dos materiais em vídeo para o marketing digital permanece cada vez mais relevante.
Isso acontece pois o hábito de consumir vídeos caiu totalmente no gosto do público.
Seja em plataformas consolidadas, como o Youtube, ou em mídias sociais, como o Instagram e o Facebook.
Por ser um formato de conteúdo bastante dinâmico e versátil, os vídeos devem continuar sendo explorados de diferentes maneiras nas estratégias de marketing de 2020.
Stories ainda estão em alta
É fácil afirmar que o Stories é sem dúvidas uma das funcionalidades mais usadas pelos usuários do Instagram nos últimos anos.
Em 2019, esse crescimento foi marcado por novas funcionalidades na ferramenta.
E isso permitiu uma expansão de possibilidades para se trabalhar tanto com anúncios quanto com publicações orgânicas.
Por esse motivo, é imprescindível que você utilize a ferramenta em suas estratégias de marketing durante o ano.
Procure ficar atento às novidades que devem surgir na ferramenta em 2020 e busque produzir conteúdos interativos e relevantes para o seu público.
Crescimento do social commerce para compras e vendas
Social commerce é o termo utilizado para definir o ato de realizar compras ou interagir com o produto/loja dentro das redes sociais, sem a necessidade do consumidor ser direcionado para um link externo.
A expectativa de crescimento para compras feitas por social commerce é reflexo de alguns comportamentos que ganharam força na sociedade atual.
Por exemplo, o uso massivo dos smartphones e a procura por maior agilidade nas atividades realizadas na internet.
Tanto o Facebook quanto o Instagram são os exemplos de redes sociais em que a prática do social commerce costuma funcionar muito bem.
Em razão disso, não deixe de considerar essa grande tendência do marketing digital para 2020 em suas estratégias de venda.
Plataformas de mensagens diretas
O uso de aplicativos de mensagens como ferramentas de marketing é outra tendência que promete estar cada vez mais presente nas estratégias de 2020.
Esses aplicativos são acessados por milhões de pessoas diariamente e diversas empresas estão aproveitando as ferramentas para realizar anúncios, tirar dúvidas e ter um contato mais próximo, personalizado e dinâmico com seus clientes, apresentando-se muitas vezes como uma alternativa interessante de comunicação.
Maior transparência das empresas que trabalham com dados
Essa tendência do marketing digital para 2020 é sem dúvidas uma das mais importantes deste ano.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor em agosto de 2020, e trará mudanças significativas na forma com que as campanhas de marketing são realizadas.
Em resumo, as empresas não terão mais permissão para trabalhar com os dados pessoais de nenhum consumidor sem antes conquistar o consentimento do mesmo.
Ou seja, todas as informações deverão ser coletadas de maneira transparente e com a devida autorização.
Os consumidores poderão pedir a remoção de suas informações dos bancos de dados a qualquer momento, além de terem o direito de solicitarem esclarecimentos em relação ao uso das suas informações.
Por esse motivo, é preciso se adaptar com antecedência às novas normas exigidas, desenvolvendo estratégias não só para adquirir novos leads, mas também para conquistar a autorização legítima dos que já estão presentes em sua base de maneira ética e transparente.
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Fique atento e não se preocupe!
Desenvolver estratégias de marketing adaptadas às novas exigências poderão trazer resultados tão bons ou até melhores que antes.