Hoje em dia falar de Branding e Construção de marca é fundamental para quem está no mercado lançando de produtos a serviços. Com várias pessoas falando o quão importante é para a marca ter uma personalidade, surge o papo sobre Tom de Voz.
O que é o Tom de Voz?
Exatamente isso que você está pensando: é como nós falamos uns com os outros, mas neste caso, é como a sua marca se comunica com o seu público.
Formal, informal, com alto domínio, com uma pegada jovem, usando gírias ou apenas jargões da área… O tom de voz de uma marca determina como as peças de textos, respostas à interações com clientes e até mesmo com quais outros canais e personalidades ela está envolvida, permeando todo trabalho que está envolvido quando começamos a falar em marketing de conteúdo e presença de marca em multicanais.
E não se engane, o tom de voz não é algo que foi criado há alguns anos para dificultar a vida das pessoas. Os publicitários usam essa técnica desde o surgimento da propaganda, quando desenhavam os públicos-alvo desejados por suas marcas, criando slogans, assinaturas e jingles. A diferença é que hoje nós temos as marcas ainda mais presentes no dia a dia dos clientes, criando cada vez mais canais de interação.
Como definir um tom de voz?
O tom de voz de uma marca está inserido dentro da personalidade desta marca.
O ideal é que você faça uma pesquisa aprofundada do seu público-alvo para que ela tenha tanto as características que te aproximam dos seus possíveis clientes mas também que supra as necessidades deles em termos de comportamento e informação.
Diferentes marcas precisam ter diferentes personalidades, logo, tom de voz também é algo que deve ser único. Imagine uma marca de medicamentos para problemas cardíacos adotando um tom de voz engraçado e jovial, ou uma marca de calçados femininos com uma linguagem técnica e fria. Seria estranho, não?
Por isso, o foco quando estamos criando o tom de voz de uma marca é determinar:
- Quem são as pessoas que consomem este produto;
- Como elas se comunicam;
- Como elas esperam que a marca do produto se comunique.
Outra forma boa de definir o tom de voz da marca é analisando as peças de concorrentes do produto que você oferece. Mas não se esqueça: isso é tanto sobre estudar o que os seus concorrentes estão fazendo quanto como definir formas de se diferenciar quando estiver criando o seu conteúdo proprietário.
Quando aplicar o tom de voz?
A todos os momentos! O tom de voz será o guia de como se comunicar através da sua marca, e ele deve estar presente em todas as peças publicitárias, peças de redes sociais e até mesmo em suas embalagens ou qualquer texto que acompanhe o seu produto.
Ter em mente que ela servirá como um dos tripés do seu guia de marca é a coisa mais importante para você se comunicar de forma inteligente e consistente, conquistando ainda mais seus clientes e aumentando a sua chance de fidelização.
Desenhar um plano de comunicação que esteja alinhado com a personalidade e tom de voz da sua marca te ajuda a determinar em quais canais estar presentes e quais tipos de conteúdos precisamos desenvolver para cada um deles.
Ajudando a entender a frequência e tipo de conteúdo necessário para a sua marca chamar a atenção de possíveis e novos clientes, mas também mantendo os clientes já consolidados ainda interessados em interagirem com as novidades.
Eu devo usar um tom de voz diferente para cada canal da minha marca?
Não! O tom de voz deve permanecer o mesmo em qualquer um dos veículos que você esteja postando conteúdo. O ideal é que, ao invés de mudar o tom de voz ou manter o conteúdo da mesma forma em todos os canais, você o adapte para que ele funcione de diferentes formas em cada um dos seus perfis.
Na prática, é ter um domínio dentro de cada um dos canais, usando características proprietárias de cada uma das redes sociais para fazer o seu conteúdo render da melhor forma.
O twitter, instagram e tiktok funcionam de maneiras diferentes e faz parte da inteligência de marca saber adaptar o seu conteúdo para que ele se encaixe em cada um deles, mas sem perder a personalidade da sua marca ou rompendo com os valores e visões que você tem.
Agora que você já sabe o que é e como funciona o tom de voz de uma marca, vamos recapitular?
- O tom de voz faz parte da personalidade de uma marca e pode ser determinante para o seu mercado;
- Ele deve ser criado a partir de uma análise de como o seu público-alvo se comporta e comunica, seja online ou offline;
- É muito importante que você saiba adaptar e transformar o seu tom de voz para cada um dos canais que você está presente;
- O tom de voz é reflexo do seu posicionamento de mercado e dos valores da sua marca, nunca o comprometa!
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