Assim como empresas grandes, os profissionais autônomos precisam se dedicar ao marketing para sair na frente dos seus concorrentes. 

Para conseguir isso, seguir os passos do Marketing Pessoal é a melhor opção.

Trata-se de uma estratégia que busca promover não apenas produtos e serviços, mas os próprios profissionais que os realizam.

Ou seja, você vai se transformar em uma marca. 

Dessa maneira, você está se propondo a se tornar uma autoridade em seu segmento de trabalho.

Ou seja, as pessoas vão confiar em suas dicas, observações e aulas sobre o assunto. 

O objetivo não é você ser reconhecido por questões aleatórias.

Mas, por outros profissionais da área e para o seu público-alvo.

Concretizar esse plano, porém, pode ser bastante complicado quando não se tem noção dos conceitos básicos do marketing no ambiente digital.

Há alguns processos que devem ser obedecidos para impactar o grupo certo de pessoas e conquistar relevância. 

Por isso, neste texto, listamos 5 dicas sobre Marketing Digital que todo autônomo deve saber. Confira quais são elas.

01 – Saiba com quem você quer falar

Pode parecer simples, mas muitos autônomos iniciam suas carreiras sem saber exatamente quais são os objetivos da sua empresa. 

Então, é hora de arregaçar as mangas e colocar no papel fatores como: público-alvo, persona, missão, visão, valor, entre outras informações estratégicas. 

As personas, por exemplo, são essenciais para qualquer planejamento do marketing digital.

Para defini-las, você terá que realizar pesquisas, entrevistar e estudar o seu banco de dados.

Tudo para encontrar quem é o seu cliente ideal.

As pessoas as quais você realmente quer chegar.

Sabendo onde elas estão, de qual maneira se comportam, quais são os seus hábitos e gostos, fica muito mais fácil se comunicar de forma assertiva e passar informações relevantes. 

02 – Realize planejamento estratégico 

O primeiro passo de qualquer ação é o planejamento.

Por isso, após a definição das personas, você precisa traçar quais são os seus objetivos principais. 

Um bom planejamento estratégico deve orientar todos os seus passos.

Desde qual o tom de voz mais adequado que você deve utilizar até a separação de verba para cada canal.

Por isso, não pule essa etapa. 

03 – Seja um produtor de conteúdo 

Uma das vertentes do marketing digital que mais cresce nos dias de hoje é o marketing de conteúdo

O seu objetivo é trazer informações relevantes para o seu público por meio de textos, vídeos, guias, manuais, entre outros materiais.

Desta maneira, você os ensina e faz com que conheçam o seu trabalho ao mesmo tempo. 

Por isso, não deixe de pensar em alguns conteúdos para chamar a atenção do seu público no ambiente virtual.

Além disso, não deixe de publicá-los constantemente.

Nas mídias sociais, a frequência é fundamental. 

Provavelmente, você precisará de algum auxílio para realizar essa tarefa.

Mas, caso você não queira gastar dinheiro agora, a dica é planejar algum formato que você tenha mais facilidade. 

Por exemplo, acha que não sabe escrever muito bem?

Então, faça pequenos vídeos. Não tem material para produzi-los? Então, crie um blog e o alimente com artigos relevantes.

Uma autoridade precisa mostrar que é um especialista.

Oferecer informação para seus clientes é uma ótima forma de construir isso. 

04 – Automatize processos 

A grande vantagem do marketing digital é a automatização dos processos.

Para te ajudar a manter uma presença ativa no ambiente online, existem os softwares de automação

Eles conseguem fazer com que os materiais que você produz sejam distribuídos automaticamente para sua base de contatos.

Você pode segmentar seu público-alvo por objetivos e ter mais sucesso em taxas de abertura de e-mails, número de downloads, resultado de anúncios entre muitos objetivos. 

Existem muitas plataformas disponíveis no mercado.

Basta pesquisar a mais adequada para você.

05 – Faça anúncios 

Em alguma hora do seu planejamento, você terá que definir em quais canais você vai dedicar os seus esforços.

Essa etapa é muito importante porque, a cada dia, surgem novidades nesse sentido. 

Antes de tudo, saiba que as redes sociais são canais de mídia e assim devem ser tratados.

Por exemplo, caso você deseje que a sua marca apareça em um canal de televisão, vai ter que pagar, certo?

Então, para ela aparecer no Facebook para muitas pessoas também. Não tem para onde fugir. 

Por isso, procure se informar sobre os meios de realizar anúncios em canais como Facebook, Instagram, Google, LinkedIn, WhatsApp.

Dessa maneira, você vai conseguir atingir o seu público de maneira mais efetiva nestes meios e ter muitos resultados. 

Gostou das dicas? Seguindo-as, você poderá se diferenciar dos seus concorrentes no ambiente virtual e encontrar os clientes certos. 

Mas, lembre-se, o Marketing digital está em constante mudança.

Por isso, nunca deixe de pesquisar muito e se informar sobre as tendências.