Antes de falarmos sobre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, é importante notarmos que o mundo está passando por transformações extremamente importantes em diferentes segmentos da humanidade, onde toda essa metamorfose está sendo impulsionada por aspectos como o desenvolvimento digital, a criação de novas tecnologias e a mudança nos hábitos que estão presentes no dia a dia das pessoas.

Dito isso, talvez você esteja se perguntando: “qual a conexão entre a afirmação acima e o tema central deste conteúdo?”

E a resposta é que todas essas mudanças impactam diretamente nos tópicos que vamos abordar hoje, afinal, o comportamento e os hábitos humanos são atributos que estão totalmente integrados na definição de qualquer estratégia de marketing digital ou offline.

Por esse motivo, neste conteúdo, você vai descobrir quais são as principais características tanto do Inbound Marketing quanto do Outbound Marketing, compreendendo as particularidades e as vantagens de cada um deles.

Ao final deste material, você terá uma visão clara desses conceitos e poderá identificar qual dos métodos é o mais adequado para te ajudar a conquistar resultados extraordinários para o seu negócio.

Vamos lá?

O que é Inbound Marketing? 

O Inbound Marketing ganhou muita força nos últimos anos e tem estado presente nas estratégias de prospecção em organizações dos mais diferentes segmentos do mercado. 

Totalmente integrado ao meio digital, o Inbound Marketing surgiu para se adaptar às mudanças no processo de compra do consumidor contemporâneo que, em sua maioria, tem se iniciado a partir de uma busca online. 

Este modelo de marketing se baseia na conquista e na nutrição de interesse dos clientes por meio da produção de conteúdos relevantes relacionados às dores que o seu produto ou serviço resolvem, dessa forma, o consumidor é conquistado por meio das próprias buscas, passando assim por um processo de vendas menos incisivo e mais natural, estabelecendo também um relacionamento mais próximo e potencialmente duradouro.

Uma estratégia de Inbound Marketing eficiente consiste em algumas etapas essenciais, são elas:

Atrair

Por meio da produção e da divulgação de conteúdos interessantes, os usuários da web são atraídos para acessarem os materiais produzidos.

Converter

Os conteúdos precisam ser atrativos o suficiente para que esses usuários se convertam em leads e deem sequência ao procedimento de nutrição, essa conversão pode ser adquirida através de landing pages com materiais ricos, pop-ups, call-to-actions e formulários. 

A partir daí, cada lead será nutrido com conteúdos que o façam perceber os problemas que possui. 

Tudo isso é feito através de materiais relevantes e devem engajar o potencial cliente de maneira natural, até o ponto em que ele esteja pronto e nutrido o suficiente para ser apresentado a solução (no caso, seu produto ou serviço).

Fechar

Quando um lead é nutrido com conteúdos relevantes e conclui todo o caminho estrategicamente desenvolvido, ele se torna uma ótima oportunidade para se converter em uma venda, já que ao final desse processo a sua empresa se mostrará como a melhor solução para o problema que ele descobriu.

Essa etapa pode auxiliar equipes de venda que terão acesso a informações relevantes que o lead disponibilizou, além do mais, em muitos contextos, é possível fazer com que o lead concretize suas compras de maneira independente.

Vale ressaltar que o Inbound Marketing também pode ser usado no pós-venda, a fim de garantir a fidelidade, proporcionar satisfação e, posteriormente, conquistar novas vendas. 

Em meio a esse processo, diversas técnicas como palavras-chave, SEO, automação de marketing, copywriting e o uso das redes sociais devem ser utilizados em diferentes plataformas de conteúdo. 

Quando bem estruturado, uma estratégia de Inbound Marketing pode trazer resultados surpreendentes e totalmente mensuráveis.  

Principais vantagens do Inbound Marketing

Com o conceito do Inbound Marketing apresentado, chegou a hora de apresentar quais são as principais vantagens desse modelo estratégico.

Alcance do público correto: 

Sua natureza é baseada na conquista por meio de conteúdos segmentados, permitindo que o público alcançado seja composto majoritariamente por clientes em potencial. 

Mensuração clara de resultados:

Quando bem implementado, o Inbound Marketing apresenta resultados sólidos sobre o desempenho das campanhas, permitindo que você identifique o que tem dado certo ou não. 

Menor custo:

Quando comparado às mídias tradicionais, o custo para executar uma estratégia de Inbound Marketing tende a ser menor, mostrando-se uma alternativa eficiente e capaz de gerar um ROI mais alto. 

Relação de confiança com o cliente: 

Ao proporcionar acesso a conteúdos realmente relevantes para suas personas, o Inbound Marketing estimula que o cliente e a empresa estabeleçam uma relação de confiança e engajamento mútuo, onde a empresa se mostra presente para solucionar as dores do seu cliente e o cliente se mostra aberto e confiante para consumir os materiais e os produtos produzidos pela empresa. 

Aumento de tráfego: 

O Inbound Marketing é baseado em ações para atrair potenciais clientes, essas ações, quando bem executadas, aumentam radicalmente o tráfego nos sites e nas mídias sociais da empresa, expandindo o reconhecimento da marca e amplificando a captação de leads.

O que é Outbound Marketing? 

O Outbound Marketing é um modelo de estratégia mais incisivo onde a abordagem é realizada de maneira mais direta e por meios tradicionais como por exemplo mídia impressa, televisiva, telemarketing ou mesmo através das rádios.   

Com as transformações que ocorreram no mercado nos últimos anos, o Outbound enfrentou algumas dificuldades que tiveram impacto direto na atualização do modus operandi desse tipo de estratégia. 

Contudo, mesmo com as mudanças inevitáveis de comportamento do consumidor, é possível continuar afirmando que o Outbound Marketing está longe de se tornar um modelo de estratégia totalmente obsoleto, já que o consumo de produtos midiáticos e a conservação de diversos hábitos tradicionais ainda permanecem ativos. 

O Outbound Marketing precisou se renovar para se manter relevante, o contexto digital abriu novas portas e hoje é possível estabelecer uma divulgação em massa por meio das mídias sociais. 

Além do mais, os avanços digitais também permitiram uma maior assertividade na prospecção de clientes, reduzindo ciclo de venda e atraindo leads mais qualificados.

Outro aspecto muito importante do novo Outbound Marketing está relacionado aos métodos de venda que agora se dão por meio de equipes com especialistas focados em etapas separadas de um processo de compra, dividindo os times entre responsáveis por caçarem prospects, responsáveis por cuidarem da nutrição dos contatos e responsáveis por finalizarem os procedimentos de venda.  

Principais vantagens do Outbound Marketing

Todas essas modificações fazem com que o Outbound permaneça sendo uma opção viável e relevante para o mercado, apresentando diversas vantagens como:

Resultados mensuráveis:

Os dados de desempenho podem não ser tão precisos quanto no Inbound, contudo, uma boa estratégia de Outbound apresenta informações relevantes e capazes de proporcionar muitos insights poderosos.

Dados como os de comportamento do cliente, sazonalidade das vendas de cada produto e as abordagens que estão sendo mais eficientes são facilmente coletáveis quando se tem total controle dos seus processos, permitindo que você tenha em mãos materiais suficientes para realizar análises, impulsionar tomadas de decisão e criar novas estratégias.

ROI mais rápido:

Outra vantagem muito importante é que o retorno sobre o investimento costuma acontecer com mais rapidez, principalmente quando comparado ao Inbound Marketing que tende a apresentar o retorno a médio e longo prazo. 

Mídias diversificadas: 

O Outbound Marketing também permite que você invista na prospecção por meio de diferentes mídias que já estão consolidadas.

Entre os principais exemplos, estão algumas plataformas com grande alcance de público como televisão, rádio, outdoors, revistas, ativação em eventos, entre outras opções. 

Contatos mais assertivos:

Houve um tempo em que essa vantagem não poderia ser atribuída ao modelo de Outbound Marketing, afinal, era muito comum encontrar estratégias de prospecção direta sem que houvesse nenhum filtro definido entre os contratos utilizados. 

No entanto, com as modificações que citamos no tópico anterior, o processo de seleção que antecede o contato de venda se tornou mais refinado e assertivo, permitindo que o profissional escolha seus alvos para contato de maneira objetiva e mais assertiva. 

Afinal, o que é melhor para o seu negócio? 

Com todas as informações e definições apresentadas neste conteúdo, você poderá avaliar e identificar qual alternativa se mostra mais adequada para o seu negócio. 

Vale ressaltar que os dois modelos não são excludentes, ou seja, em algumas ocasiões é possível conquistar resultados surpreendentes trabalhando tanto com o Inbound quanto com o Outbound de maneira paralela.

Por esse motivo, busque estabelecer objetivos e procure a ajuda de especialistas que possam te auxiliar na criação de estratégias de marketing eficientes. 

Dessa forma, você conseguirá os melhores resultados e poderá encontrar o caminho mais eficiente rumo à conquista das suas metas.

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