Até pouco tempo atrás, muitos empreendedores do mundo do marketing digital falavam somente em público-alvo.

O conceito de público-alvo é bem amplo e abrangente.

Os fatores que geralmente são levados em consideração são demográficos, como idade, sexo, localização, classe social entre outros.

Mas, hoje em dia, falamos também em personas

Embora seja fundamental definir qual o público-alvo da sua empresa, atualmente isso é tão necessário quanto construir a persona. 

Ter essa segmentação é importante para que toda a estratégia do seu produto seja feita pensada de forma certeira nesse potencial cliente ideal. 

Mas como construir uma persona? E por que isso é importante para alavancar suas vendas?

Se essas são dúvidas, continue lendo esse texto e saiba quem são seus potenciais clientes. 

Qual a diferença entre público-alvo e persona?

Algumas pessoas confundem público-alvo com persona. E essa confusão é normal.

Apesar do objetivo ser o mesmo, essas duas segmentações funcionam de forma diferente na hora de delimitar possíveis grupos de pessoas interessadas no seu produto.

Veja, abaixo, as principais diferenças entre elas:

Público-alvo

Quando se fala em público-alvo, é porque se deseja saber alguns dados relevantes de determinados grupos de pessoas que podem ser clientes em potenciais de certo produto.  

Com pesquisas, é possível encontrar informações demográficas para saber a situação daqueles que podem vir a ser clientes.

Os dados que fazem parte para definir o público-alvo são, principalmente:

  • Localização geográfica
  • Idade
  • Sexo
  • Classe social 
  • Interesses de consumo

O resultado que se pode ter é algo parecido com isso: “Homens, entre 25-35 anos, moradores de São Paulo, com renda entre R$5.000,00 e R$15.000,00, interessados no setor automobilístico”. 

Como você pode perceber, esses são dados mais genéricos que abrangem grupos maiores de pessoas.

A necessidade de saber com mais exatidão quem são essas pessoas é para que você foque suas estratégias em nichos específicos do seu mercado.

Persona 

Diferente do público-alvo, a persona revela uma identidade do seu possível comprador. Ela “dá uma cara” para o grupo de pessoas. A persona revela dados comportamentais, como:

  • Estilo de vida
  • Hábitos  
  • Faixa etária
  • Classe social
  • Gênero

Além disso, é dado um nome e às vezes até mesmo uma foto para representar a persona.

A intenção ao fazer isso é garantir que suas ações de marketing estejam direcionadas para o grupo correto de pessoas. 

Consequentemente, suas estratégias conseguirão apresentar resultados melhores, convertendo um número maior – e certeiro – de leads. 

Ao construir uma persona, o resultado que se tem é parecido com isso: “Fernanda, 23 anos, mora em Curitiba, é formada em ciências sociais, está se especializando para ser professora, gosta de frequentar festivais de música, é engajada com movimentos ligados ao sustentável e no tempo livre gosta de ler livros relacionados a saúde e sustentabilidade”.  

Pode acontecer de uma mesma empresa ter personas diferentes.

É comum as marcas terem entre 3 e 5 personas, mas isso pode variar.

A construção de mais de uma persona pode ser mais trabalhosa e exige mais atenção na definição das estratégias.

Mas dependendo do caso, é fundamental criar mais de uma persona.  

A importância de definir uma persona 

Definir uma persona é um processo fundamental. Afinal, não adianta ter os melhores produtos se eles não chegarem ao público certo.

A criação de uma persona guiará toda sua estratégia de marketing até nos mínimos detalhes. 

Por exemplo, ao produzir um texto para seu blog, já com a persona definida, você deve pensar: “Será que a Fernanda iria gostar desse texto?”.

Se a resposta for sim, seu conteúdo terá maiores chances de engajar o público certo, trazer ótimos leads e principalmente aumentar as possibilidades de venda. 

Encontrar sua persona de marketing ajuda também a não desperdiçar tempo e dinheiro com conteúdo e ações destinados a um público que dificilmente terá interesse no seu produto. 

Como encontrar a persona

Saiba que no caminho para definir a persona que guiará seu marketing é preciso fazer pesquisas com muitas perguntas. 

Além de você responder perguntas como quem são seus clientes atuais e seus comportamentos, é preciso fazer pesquisas com clientes reais. 

Algumas questões que podem te ajudar são:

  • Onde você mora?
  • Quantos anos você tem?
  • Tem filhos?
  • Qual sua classe social?
  • Trabalha com qual segmento?
  • O que você costuma fazer no tempo livre?
  • Quais lugares você costuma frequentar?
  • Quais são seus interesses?
  • Quais problemas você enfrenta?
  • Quais seus sonhos?

Feita a pesquisa, o ideal é reunir todos esses dados em uma planilha.

Assim, quando for produzir conteúdos para uma campanha ficará bem mais fácil direcionar de acordo com cada persona. 

Gostou das dicas? Construir a persona da sua marca pode parecer complexo no começo. Mas, com essas ações, seu marketing irá atrair mais potenciais clientes para seu negócio.

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