Divulgar produtos e serviços pela Internet é um dos maiores pilares do marketing digital e, quando este processo é feito de forma correta, os resultados são garantidos. 

Pensando justamente na garantia de resultados, o Google Ads tornou-se um aliado forte para as estratégias de divulgação online. A plataforma de anúncios do Google é uma ótima opção a ser utilizada para investimentos em mídia paga. Mas você sabe como usar essa ferramenta de forma eficaz?

No conteúdo de hoje vamos explicar as funcionalidades do Google Ads e conhecer dicas de como aprimorar campanhas. Continue a leitura! 

O que é Google Ads?

O Google Ads (antigamente conhecido como Google AdWords e Google AdWords Express) é a plataforma de publicidade online que funciona com PPC – “Pay-Per-Click” ou “Pagamento Por Clique” – usado por empresas para divulgar produtos e serviços. Os anúncios aparecem em pesquisas do Google, Youtube e em sites da Web. 

A plataforma oferece opções de metas específicas para as empresas, então elas podem escolher quais estratégias querem seguir, como: gerar mais visitas ao site, aumentar vendas ou outros objetivos. 

Além disso, as empresas podem personalizar aspectos como orçamento e segmentação, assim como iniciar ou interromper exibição de anúncios de acordo com seus planejamentos e necessidades. 

Como funciona o Google Ads?

A plataforma exibe anúncios de acordo com as pesquisas online e os produtos e serviços oferecidos pelas empresas. O objetivo é mostrar os anúncios para clientes em potencial no momento certo: quando estão se preparando para realizar compras. 

Após selecionar metas, áreas geográficas, orçamento e tipos de exibição de anúncio, os produtos e serviços das empresas são exibidos para um público interessado nos segmentos específicos. Além disso, os anúncios só são cobrados quando existe alguma interação com o público, como cliques. 

Quais são os tipos de anúncios do Google Ads?

  • Campanhas da rede de pesquisa: anúncios em formas de texto nas páginas de resultado das pesquisas do Google.
  • Campanhas da rede de display: anúncios em forma de imagem em sites ou aplicativos visitados pelos clientes.
  • Campanhas de vídeo: anúncios em vídeo exibidos antes ou durante a reprodução do conteúdo do YouTube. 

Agora que já explicamos os conceitos e funcionalidades da plataforma, vamos listar as melhores dicas para aprimorar campanhas do Google Ads. Continue a leitura!

Dicas para aprimorar campanhas do Google Ads

Estabeleça metas e objetivos

Se o plano estratégico de uma empresa é apenas “quero vender mais”, ele está fadado ao fracasso. Para que isso não aconteça e que haja realmente um aumento nas vendas,  é necessário estabelecer metas e objetivos específicos para analisar o desempenho dos anúncios.

Trabalhar com quantidades, prazos e orçamentos é indispensável quando o assunto é divulgação online. Só assim é possível criar planos de ação efetivos, analisar estratégias e ter sucesso nos resultados com anúncios do Google Ads. 

Explore o conteúdo visual

Uma imagem pode valer mais do que mil palavras. E no ramo dos anúncios online, isso não é diferente! O Google Ads oferece opções de exibição de anúncios por imagens e vídeos, então é dever das empresas aprimorar seus conteúdos visuais. 

Investir em uma identidade visual marcante é fator determinante na decisão de compra. Peças atrativas e que chamam a atenção do cliente certo influenciam positivamente nos hábitos de consumo. 

Além disso, ao explorarem as oportunidades dos anúncios visuais, as empresas transformam o simples ato de comprar em uma experiência diferenciada para os seus clientes. 

Evite grandes alterações

Ter um anúncio no Google Ads que está abaixo das expectativas é algo que deve ser evitado, mas que pode acontecer. É neste momento que o time das empresas deve estar atento e avaliar novas estratégias.

Adequações podem se tornar necessárias, no entanto, é recomendável que não haja ajustes bruscos, pois isso pode interferir ainda mais no desempenho do anúncio e em futuras análises de resultados.

Cabe às empresas encontrarem maneiras de realizarem alterações sutis e efetivas, focando no aprimoramento de campanhas que já estão em andamento. 

Trabalhe a comunicação adequada

Um dos desafios ao trabalhar com anúncios online é descobrir qual a melhor forma de divulgar produtos e serviços para o público certo. Por isso,  comunicação adequada é um ponto chave para ter melhores resultados com o Google Ads.

É impossível vender um produto sem pensar nas maneiras corretas de  anunciá-lo para possíveis compradores. Com a linguagem definida, esse processo de divulgação e venda se torna mais fácil e eficaz. 

Para as empresas, um passo é conhecer a cultura, costumes e tendências do seu público alvo, conseguindo criar até diferentes tipos de persona. Assim, é possível traçar planejamentos e criar campanhas que falem com todos os públicos

Cuide do seu orçamento

Decidir o quanto será gasto em campanhas do Google Ads é um dos passos mais importantes para definir o sucesso de anúncios. Afinal,  os resultados são alcançados de acordo com o tamanho do investimento.

Por isso, a primeira iniciativa das empresas deve ser o reconhecimento das suas possibilidades financeiras para o investimento. O orçamento deve ser mínimo e adequado, e isso é fruto da definição de metas e objetivos para as campanhas. 

A boa notícia é que dá pra cuidar do orçamento já investido no Google Ads! Ao explorar as configurações de análise da plataforma, é possível controlar  gastos e aprimorar estratégias.

Conclusão

O Google Ads aparece como uma ferramenta poderosa para as empresas interessadas em investir em divulgação online. Portanto, cabe à elas traçar estratégias adequadas e eficazes para que os seus produtos e serviços sejam anunciados para os clientes certos. 

A definição de metas, a comunicação adequada e o cuidado com o orçamento são fatores responsáveis por impulsionar resultados da marca, e isso é possível quando as empresas conseguem aplicar as práticas corretas para aprimorar campanhas do Google Ads. 

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