Por aqui nós estamos sempre te dando dicas de como melhorar a interação de usuários com o seu site. Desde como trabalhar com sites responsivos e mobile only, até as melhores práticas do SEO para o seu negócio. 

Hoje, falaremos de um terceiro ponto que está entre as principais preocupações com negócios que trabalham na internet: o tráfego. E embora o tráfego pago sempre seja um assunto em alta, atualmente  o tráfego orgânico tem um alto valor agregado. 

Mas o que é o tráfego orgânico de um site? 

Tráfego nada mais é do que as visitas de um site, e você pode ter tanto tráfego pago quanto o tráfego orgânico. 

O tráfego orgânico são as visitas que o seu site tem através de cliques espontâneos em buscadores, como o Google, que não tenham passado por investimento. Ou seja: é quando um usuário encontra o seu site naturalmente, sem que você pague por seu clique. 

E quais são as vantagens de fazer um esforço para aumentar o seu tráfego orgânico? 

Pense bem, embora não se tenha um investimento monetário de fato dentro dos tráfegos orgânicos, ele ainda exige um investimento indireto com a produção de conteúdo e outras estratégias, porém, existem cinco principais vantagens: 

  • Custo-benefício: uma vez que você não precisa investir nos cliques do seu site, o que significa que os custos por clique baixam. Isso também aumenta a sua margem de lucro dentro das mensurações; 

  • Escalabilidade: quanto mais pessoas veem mais pessoas compartilham. Isso não acontece com anúncios, mas quando você tem cliques orgânicos, quanto mais visitas você recebe, menor é o seu custo por clique; 

  • Relevância: com muitos cliques orgânicos, os buscadores começam a te entender como um link relevante para aquela busca, ranqueando de forma positiva a sua página e melhorando o seu posicionamento dentro daquelas palavras-chave; 

  • Durabilidade: já que, diferentemente de um anúncio, os links com tráfego orgânico não têm data para “terminar”. Gerando cliques, conversões e compras por longos períodos de tempo e, algumas vezes, aumentando de períodos em períodos; 

  • Melhor relacionamento com clientes e possíveis clientes: uma vez que hoje os usuários tendem a não levar links anunciados com a mesma importância de links aos quais eles chegam sem anúncios. O tráfego orgânico é a melhor forma de fidelizar clientes e atrair leads

E quais são as estratégias que podem aumentar o meu tráfego orgânico? 

Se você já entendeu a pegada do que é o tráfego orgânico, então já percebeu que para atrair mais tráfego orgânico, você tem que ter um site atraente e interessante para os seus clientes e possíveis clientes. 

A forma mais fácil de fazer isso é trabalhar com o Marketing de Conteúdo. 

Um dos pilares do marketing digital, o marketing de conteúdo faz um esforço de marca para gerar tipos de conteúdos diversos que sejam de alto valor para o seu público-alvo.

Com um planejamento de comunicação integrado entre blog, redes sociais e até mesmo influenciadores gerando conteúdo proprietário de marca, o Marketing de Conteúdo hoje tem uma visão quase que 360º da comunicação de marca, se inserindo em quase todos os momentos quando pensamos em melhorar a visibilidade da nossa marca online. 

O SEO (Search Engine Optimization) é a segunda estratégia que usamos

Pensando em otimizar os mecanismos de busca dentro de sites de pesquisa, o SEO usa os melhores termos que seus usuários pesquisam para achar o seu site, colocando-o em melhores posições dentro desses buscadores. 

A terceira estratégia é através do e-mail marketing. 

O e-mail marketing te permite criar um relacionamento mais próximo e personalizado com o cliente. Logo depois que você transforma visitantes em leads, essa troca de informações é uma porta aberta para você agregar conteúdo de relevância e valor para esse usuário, com altas chances de convertê-lo em cliente. 

Você também pode usar como estratégia complementar para transformar tráfego pago em leads qualificados e interessados no seu assunto, oferecendo uma newsletter ou peças de marketing online que mostrem uma vantagem para esse possível cliente. 

E para finalizar com chave de ouro, ainda existem alguns hacks super fáceis de implementar dentro das estratégias e assim melhorar o seu tráfego orgânico. 

  • Tenha um tom de voz e persona compatível com os seus clientes, aumentando as chances de você aproximar esses usuários através de afinidade; 

  • Tenha palavras-chave que fazem parte do vocabulário e buscas do seu público alvo. E não esqueça de implementar elas dentro de blogs e todos os conteúdos produzidos para o seu site!

  • Capriche bem nas descrições e demais “tageamentos” que o seu site permite. Quando você tem todas as descrições com as palavras chave, você tem mais chances de aparecer nas buscas orgânicas. 

  • Transforme seus conteúdos para plataformas e formatos diferentes,de postagens no blog até as postagens nas redes sociais, transforme seu conteúdo para que ele consiga redirecionar cada vez mais pessoas para o seu site. 

Se você quer dar um boost no seu tráfego orgânico, a nossa dica com certeza é o SemRush, perfeito para te ajudar a escolher palavras-chave e qualificar ainda mais o seu site quando você implementar as estratégias que aprendeu aqui. Clique no link e conheça todas as vantagens.

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