O Linkedin, rede social voltada para o mercado profissional, tem se firmado como uma importante ferramenta para fortalecimento e divulgação de marca para as empresas, ajudando-as a expandir seus negócios e a aumentar a geração de leads.

O canal reúne um público segmentado de pessoas interessadas em aprimoramento profissional e que buscam aumentar sua rede de contatos para troca de experiências e conhecimentos.

Devido ao perfil bem específico de usuários, utilizar o Linkedin para negócios tem se tornado uma estratégia cada vez mais praticada pelas empresas que já se conscientizaram da importância dessa rede social.

Uma pesquisa feita pela Hubspot, empresa referência no mercado do marketing digital, com 5.000 empresas, constatou que o Linkedin é a rede social que traz resultados mais efetivos quando o assunto é geração de leads e fechamento de novos negócios.

De acordo com os dados, o tráfego gerado pelo Linkedin resultou numa taxa de conversão de 2,74%, enquanto que o índice do Facebook foi de R$ 0,77%. Isso significa que a primeira rede apresentou um desempenho 277% maior que a segunda.

Por isso, é importante que sua empresa esteja presente na rede e utilizando o Linkedin para negócios como uma ferramenta estratégica de marketing digital.

Continue a leitura, saiba mais sobre o Linkedin e compreenda como ele pode ajudar sua empresa a acelerar a geração de leads, conquistar novos clientes e aumentar as chances de formar parcerias lucrativas para seu negócio.

O que é o Linkedin?

O Linkedin foi criado em 2003, nos Estados Unidos, por um grupo de amigos que, na época, percebeu que não existia um ambiente online adequado e voltado para o mundo dos negócios.

Eles, então, desenvolveram o canal e convidaram 350 contatos para fazer parte da rede. Em menos de um ano, o Linkedin já contava com mais de um milhão de usuários.

Atualmente, 575 milhões de pessoas estão conectadas à rede, sendo 34 milhões só no Brasil. Ocupamos a terceira posição no ranking de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia.

Muito conhecido como um meio propício para buscar empregos e para divulgações de vagas do mercado de trabalho, o Linkedin é uma rede social que apresenta diversos outros benefícios, tornando-se uma ferramenta essencial na para prática de networking e de trocas de experiências entre os profissionais.

Além disso, você pode utilizá-lo para divulgar conquistas e os trabalhos de sua empresa, com o objetivo de construir uma imagem de autoridade em seu mercado, impulsionando o crescimento de seu negócio.

Como funciona o Linkedin?

Ao fazer parte do Linkedin, você começará a adicionar contatos de seu interesse, que na rede social são chamados de conexões. Em seguida, você pode começar a divulgar e compartilhar informações sobre sua empresa, além de conteúdos relacionados ao seu mercado de atuação.

Uma das grandes vantagens do Linkedin é a capacidade de alcançar um grande número de pessoas, garantindo mais visualizações dos conteúdos publicados e possibilitando resultados mais expressivos para seu negócio.

Isso porque, todos os materiais que você publica são vistos por seus contatos e as conexões deles. Por exemplo: se você tiver 100 contatos e se cada uma delas também tiver 100 conexões, isso significa que o seu perfil e publicações podem ser visualizados por 10 mil pessoas diferentes.

Essa visibilidade é importante porque ajuda a fortalecer sua marca, além de aumentar as chances de geração de leads e de sua empresa conquistar novos clientes.

Portanto, ao utilizar o Linkedin para negócios e incluindo-o em sua estratégia de marketing digital, ele pode se tornar um grande aliado no crescimento de sua empresa.  

Por que incluir o Linkedin em sua estratégia de marketing digital?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o Linkedin, vamos apontar os benefícios que a rede social pode oferecer para seu negócio e como utilizá-lo em sua estratégia de marketing digital.

Para as empresas focadas em B2B, ou seja, que visam gerar negócios com outras empresas, o Linkedin é uma ferramenta interessante devido à alta concentração desse perfil de usuários na rede.

Como já comentamos, o canal é voltado para o meio corporativo, portanto, empresas com interesse em crescer e desenvolver novos contatos também estão presentes na rede.

Além disso, esse público tem interesse em consumir conteúdos ricos e técnicos, ajudando seu negócio a atrair com mais facilidade a atenção da audiência, obtendo melhores resultados de alcance e engajamento.

No caso das empresas que visam o consumidor final, ou seja, com foco em B2C, estar presente no Linkedin é importante para atingir um público mais abrangente e seletivo.

Isso porque, enquanto o Facebook e o Instagram privilegiam publicações com cunho mais pessoal, os conteúdos publicados no Linkedin são voltados para o marketing e divulgação de seus produtos.

Isso significa que as postagens da sua empresa têm mais probabilidades de serem notadas no Linkedin do que em qualquer outra rede social.

No entanto, não basta publicar de forma aleatória seus conteúdos na rede. Afinal, o objetivo é construir uma reputação positiva sobre você e seu negócio. Se não houver uma estratégia, o efeito pode ser contrário, o que é prejudicial para o futuro de sua empresa.

Como gerar mais negócios pelo Linkedin: 11 dicas infalíveis

Como citamos anteriormente, o Linkedin é utilizado para objetivos profissionais, o que a diferencia das demais redes sociais, como Facebook e do Instagram, que são focadas no entretenimento e em postagens pessoais.

A plataforma, além de facilitar a aproximação entre profissionais e empresas, permite a interação com pessoas influentes de todos os ramos e segmentos de mercado. Portanto, é importante saber utilizar a ferramenta da forma correta para construir uma imagem positiva sua e de sua empresa.

Por isso, para ajudar você a garantir boas práticas no Linkedin e conquistar um espaço interessante na rede, separamos 11 dicas sobre como gerar mais negócios utilizando esse canal. Confira!

1) Crie um perfil interessante

Para fazer parte dessa rede poderosa de negócios, o primeiro passo é criar uma conta e preencher as principais informações pessoais e profissionais. Em seguida, escolha uma foto adequada que reforce seu lado profissional.

Dentre os campos a serem preenchidos no Linkedin, você vai encontrar a opção “resumo”. Invista nesse item e complete-o com informações importantes sobre sua vida e experiência profissional.

Procure dar destaque a aquilo que você faz e como pode ajudar as pessoas. Escreva um breve texto, claro e conciso, em primeira pessoa, relacionando suas competências profissionais.

Além disso, você pode colocar seu site ou o de seu negócio, adicionar certificações e disponibilizar materiais feitos por você ou por sua empresa.

Preencha todas as informações de forma objetiva, utilizando esse espaço de forma estratégica, com o objetivo de passar credibilidade para as pessoas e de promover seu negócio.  

2) Aprenda a usar o feed a seu favor

Compartilhe publicações em seu feed do Linkedin com assuntos relacionados à sua área de trabalho. Você pode publicar artigos interessantes sobre sua especialidade, como também pode aproveitar para divulgar textos feitos por você ou sua equipe.

Conteúdos relevantes podem chamar a atenção de suas conexões, demonstrando que você pode ajudá-las de alguma forma, permitindo o início de um relacionamento mais próximo.

Além disso, ao utilizar o Linkedin para negócios, você pode aproveitar para compartilhar artigos que, ao final, a pessoa pode preencher um formulário de inscrição para receber conteúdos similares. Dessa forma, você já consegue o contato do visitante, um novo lead e, talvez, um possível cliente.

3) Aproxime-se de suas conexões

Ao adicionar ou aceitar novas conexões, você pode enviar uma mensagem automática de agradecimento e boas vindas para a pessoa. 

No Linkedin, você pode personalizar o texto, mostrando receptividade e simpatia, o que vai ajudar a criar um vínculo com o novo contato.

Essas mensagens são importantes porque mostram para o contato que você valoriza a conexão com ele, aumentando as chances de estabelecer um relacionamento mais próximo, consistente e até, quem sabe, lucrativo para seu negócio.  

4) Responda de forma ágil

Como citado nos itens anteriores, para que o Linkedin seja uma ferramenta útil para você e seu negócio, é importante fazer conexões e cultivá-las. Mas isso não será possível se você não responder suas mensagens com rapidez e interesse.

É muito importante acompanhar as notificações enviadas para você. Ao ser informado sobre o aniversário, mudança de cargo ou de algum marco profissional importante de alguma de suas conexões, envie uma mensagem personalizada, parabenizando-a pela conquista.

As pessoas costumam gostar de receber carinho e felicitações e, ao ter o cuidado e a consideração de enviar um recado, você conquista a confiança e a simpatia da pessoa.

5) Participe de grupos

Participar de grupos no Linkedin é importante porque ajuda você a entender o que está acontecendo na sua área de atuação, quais são as novidades e as oportunidades do ramo.

Portanto, o mais indicado é que você procure e faça parte de grupos que interessam ao seu público-alvo e que estejam relacionados ao seu mercado de trabalho.

O Linkedin permite que você faça parte de até 50 grupos. No entanto, o ideal é que você selecione os cinco melhores e mais indicados para você e seu negócio. 

Faça uma programação pessoal para participar ou conferir as publicações do grupo com frequência, configure seu perfil para receber as notificações e mantenha-se ativo nas discussões.

Você também pode aproveitar o espaço nesses grupos para compartilhar conteúdo produzido por sua empresa, gerando tráfego qualificado para seu site, aumentando as chances de realizar novos negócios.

Além disso, existe a possibilidade de você criar um grupo próprio de sua empresa no Linkedin, o que pode funcionar como uma estratégia eficiente de marketing digital para seu negócio.

Isso porque, por ali, você e sua equipe podem publicar conteúdos de qualidade e, com isso, construir uma imagem como autoridade em seu ramo de atuação.A ferramenta também permite configurar o envio de um e-mail semanal para todos os participantes, ajudando a criar uma relação mais próxima com eles.

6) Aproveite assuntos do momento

Os assuntos mais comentados vão aparecer no topo do seu feed no Linkedin. Aproveite o momento para contribuir de forma positiva e se destacar por seu posicionamento ou esclarecimento sobre um determinado assunto.

Esse tipo de postura ajuda a trazer mais notoriedade para você e sua empresa e, com isso, aumentando as chances de atrair leads.

Caso você tenha um conteúdo pronto e relevante sobre o tema em discussão, aproveite a oportunidade e publique o material em seu feed.

Essa é uma estratégia interessante porque você pode fomentar um debate rico para o momento, o que vai promover seu negócio de uma forma efetiva e inesperada. 

7) Seja influente

Ao utilizar o Linkedin para negócios, você pode construir uma reputação valiosa e se afirmar como uma autoridade em sua área de atuação. Para atingir esse objetivo, é importante que você não seja inconveniente divulgando propagandas e oferecendo promoções.

Invista em publicações com conteúdos relevantes e de qualidade, que agreguem valor a sua marca e com informações que ajudem o leitor.

Outra dica importante é em relação a forma como você interage com as publicações de suas conexões. Evite dar a ideia de ser um “sabe tudo”, respondendo perguntas e debates que, muitas vezes, não têm ligação com seu ramo profissional. Procure interagir apenas com as pessoas que estão ligadas a sua área de atuação.

8) Crie uma página para sua empresa

Assim como as demais redes sociais, o Linkedin permite a criação de uma página para empresas. Chamada de company page, a ferramenta oferece seções específicas para apresentar produtos e serviços para seus seguidores e ainda permite a divulgação de vagas disponíveis.

Uma das vantagens de investir numa company page é que, no Linkedin, a concorrência na disputa pela atenção do leitor é bem menor se comparada com outras redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Isso significa que, todo conteúdo postado por sua empresa em sua página do Linkedin, tem chances de alcançar uma audiência ampla e de qualidade, garantindo mais engajamento e acelerando as oportunidades de negócios.  

9) Faça publicações frequentes e administre seu tempo online

Como toda rede social, é muito importante que suas publicações sejam postadas com frequência e consistência. Quanto mais conteúdo relevante você publicar no Linkedin, mais a sua rede vai crescer, chamando a atenção de pessoas que se interessam pelo o que você tem a dizer.

Para garantir essa frequência, tente organizar seus horários separando algumas horas para interagir no Linkedin. Pode ser uma programação diária ou semanal, mas não deixe de reservar um momento de sua rotina para se dedicar às publicações nessa rede. 

10) Divulgue seus conteúdos e perfil

Para alcançar ainda mais leitores e visitantes, é válido divulgar seu perfil do Linkedin em outras redes, site ou em seu blog.

Isso é importante porque, ao compartilhar com outras pessoas e aumentar a visibilidade de sua página, as possibilidades de fechar novas parcerias tornam-se mais efetivas.

11) Invista em anúncios

Para gerar leads e novos negócios com mais agilidade, você pode investir em anúncios pagos no Linkedin.

O modelo da plataforma de anúncios é diferente das utilizadas pelo Google ou Facebook, mas é tão simples e fácil de usar como as outras. Os modelos mais comuns de anúncios no Linkedin são: conteúdo patrocinado, anúncio em texto e InMail patrocinado.  

Entenda as diferenças de cada um deles e como utilizá-los em seu negócio:

  • Conteúdo patrocinado: anúncio com o objetivo de promover a publicação de sua empresa, direcionando as pessoas para a sua página.
  • Anúncios em textos: leva o público para seu site e não para a página de sua empresa no Linkedin. Muito parecido com o sistema do Google Ads.
  • InMail: esse formato de anúncio dispara mensagens diretamente para a caixa de entrada do usuário, atingindo pessoas com as quais você deseja se conectar.

Investir em anúncios patrocinados no Linkedin pode ser uma estratégia de marketing interessante para seu negócio. Isso porque, muitos usuários da rede profissional não estão presentes em outras plataformas.

Portanto, estes anúncios no Linkedin podem ser uma ótima oportunidade de aproveitar um canal de comunicação pouco explorado e com um público em potencial. 

Pronto para fazer parte do Linkedin?

O Linkedin é uma das redes sociais que mais cresce atualmente. Se usado de forma estratégica, ele pode ser uma ótima ferramenta para atrair novos clientes, movimentar seu networking e para dar visibilidade ao seu negócio.

Um dos principais benefícios que a rede oferece é a possibilidade de estar em contato com um público qualificado e interessado no aprimoramento profissional.

Por isso, é essencial conquistar um número expressivo de conexões e seguidores para divulgar sua empresa entre esses contatos, com o objetivo de cultivar esses relacionamentos e construir uma imagem de respeito e autoridade em sua área de atuação.

Mas, para que o Linkedin ajude efetivamente sua empresa a fechar novos negócios, é importante que os conteúdos divulgados sejam bem elaborados e contenham informações úteis para os leitores. 

Siga nossas dicas e inclua o canal em sua estratégia de marketing digital. Utilize o Linkedin para negócios, divulgando textos de qualidade e focando-se sempre em ações que ajudem a expandir a imagem de sua empresa.

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