4 motivos para melhorar sua automação de marketing

Automação de marketing não é apenas seguir de volta ou agendar postagens. Ela envolve muitas outras ferramentas e processos que tornam melhor o relacionamento entre empresa e cliente.

O foco da automação é no relacionamento. Ou seja, tornar a experiência do lead a melhor possível com sua marca. 

Para que isso aconteça efetivamente, é necessário dar atenção em alguns passos da sua estratégia de marketing digital. 

Neste post, você vai saber como tornar sua automação de marketing uma ferramenta de sucesso para sua empresa. Mas antes de partir para ação, que tal entender mais o que a automação significa?

O que é automação de marketing?

Basicamente, o papel da automação é facilitar as ações do marketing. Com essas facilitações, outros benefícios e vantagens começam a aparecer. 

Como o próprio nome já indica, a automação de marketing automatiza processos que antes eram executados manualmente por profissionais. Nesse caso, a tecnologia é usada para tornar as ações de marketing mais eficientes. 

Na prática, isso tudo quer dizer que os processos de nutrição que levam o lead a converter em uma venda serão melhorados por meio da automação. 

Agora você já sabe o que automação de marketing significa, vamos ao que interessa e falar sobre os quatro principais motivos para você começar a usar agora (ou então melhorar) a automação da sua marca:

1 – Você cria funil de vendas

Uma das funções da automação de marketing é poder criar segmentações para cada etapa de venda que seu lead pode estar. Desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento de uma venda.

De modo geral, o funil de vendas é dividido em três partes: o topo, o meio e o fundo do funil. 

Geralmente, quem está no topo do funil é aquela pessoa que não está totalmente preparada para comprar seu produto e que talvez ainda não saiba se precisa ou não da ajuda da sua marca. 

O lead que se encontra no meio do funil pode ser considerado um possível cliente da sua empresa, mas que talvez não tenha conhecimento total ou interesse suficiente para fechar uma compra. 

Agora, os leads que estão no fundo funil são aqueles que têm grande potencial de converterem em uma venda. Nesse caso, podem ser boas oportunidades para sua equipe de vendas ou comercial. 

2 – Sua comunicação fica personalizada

Fica muito mais fácil adequar a comunicação quando sabemos em que fase do funil cada lead está. Isso porque cada etapa do caminho do lead pede uma abordagem diferente. 

Por exemplo, se você já fizer uma oferta de venda para um lead que ainda está no topo do fundo, talvez você esteja queimando largada. Por isso é importante criar as segmentações.

Pode ser que você tenha um certo trabalho ao pensar e fazer um fluxo de automação para cada etapa do lead. Mas depois de feito isso, as coisas começam a rodar automaticamente e não é mais preciso fazer esses processos de forma manual. 

As segmentações e os fluxos de automação são importantes para nutrir seus leads de forma personalizada. 

3 – A equipe de vendas recebe clientes em potenciais

Todas as ações da automação de marketing acabam se complementando em algum momento. Para a equipe de vendas, ela se torna um grande facilitador e potencializador de efetivação de vendas

Isso acontece porque quando você envia um lead que está no fundo do funil para um vendedor, as chances dessas pessoa estar interessada no seu produto e fechar uma compra são grandes. Por isso é preciso estar atento para não perder essas oportunidades. 

4 – Seus leads têm mais sucesso

Sabia que efetivar uma venda não significa o sucesso de um cliente? Isso pode acontecer quando um cliente compra um produto seu, mas não entende muito bem sobre ele ou então descobre que não era isso que realmente precisava. 

Essas situações acontecem quando o lead não estava totalmente preparado para comprar seu produto naquele momento. Quando isso ocorre, seu cliente acaba tendo uma experiência ruim com sua marca. 

Entregar um produto de qualidade faz parte do processo de garantir o sucesso do seu cliente. Mas também é preciso vender para quem realmente precisa do seu produto. 

Quando se vende algo para quem está interessado no seu produto, entende sobre ele e sabe que realmente precisa dele, a possibilidade de sucesso são muito maiores. 

É nesse momento que fazer direito as segmentações e os fluxos de automação demonstram resultados efetivos para sua empresa e para seu cliente. 

Por isso, a automação de marketing é tão interessante em todos os processos de marketing da sua empresa. É importante dar atenção especial para a automação para que seus leads e clientes tenham ótimas experiências com sua marca. 

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Por |2020-01-07T06:00:15-03:007 de janeiro de 2020|Artigos|0 Comentários

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