Até pouco tempo atrás, muitos empreendedores do mundo do marketing digital falavam somente em público-alvo.
O conceito de público-alvo é bem amplo e abrangente.
Os fatores que geralmente são levados em consideração são demográficos, como idade, sexo, localização, classe social entre outros.
Mas, hoje em dia, falamos também em personas.
Embora seja fundamental definir qual o público-alvo da sua empresa, atualmente isso é tão necessário quanto construir a persona.
Ter essa segmentação é importante para que toda a estratégia do seu produto seja feita pensada de forma certeira nesse potencial cliente ideal.
Mas como construir uma persona? E por que isso é importante para alavancar suas vendas?
Se essas são dúvidas, continue lendo esse texto e saiba quem são seus potenciais clientes.
Qual a diferença entre público-alvo e persona?
Algumas pessoas confundem público-alvo com persona. E essa confusão é normal.
Apesar do objetivo ser o mesmo, essas duas segmentações funcionam de forma diferente na hora de delimitar possíveis grupos de pessoas interessadas no seu produto.
Veja, abaixo, as principais diferenças entre elas:
Público-alvo
Quando se fala em público-alvo, é porque se deseja saber alguns dados relevantes de determinados grupos de pessoas que podem ser clientes em potenciais de certo produto.
Com pesquisas, é possível encontrar informações demográficas para saber a situação daqueles que podem vir a ser clientes.
Os dados que fazem parte para definir o público-alvo são, principalmente:
- Localização geográfica
- Idade
- Sexo
- Classe social
- Interesses de consumo
O resultado que se pode ter é algo parecido com isso: “Homens, entre 25-35 anos, moradores de São Paulo, com renda entre R$5.000,00 e R$15.000,00, interessados no setor automobilístico”.
Como você pode perceber, esses são dados mais genéricos que abrangem grupos maiores de pessoas.
A necessidade de saber com mais exatidão quem são essas pessoas é para que você foque suas estratégias em nichos específicos do seu mercado.
Persona
Diferente do público-alvo, a persona revela uma identidade do seu possível comprador. Ela “dá uma cara” para o grupo de pessoas. A persona revela dados comportamentais, como:
- Estilo de vida
- Hábitos
- Faixa etária
- Classe social
- Gênero
Além disso, é dado um nome e às vezes até mesmo uma foto para representar a persona.
A intenção ao fazer isso é garantir que suas ações de marketing estejam direcionadas para o grupo correto de pessoas.
Consequentemente, suas estratégias conseguirão apresentar resultados melhores, convertendo um número maior – e certeiro – de leads.
Ao construir uma persona, o resultado que se tem é parecido com isso: “Fernanda, 23 anos, mora em Curitiba, é formada em ciências sociais, está se especializando para ser professora, gosta de frequentar festivais de música, é engajada com movimentos ligados ao sustentável e no tempo livre gosta de ler livros relacionados a saúde e sustentabilidade”.
Pode acontecer de uma mesma empresa ter personas diferentes.
É comum as marcas terem entre 3 e 5 personas, mas isso pode variar.
A construção de mais de uma persona pode ser mais trabalhosa e exige mais atenção na definição das estratégias.
Mas dependendo do caso, é fundamental criar mais de uma persona.
A importância de definir uma persona
Definir uma persona é um processo fundamental. Afinal, não adianta ter os melhores produtos se eles não chegarem ao público certo.
A criação de uma persona guiará toda sua estratégia de marketing até nos mínimos detalhes.
Por exemplo, ao produzir um texto para seu blog, já com a persona definida, você deve pensar: “Será que a Fernanda iria gostar desse texto?”.
Se a resposta for sim, seu conteúdo terá maiores chances de engajar o público certo, trazer ótimos leads e principalmente aumentar as possibilidades de venda.
Encontrar sua persona de marketing ajuda também a não desperdiçar tempo e dinheiro com conteúdo e ações destinados a um público que dificilmente terá interesse no seu produto.
Como encontrar a persona
Saiba que no caminho para definir a persona que guiará seu marketing é preciso fazer pesquisas com muitas perguntas.
Além de você responder perguntas como quem são seus clientes atuais e seus comportamentos, é preciso fazer pesquisas com clientes reais.
Algumas questões que podem te ajudar são:
- Onde você mora?
- Quantos anos você tem?
- Tem filhos?
- Qual sua classe social?
- Trabalha com qual segmento?
- O que você costuma fazer no tempo livre?
- Quais lugares você costuma frequentar?
- Quais são seus interesses?
- Quais problemas você enfrenta?
- Quais seus sonhos?
Feita a pesquisa, o ideal é reunir todos esses dados em uma planilha.
Assim, quando for produzir conteúdos para uma campanha ficará bem mais fácil direcionar de acordo com cada persona.
Gostou das dicas? Construir a persona da sua marca pode parecer complexo no começo. Mas, com essas ações, seu marketing irá atrair mais potenciais clientes para seu negócio.
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