Criar engajamento com o público e conseguir chamar sua atenção são grandes desafios para as empresas atualmente.

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas e com acesso a uma quantidade enorme de informação pela internet, se destacar no meio da multidão online não é uma tarefa fácil. 

Muito mais do que apenas vender um produto ou serviço, atualmente as empresas precisam  engajar a audiência, criar um relacionamento próximo com o público e conquistar sua simpatia e confiança. 

Mas para cumprir essa missão, é importante entender o que é engajamento e saber como essa estratégia pode ajudar a alavancar o negócio. 

Preparamos um conteúdo para explicar em detalhes todos esses conceitos. Continue a leitura e saiba mais sobre como gerar engajamento para sua empresa. 

O que é engajamento?

Engajar significa interagir de forma espontânea com o público, criando um relacionamento próximo e natural com ele.

Por exemplo: quando um usuário compartilha ou curte uma publicação de sua empresa, ele está engajando com a marca. Assim, quanto mais pessoas interagem com as publicações, mais próximas da sua marca elas ficam.  

Qual a importância do engajamento para o seu negócio?

Agora que você já sabe o que é engajamento, é preciso entender o motivo de ele ser tão importante. 

É o engajamento que mostra se sua empresa está se comunicando de forma correta ou não. Ele ajuda a entender qual tipo de conteúdo e quais canais estão atingindo o público de forma mais eficiente. 

A métrica também indica o quão satisfeito o consumidor está com a marca. Isso é importante porque demonstra a credibilidade conquistada por sua empresa.

Além disso, um público bem engajado aumenta sua relevância na internet e gera relacionamentos que podem se converter em vendas.  

Instagram e Facebook 

É muito comum associar o termo engajamento com as redes sociais, como o Instagram e o Facebook, e acreditar que elas são as principais fontes de relacionamento com a audiência. Elas são importantes sim, mas não são as únicas e mais confiáveis ferramentas para criar engajamento

Comandadas por algoritmos que estão cada vez mais inteligentes, as postagens feitas nas redes sociais acabam atingindo uma pequena parcela dos seguidores.

É por isso que, às vezes, uma publicação não consegue muitas curtidas ou comentários, o que influencia no engajamento com o público. 

Muito além das redes sociais

Como já falamos, engajar significa desenvolver um relacionamento natural com a audiência. Uma das ferramentas mais eficientes para criar essa ligação direta e próxima com o público é o e-mail marketing.

Quando um usuário cede seu e-mail, através de páginas de conversão, ele demonstra interesse em receber materiais e conteúdos sobre a empresa, permitindo uma maior  aproximação.

O e-mail marketing é importante porque permite a avaliação de métricas, como a quantidade de mensagens abertas, quais estão sendo mais lidas, e quem está clicando no CTA. Além disso, é possível enviar e-mails personalizados, o que aumenta a chance de aproximação e de conversão. 

Engajamento

Como aumentar o engajamento do seu negócio

Para engajar a audiência é importante colocar em prática algumas estratégias de marketing. Separamos sete dicas úteis e que podem ser aplicadas em qualquer tipo de negócio. 

1) Conheça seu público

É importante saber quem é sua audiência e quais assuntos são relevantes para ela.

Determine qual é o perfil do cliente e obtenha o máximo de informações que puder sobre ele.

Dessa forma, ficará mais fácil identificar quais são suas dúvidas, dores e expectativas. 

Com esses dados em mãos, é possível desenvolver conteúdos mais assertivos, objetivos e personalizados, o que pode ajudar sua empresa a ganhar muitos pontos com o público e aumentar o engajamento

2) Crie  materiais interessantes

Oferecer conteúdos ricos para ajudar ou ensinar a audiência, dando dicas, orientações e explicações sobre temas interessantes, é uma ótima forma de conquistar confiança e engajamento com a marca. Para isso, invista na produção de e-books, guias, posts em blogs e podcasts.   

3) Mensagem personalizada 

Os clientes percebem quando estão sendo alvos de um disparo indiscriminado de mensagens, o que pode causar insatisfação com a marca.

Por isso, ao enviar e-mails, é importante investir na personalização dos conteúdos. Aposte em mensagens personalizadas e mais direcionadas para agradar o seu público e garantir os resultados esperados. 

4) Bom CTA

O call-to-action, ou CTA, é uma chamada que leva a audiência a realizar uma ação. A ferramenta tem o objetivo de promover as ofertas de marketing, gerar leads e levar o visitante para a próxima etapa do funil de vendas.

Apontar um link para outro post relacionado ou a oferta de um e-book com conteúdo gratuito, direcionando para uma landing page, são exemplos de CTA.

O objetivo é incentivar o usuário a dar um próximo passo. Muitas vezes, ele nem sabe que tem um problema. Ajudá-lo a encontrar caminhos e soluções, conquista a simpatia do cliente, melhorando o engajamento com sua marca. 

5) Promova a interação

Se o objetivo é que o usuário participe de enquetes, responda e-mails ou faça perguntas, deixe isso muito claro nas comunicações.

A comunicação precisa ser objetiva e, por isso, você não pode deixar o cliente em dúvida.

Além disso, procure sempre reagir aos comentários feitos em redes sociais e responder mensagens enviadas pelos chats. Interação é uma via de mão dupla!

6) Esteja em diferentes canais

Os clientes costumam ter um canal de comunicação favorito, podendo interagir mais pelas redes sociais ou por outras plataformas, como o e-mail ou aplicativos de mensagem.

Por isso, é importante que a sua marca esteja presente em diversos canais de comunicação e atendimento.

Outro ponto importante é analisar o comportamento da audiência nesses canais. Observe informações sobre quais dias e horários são melhores para as postagens e qual a periodicidade ideal para disparo de e-mails.

Levar em consideração esses dados ajuda muito a acertar em cheio o engajamento com seu público. 

7) Faças testes e avalie os resultados

Testar e analisar os resultados são práticas importantes para entender quais conteúdos estão funcionando, qual abordagem está atingindo mais a audiência e quais ações não estão dando o resultado esperado. 

Para melhorar o engajamento, sua marca deve avaliar acertos e erros para entender o que deve ser mantido ou modificado nas estratégias de marketing e comunicação.

Por isso, preste atenção nas métricas!

Ainda com dúvidas? Confira um breve resumo!

O engajamento é um dos pilares para construir um relacionamento sólido e de fidelidade com o público, o que vai trazer bons resultados para a imagem da empresa e conversões em vendas.

Conheça o cliente, entenda o que ele precisa e deseja, elabore e divulgue conteúdos ricos e esteja sempre atento às suas respostas e reações.

Engajar o público é um trabalho que exige dedicação, mas que traz resultados determinantes para o crescimento e estabelecimento da sua marca. 

Se você gostou desse conteúdo, também vai gostar de ler o post: 6 modelos de conteúdo para gerar engajamento no seu blog.