O funil de vendas é uma estratégia de marketing ideal para aprimorar o desempenho comercial da sua empresa. Com foco em fazer seu negócio crescer e lucrar mais, a ferramenta fornece dados valiosos sobre o comportamento do consumidor, ajudando a desenvolver um eficiente planejamento de aquisição de clientes.

Elaborar uma estratégia bem definida em torno do funil de vendas é fundamental para gerar mais oportunidades de negócio. Isso porque, com base nas informações obtidas pela ferramenta, é possível desenvolver ações para atrair clientes em potencial, gerar leads e vender mais.

Portanto, se a sua empresa não tem um funil de vendas estruturado, ela pode estar perdendo clientes, vendas, lucros e as chances de colocar seu negócio em outro patamar de sucesso.

Acompanhe a seguir o que é funil de vendas, saiba quais são suas etapas, confira dicas de como desenvolver o método e entenda como suas estratégias podem impulsionar os resultados comerciais de sua empresa. Boa leitura!

Mas antes, vamos falar sobre jornada de compra do cliente

Antes de abordarmos o que é funil de vendas, é importante entender a definição de jornada de compra do cliente. Isso porque os dois conceitos vão andar juntos durante o processo de vendas e, o primeiro passo para a elaboração de um funil de vendas bem estruturado, é conhecer bem seu público e suas particularidades.

Jornada de compra, ou Buyer’s Journey, é um modelo usado para determinar em qual estágio um potencial cliente está no processo de compra. Ela ajuda a entender o caminho percorrido pelo prospect e por quais etapas ele passa até se tornar efetivamente um cliente.

Para aprender e compreender melhor sobre a jornada de compra do cliente, sua empresa deve buscar informações sobre os hábitos de consumo e descobrir o que tem despertado a atenção de seu potencial cliente. Elaborar uma persona neste processo é fundamental para conhecer, exatamente, o tipo de cliente que se deseja atingir.

Com esses dados em mãos, será possível desenvolver e aplicar ações eficientes para conduzi-lo pelas diferentes etapas da jornada até o fechamento do negócio.

A jornada de compra é composta por quatro etapas:

  • Aprendizado: o consumidor não sabe ou não tem certeza que tem um problema ou necessidade. Nessa fase, ele começa a ter interesse por um determinado assunto.
  • Reconhecimento: depois de pesquisar e obter mais informações sobre o tema, o prospect entende que tem o problema e que precisa resolvê-lo.  
  • Consideração: ciente de que precisa de uma solução para seu problema, o cliente potencial começa a pesquisar sobre os produtos ou serviços disponíveis no mercado e a considerar qual deles é a melhor opção para ele.
  • Decisão: após analisar as alternativas disponíveis, o cliente decide adquirir um produto ou serviço.

Para garantir que o consumidor passe por essas fases e, ao final, decida por efetivar a compra, sua empresa deve oferecer informações e conteúdos para ajudá-lo nessa tomada de decisão.

Mas, como identificar em qual estágio o cliente potencial está e como sua empresa pode desenvolver ações que o levem até a conversão? Para isso, conte com a ajuda do funil de vendas.

O que é funil de vendas?

Definição

Funil de vendas, ou pipeline, é uma ferramenta estratégica do marketing que mostra a jornada de compra do cliente e como ele se relaciona com o seu negócio.

A ferramenta permite entender qual é o caminho percorrido pelo consumidor em todo o processo de aquisição do produto ou serviço, desde o primeiro contato com a sua empresa até a realização da venda.

Como o nome sugere, sua representação gráfica é no formato de um funil ou triângulo invertido e apresenta-se dividido em etapas.

Histórico e aplicação

O funil de vendas é derivado da metodologia AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) que foi criada em 1898, pelo publicitário norte-americano, Elias Elmo Lewis. Ele foi o primeiro a desenvolver um método para orientar profissionais de venda sobre a trajetória do consumidor durante o processo de compra.

Lewis destacava a importância de atrair a atenção e o interesse do cliente, criando nele o desejo de realizar uma compra. Após anos de adaptações, surgiu o conceito de funil de vendas que conhecemos hoje.

Atualmente, muitas empresas adotam as técnicas do funil como uma das suas principais estratégias comerciais. As equipes de marketing e vendas são as responsáveis por desenvolver e executar os planos desenvolvidos a partir das informações fornecidas pela ferramenta.

Juntas, as duas áreas desenvolvem ações com o objetivo de conduzir o cliente durante sua jornada de compra. Esse acompanhamento é um dos segredos para uma estratégia de funil de vendas eficiente.

Como funciona o funil de vendas

Compreendido o que é funil de vendas, é importante entender também como ele funciona e por que suas estratégias devem estar diretamente ligadas à jornada de compra do cliente.

O primeiro passo é conhecer o processo de compra do consumidor e estar ciente de que ele passa por vários estágios e momentos que vão determinar a tomada de decisão em adquirir um produto ou serviço.

Essas fases correspondem aos quatro níveis do funil de vendas que são divididos em: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Entender cada uma delas é essencial para desenvolver estratégias efetivas e objetivas para seu negócio.

Conheça mais sobre cada uma dessas fases e seus conceitos.

1) Visitantes

Esse é o primeiro estágio e inclui todas as pessoas que de alguma forma chegaram até sua empresa, seja pela pesquisa no Google, redes sociais, anúncios ou por outras fontes de tráfego.

Nessa fase, o público é bem geral e diversificado, reunindo desde curiosos até aqueles que realmente têm interesse no que você tem a oferecer.

2)  Leads

Leads são aqueles que deram um passo a mais em sua jornada de compra. Aqui, ele deixa de ser visitante e passa para o próximo nível do funil de vendas, tornando-se um potencial cliente que demonstrou interesse em saber mais sobre seu produto ou serviço.

A partir dessa etapa, sua empresa já consegue ter mais controle sobre a jornada do cliente, permitindo abordagens mais personalizadas e objetivas.

3) Oportunidades

No terceiro estágio, estão os leads que foram qualificados, ou seja, que se tornaram contatos importantes, com potencial de compra

Eles seguiram o fluxo de vendas e estão prontos para a primeira abordagem comercial, ou seja, eles se tornaram uma oportunidade para sua empresa.

4) Clientes

Esse é o último nível do funil de vendas. Nessa fase, as oportunidades já descobriram todos os benefícios oferecidos pelo seu produto ou serviço, e estão prontas para se converterem em clientes.

Assim que a compra é efetivada, o cliente encerra e completa o ciclo do funil de vendas.

Alguns autores defendem a inclusão de uma quinta etapa, a de pós-venda. Com o objetivo de garantir a satisfação do cliente e em melhorar a sua experiência de compra, incorporar essa fase pode ser uma ótima estratégia de fidelização de clientes.

Porém, é importante deixar claro que a estrutura clássica dos níveis de funil de vendas utilizada nos dias de hoje considera apenas as quatro etapas citadas acima.

Compreendido quais são esses níveis, o passo seguinte é entender quais são as etapas do funil de vendas.

Conheça as três etapas do funil de vendas

Como vimos no último tópico, é fundamental que sua empresa elabore estratégias para atrair pessoas e gerar leads qualificados com a intenção de conduzi-los até a tomada de decisão de uma compra.

Para atingir esse objetivo, é fundamental criar um conjunto de ações que dê suporte e ajude o potencial cliente durante sua jornada de compra, entregando o valor necessário e incentivando-o a avançar.

Para que essas ações tragam o resultado esperado, elas devem considerar abordagens específicas para cada uma das etapas do funil de vendas. São elas: topo de funil, meio de funil e fundo de funil.

As etapas têm como objetivo determinar qual é o nível de maturidade do cliente em relação à decisão da compra, ajudando a entender quais estratégias devem ser aplicadas para cada uma das fases.

Afinal, um cliente que descobriu há pouco tempo seu produto está menos pronto para a venda do que aquele que já leu avaliações sobre você em suas redes sociais.

Entender cada uma das etapas do funil de vendas é essencial para desenvolver uma estratégia de vendas eficiente e objetiva. Conheça cada uma dessas fases e seus conceitos: 

Topo do Funil

A primeira etapa é o topo de funil, a área mais extensa que concentra o público em geral, ou seja, desde os curiosos por seu produto até aqueles com grandes chances de um dia se tornarem um cliente.

Também conhecida como ToFu (top of the funnel), essa é a fase do aprendizado e do conhecimento, quando o visitante descobre uma necessidade que ele não sabia que tinha.

No topo do funil, o objetivo de sua empresa deve ser prender a atenção do potencial cliente, oferecendo conteúdos relevantes e educativos que o incentive a fornecer seus dados por meio de landing page ou formulários.

A partir do momento que surge o interesse do consumidor, você gera um lead para seu negócio.

O próximo desafio é nutrir esse lead, enviando e-mails com conteúdos ricos e de seu interesse, construindo um relacionamento e o conduzindo para a próxima etapa, o meio do funil.

Meio do Funil

Se o lead chegou nessa etapa foi porque ele entendeu que existe um problema a ser resolvido. Portanto, o meio do funil ou MoFu (middle of funnel) é a fase de oportunidades, quando o cliente em potencial fica mais próximo de realizar a compra do seu produto.

Mas essa decisão não está tomada e o lead ainda pode ter algumas dúvidas a serem sanadas. Por isso, nessa etapa sua empresa deve oferecer dicas e ajudar o prospect dando orientações e informações mais específicas sobre o problema e as possíveis soluções.

A dica mais importante aqui é focar-se em demonstrar interesse em resolver o problema do cliente e não em oferecer um produto ou oferta a qualquer custo. No meio do funil, o cliente em potencial ainda não está pronto para a compra e seu objetivo deve ser ajudá-lo a amadurecer a ideia de adquirir seu produto ou serviço.

Fundo de Funil

Depois que o lead reconheceu o problema e entendeu que ele precisa de uma solução, ele passa para a terceira e última etapa: o fundo do funil. Nessa fase estão os leads qualificados, ou seja, aqueles que foram educados e nutridos de informações, e agora estão praticamente prontos para efetivar a compra.

No fundo do funil ou BoFu (bottom of the funnel), o lead considera sua empresa como uma referência e já se sente confiante para tomar sua decisão de compra. Cabe a você dar uma atenção especial para o potencial cliente e mostrar que seu produto é a opção ideal para ele.

Por que trabalhar com funil de vendas?

Um dos desafios para as empresas ao pensar em estratégias de vendas é entender quais as necessidades do cliente e como atendê-las em cada uma das etapas da jornada de compra.

Desenvolver um funil de vendas para sua empresa é importante porque permite compreender com mais clareza qual é o caminho percorrido pelo consumidor até o momento da compra, deixando o ciclo de vendas mais tangível e efetivo. 

O funil de vendas traz uma visão clara e ampla da jornada de compra do cliente, auxiliando no planejamento de ações estratégicas para cada uma das etapas do funil.

Suas divisões ajudam a elaborar estratégias de vendas mais concretas e objetivas, evitando que sua empresa perca tempo e dinheiro em ações com pouco desempenho.

Cabe a sua empresa desenvolver planos estruturados com o objetivo de entregar valor para seus leads e acionar gatilhos que o incentive a passar para a próxima fase.

Além disso, acompanhar o cliente e monitorar seu comportamento ajuda a entender os motivos que fizeram com que ele chegasse até você e porque escolheu sua empresa.

Isso é importante porque permite que você conheça os pontos fortes e fracos da sua empresa para aperfeiçoar estratégias futuras visando o crescimento do seu negócio.

Benefícios do funil de vendas

Você já compreendeu os conceitos de funil de vendas e jornada de compra. Mas, e na prática, o que isso significa?

Para as empresas que querem aumentar as taxas de conversão, contar com um funil de vendas bem estruturado pode ser um grande passo para o sucesso e crescimento. Listamos quatro benefícios do método para você entender como o funil de vendas pode ser útil para seu negócio.

Maior produtividade

Ao basear as estratégias de vendas nas informações fornecidas pelo funil de vendas, o trabalho da sua equipe de marketing e vendas torna-se mais focado e objetivo. Isso porque os esforços se concentram apenas em clientes com potencial.

Isso garante maior produtividade e evita a perda de tempo e de investimento com prospects que não se encaixam com o perfil da sua empresa. 

Otimização da gestão

O funil de vendas segmenta, padroniza e torna o processo de vendas mais rápido, eficiente e objetivo.

Este método fornece dados que vão enriquecer o planejamento estratégico da sua empresa, dando mais foco e clareza para as metas e objetivos, melhorando a gestão e promovendo o crescimento do seu negócio.

Mais oportunidades de negócio

A aplicação do funil de vendas permite acompanhar o comportamento do seu consumidor, abrindo um caminho de oportunidades de negócios para sua empresa.

Isso é importante porque permite desenvolver estratégias de relacionamento assertivas com o objetivo de criar uma relação forte e consistente com o potencial cliente. Quanto mais próximo sua empresa for dele, maiores são as chances de efetivar uma venda.

Por exemplo: as informações obtidas pelo funil de vendas serão úteis para melhorar as estratégias das redes sociais ou então para aperfeiçoar os conteúdos oferecidos, já que sua empresa poderá identificar quais assuntos interessam mais à sua audiência.

Atendimento personalizado

Com o funil de vendas, fica mais fácil entender as necessidades do cliente, permitindo que sua empresa ofereça propostas comerciais que realmente façam sentido para a realidade do lead. Essa estratégia ajuda a conquistar sua confiança, empatia e aumenta as chances de fidelização.

Para melhorar a experiência de compra do cliente, sua empresa pode aplicar algumas técnicas de vendas como o Cross-Sell, Up-Sell e o Down-Sell. Conheça as diferenças entre elas:

O Cross-Sell, ou venda cruzada, é quando sua empresa oferece produtos ou serviços complementares, levando em consideração o que foi comprado ou os interesses do prospect.

Já no Up-Sell, a ideia é incentivar o consumidor a adquirir uma versão melhor de um produto de seu interesse. 

No caso do Down-Sell, o vendedor oferece um produto de preço ou qualidade abaixo daquele procurado pelo lead, na tentativa de se adequar a realidade dele e para não perder esse cliente em potencial.

Como construir um funil de vendas

Agora que você entendeu que o funil de vendas é uma estratégia fundamental para o crescimento de sua empresa, chegou o momento de desenvolver o método em seu negócio.

Para construir seu funil de vendas são necessários três passos e vamos detalhar cada um deles. Confira!

1) Mapeie a jornada de compra

O primeiro passo para entender a jornada de compra do cliente é conhecer a sua persona.

Para identificar quem ou quais são os seus clientes ideais, o indicado é conversar com clientes e fazer pesquisas de marketing. Atente-se aos seus hábitos, problemas, desejos e entenda como seu negócio pode atender às necessidades deles.

Além disso, essas pesquisas são informações valiosas sobre as preferências do cliente ao longo da jornada de compra. Por exemplo: como eles preferem ser abordados, quais canais de comunicação são mais eficientes, qual o melhor período do dia para o contato e quais discursos causaram mais impacto no cliente.

Leve em consideração todos esses fatores e considere-os na hora de entender e desenvolver sua estratégia de funil de vendas baseada na jornada de compra do cliente.

Caso você tenha dúvidas sobre o processo de definição do cliente ideal, leia o nosso artigo sobre como construir uma persona e saiba mais sobre o assunto.

2) Defina as etapas do processo de vendas

Depois de compreender qual é a jornada de compra do cliente, o passo seguinte é definir as etapas do processo de vendas.

Como citamos acima, o processo de vendas possui quatro níveis: visitantes, leads, oportunidades e clientes. Em seu planejamento, deve ficar bem claro quem faz parte de cada uma dessas fases, para assim definir marcos que representam a virada de estágio no ciclo de vendas.

Alguns exemplos de marcos: em qual momento o lead descobre que precisa daquela solução? Ele consegue fazer isso sozinho? Como posso ajudá-lo a passar de estágio?

Esses marcos, também chamados de milestones, são muito úteis porque permitem acompanhar e controlar os resultados das ações estratégicas do funil de vendas. Isso é importante porque permite que sua empresa dê respostas rápidas para o potencial cliente e corrija problemas a tempo.

3) Otimize e escale o funil de vendas

Com o funil de vendas construído e com suas etapas bem definidas, ele precisa funcionar e trazer os resultados esperados. Para isso, é necessário que ele seja escalável, ou seja, que seu processo possa ser repetido várias vezes.

Lembre-se, a função do funil de vendas é trazer mais eficiência e produtividade para os processos comerciais, reduzindo o ciclo de vendas e aumentando as taxas de conversão. Portanto, se o funil desenvolvido não é aplicável e não tem trazido esses resultados, ele precisa ser modificado e reestruturado.

No caso do funil de vendas bem estruturado e que funciona, é importante entender que ele deve sempre passar por testes e revisões. Como suas estratégias são baseadas no comportamento do consumidor, sua estrutura não é permanente e imutável, ela vai se mudando de acordo com as transformações do mercado.

Essas adaptações constantes são necessárias para garantir sua eficiência e para não perder oportunidades de vendas e clientes ao decorrer da jornada.

Outro ponto importante da otimização do funil de vendas é desenvolver um planejamento bem organizado para a divisão dos trabalhos entre as equipes que estarão envolvidas na execução das ações, em especial as áreas de marketing e vendas.

Para garantir o sucesso nas estratégias planejadas e a eficiência das equipes, é preciso que esses dois departamentos estejam alinhados e cientes de suas funções para que o fluxo de trabalho seja natural e sincronizado.

Exemplos de conteúdos para cada etapa do funil de vendas

Por falar em alinhamento de trabalho entre as áreas de marketing e vendas, um ponto que sua empresa deve se atentar é em relação aos conteúdos que serão produzidos para atrair, nutrir e conquistar o lead em cada uma das etapas do funil de vendas.

Como citado, são três as etapas do funil e o os materiais produzidos devem ser relevantes, ricos e adaptados a cada uma das fases. O objetivo é fornecer informações que ajudem a conduzir o lead a seguir em sua jornada até chegar ao momento da compra.

Confira quais tipos de conteúdos devem ser produzidos para cada uma das etapas do funil de vendas:

Topo de funil – conteúdos educativos para despertar interesse

O conteúdo para o topo de funil tem como objetivo despertar o interesse e chamar a atenção do público para um problema que até então ele desconhecia.

Nessa etapa, o prospect sabe pouco sobre o assunto e, por isso, os conteúdos devem ser de fácil compreensão, contendo informações esclarecedoras e educativas. O intuito é atrair a curiosidade do visitante, incentivando-o a saber mais sobre o assunto e se tornar um lead.

Os materiais produzidos nessa fase devem ser bem elaborados e ricos em informações relevantes porque esse é o estágio de despertar a curiosidade do cliente.

Conheça alguns tipos de conteúdos mais indicados para topo de funil:

  • Postagens em blog: o post em blog é, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com sua marca. O indicado é publicar textos de fácil leitura e acesso que tenham o intuito de educar, informar ou esclarecer algo ao leitor. 
  • Postagens em redes sociais: mídias sociais como Facebook, Instagram e Twitter são ótimos canais para atrair a curiosidade do público e despertar seu interesse pela sua marca. Faça postagens utilizando imagens, gifs e vídeos para chamar a atenção do potencial cliente. Aproveite também e faça chamadas divulgando os textos de seu blog.
  • Podcasts: em formato de áudio ou vídeo, os podcasts são uma ferramenta eficiente para atrair o público que não tem tempo de ler materiais como os textos de blog. Utilize uma linguagem simples e fluida para que a mensagem seja compreendida e fácil de ser acompanhada.
  • Infográficos: estes recursos ajudam a atrair visitantes porque permitem uma comunicação rápida e objetiva. São uma ótima opção para demonstrar com mais facilidade e praticidade informações que envolvem dados e números.
  • Newsletter: são e-mails enviados para a base de contatos de sua empresa com o objetivo de nutri-las com conteúdos de seu interesse. Elas permitem uma comunicação direta e regular, facilitando uma aproximação e abrindo caminhos para que o consumidor passe para a próxima etapa do funil de vendas.

Meio de funil – conteúdos informativos e de captação

Conteúdos para o meio do funil devem ser explicativos, informativos e apresentar soluções para o prospect. Nessa fase, ele já sabe que tem o problema e está em busca de respostas mais detalhadas e aprofundadas sobre o assunto.

O conteúdo para o meio de funil deve informar, ajudar, orientar e sanar dúvidas do potencial cliente com o objetivo de se aproximar dele e iniciar uma relação de confiança.

Portanto, nessa fase, o foco não é oferecer produtos ou fazer propagandas. Os materiais produzidos devem ter o intuito de criar laços com o lead e ajudá-lo a solucionar um problema.

Nessa fase, sua empresa também deve aproveitar para capturar o máximo possível de dados dos potenciais clientes por meio de landing pages ou formulários de cadastro.

Isso é importante porque, ao saber informações e interesses do seu público, sua empresa consegue desenvolver uma estratégia mais personalizada e objetiva para cada lead.

Confira alguns tipos de conteúdos para meio de funil que sua empresa pode produzir:

  • Textos em Blog: os textos devem trazer informações mais técnicas e detalhadas, já que nessa fase, o público conhece o básico sobre o assunto e busca aprofundar seu conhecimento.
  • E-book (livros eletrônicos): materiais gratuitos abordando de forma mais completa e densa os temas de interesse da sua audiência. Além de mostrar que sua empresa realmente está interessada em ajudá-lo, o e-book ajuda a construir sua imagem como autoridade no assunto.
  • Webinar: apresentação em vídeo que ensinam ou esclarecem dúvidas da audiência sobre um determinado assunto. O webinar também é uma ferramenta útil na construção da imagem de sua marca como referência em seu mercado de atuação.

O e-book e o webinar ainda apresentam a vantagem de que, para acessar o material ou o vídeo, o visitante deve se cadastrar, na maioria das vezes em uma Landing Page, e fornecer seus dados de contato. 

Com essas informações em mãos, sua empresa pode desenvolver estratégias para conduzir o lead para a próxima etapa do funil de vendas com mais chances de sucesso.

Fundo de funil – conteúdos sobre sua solução

Na última etapa do funil, o lead já está educado e bem informado sobre seu problema e as soluções disponíveis. Os conteúdos de fundo de funil devem privilegiar a venda. Esse é o momento de fechar negócio, mostrando para o lead que o seu produto é a melhor opção para ele.

Sua empresa deve produzir e-books e postagens no blog destacando seu produto e benefícios, além de distribuir por e-mails newsletters oferecendo descontos e promoções para o consumidor.

Outros materiais que sua empresa também pode utilizar como estratégia para o fundo de funil são:

  • Cases de sucesso: são provas sociais de que aquilo que você está vendendo foi útil para outras empresas. A ideia é apresentar casos reais de clientes que aprovaram seu produto e que ficaram satisfeitos com os resultados apresentados pela sua solução.
  • Webinar: os vídeos produzidos devem apresentar a solução, como ela funciona ou trazer esclarecimentos sobre o produto em si e apontando seus benefícios e garantias.

Conteúdos estratégicos e a CTA

A estratégia de produção de conteúdo para cada etapa do funil de vendas tem o objetivo de guiar o potencial cliente durante sua jornada de compra, para que ele avance pelas fases até chegar ao momento da decisão da compra.

Para que esse plano dê certo, seus conteúdos devem incentivar o prospect a realizar uma uma ação. Todo conteúdo publicado deve trazer uma CTA, ou Call To Action, indicando o próximo passo que sua empresa quer que o visitante realize.

Por exemplo: para o topo e meio de funil, sua empresa pode sugerir assinatura de newsletter ou download de e-books. Para o topo de funil, a chamada pode ser para entrar em contato com um vendedor para mais informações sobre o produto. 

Usando um CRM para seu funil de vendas

Como você já pôde perceber, fazer a gestão do funil de vendas é necessário, porém é um trabalho complexo e cheio de detalhes. Para facilitar o gerenciamento do processo, sua empresa pode contar com a ajuda de um sistema CRM.

O CRM é uma ferramenta de vendas que automatiza processos auxiliando no controle e organização das tarefas. Com ele, é possível ter uma visão ampla de como o gerenciamento comercial está sendo feito, ajudando a controlar as interações com o lead, na sincronização de e-mails e centralizando todas as informações no mesmo lugar.

À medida que sua empresa for crescendo e evoluindo, fazer essa gestão do processo de vendas se tornará cada vez mais desafiador. Considerar a implantação de um CRM para gerenciar o funil de vendas pode ser uma solução inteligente e estratégica para seu negócio.

Dentre os modelos de CRM mais conhecidos e utilizados atualmente pelas empresas estão o HubSpot, o PipeDrive e o Moskit.

A Hubspot, famosa empresa especializada em produtos de marketing digital, oferece um CRM gratuito, fácil de usar e ideal para pequenos negócios.

Para empresas com equipes de vendas um pouco mais desenvolvidas, a PipeDrive é uma ótima opção por ser uma ferramenta prática, com muitas funcionalidades e fácil de usar. 

Já o Moskit é uma solução completa e indicada para empresas que tenham um departamento comercial mais estruturado.

Desenvolva o funil de vendas de seu negócio

Um funil de vendas bem estruturado é essencial para aperfeiçoar e organizar o processo de vendas, reduzindo custos de operação, impulsionando seus resultados comerciais e trazendo mais lucratividade para seu negócio.

Além disso, a ferramenta permite entender a jornada de compra do cliente e fornece dados valiosos sobre o seu comportamento. Pesquisas indicam que, no ciclo de vendas, apenas 3% dos leads vão se tornar clientes.

Portanto, desenvolver planos comerciais mais inteligentes e realistas que entendam as necessidades do cliente nunca foi tão importante, e o funil de vendas pode trazer as respostas que seu negócio precisa para elaborar estratégias bem sucedidas.

Comece hoje mesmo a desenvolver o funil de vendas para sua empresa e alcance seus objetivos comerciais com mais agilidade e eficiência.Para saber mais sobre estratégias de marketing e vendas, confira o nosso artigo sobre Como o Inbound Marketing pode ajudar a expandir o seu negócio.