Se sua empresa não investe em relacionamento, prospecção e atendimento personalizado de clientes, ela está perdendo bons negócios e a chance de lucrar muito mais.

Atualmente, vendas não se concretizam sem um bom relacionamento, e para conhecer melhor o consumidor e se aproximar dele, seu negócio pode contar com a ajuda de sistemas automatizados como o CRM.

A ferramenta oferece soluções para gerenciar clientes de forma fácil e eficiente.

O CRM compila dados e coleta informações relevantes sobre as preferências e necessidades do cliente, além de ajudar a diminuir os gastos e otimizar a captação de prospects.  

 Para conhecer um pouco mais sobre a ferramenta, continue a leitura e saiba o que é CRM e como ele pode ajudar seu negócio a crescer. 

O que é CRM e para que serve?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management” que pode ser traduzido como “Gestão de Relacionamento com o Cliente”.

Focado no atendimento personalizado e individual, os dados fornecidos pelo CRM auxiliam a desenhar estratégias que melhoram o relacionamento com o cliente e os procedimentos de vendas. 

A ferramenta coleta dados pessoais e analisa datas e tipos de interações feitas com sua empresa. Ela também traz informações sobre qual a etapa do funil de vendas que o cliente está.

O CRM ainda pode ser utilizado em estratégias de automação de marketing, sincronizando ligações e e-mails enviados para os clientes. 

Além disso, a ferramenta centraliza todas as informações no mesmo lugar. Ela integra e proporciona mais agilidade para o trabalho das equipes de marketing, vendas e suporte. 

Por que adotar o CRM e quais são seus benefícios? 

Valorizar o bom relacionamento com o cliente é essencial para as empresas que querem potencializar suas vendas. Com um papel importante nessa estratégia, o CRM coleta dados que permitem criar ofertas ideais para cada cliente. Afinal, agora você sabe exatamente o que ele precisa. 

Conheça alguns benefícios da ferramenta e confira como ela pode ajudar seu negócio a vender mais.

1) Gestão de Funil de Vendas

O CRM fornece dados fundamentais para entender o perfil de cada cliente e em qual etapa do funil de vendas ele está. 

Isso significa mais eficiência ao desenvolver estratégias de nutrição de leads, de aproximação dos demais clientes com sua marca e de fortalecimento da relação com os clientes já conquistados. 

2) Melhora as estratégia de vendas 

O CRM traz mais inteligência e eficiência para seu negócio. Conhecer a fundo o cliente ajuda a desenvolver uma oferta ideal com enormes chances de conversão e de sucesso no alcance das metas.

Além disso, é possível programar interações frequentes. Dessa forma, sua marca se faz sempre presente e se torna sua primeira opção no momento da compra.

3) Fidelização dos clientes

O CRM também será fundamental no plano de fidelização do cliente. Use os dados para desenvolver uma aproximação, saiba quando e como abordá-lo, e avalie quais conteúdos despertam seu interesse.

Esse relacionamento próximo conquista a confiança e empatia do cliente. O resultado é um consumidor fiel e sua empresa um passo à frente em relação à concorrência. 

4) Identificação com a marca

Cliente que se sente especial tem mais chances de virar fã da sua marca. Aposte em personalização e desenvolva materiais, ofertas, e-mails e conteúdos exclusivos para ele. 

Esse é o tipo de ação que fica bem mais fácil de se aplicar quando se tem um CRM. A ferramenta, por conseguir encantar, surpreender e auxiliar na multiplicação de vendas, atrai muitos gestores e profissionais do departamento comercial.

5) Bons relatórios e previsibilidade

O CRM ainda fornece relatórios bem completos, o que permite ter uma visão ampla sobre seu negócio, auxiliando nas tomadas de decisão de futuras estratégias. 

Os relatórios permitem analisar, de uma forma clara e objetiva, o que está dando certo e o que precisa ser adaptado no planejamento estratégico da empresa.

Além disso, fornece informações sobre o padrão de comportamento do cliente e, com esses dados em mãos, sua empresa pode se antecipar às necessidades dele, oferecendo o produto certo no momento certo, aumentando a possibilidade da venda. 

6) Melhore a experiência do cliente 

Falando em prever a necessidade do cliente, o CRM também será importante para as empresas que querem colocar em prática estratégias de Cross-Sell e Up-Sell

O Cross-Sell, ou venda cruzada, é quando sua empresa oferece produtos ou serviços complementares, levando em consideração o que foi comprado ou os interesses do cliente. 

Já no Up-Sell, a ideia é incentivar o cliente a adquirir uma versão melhor de um produto de seu interesse.  

Por exemplo: ao vender um celular, o Cross-Sell seria a sugestão da compra de uma capa protetora de tela. No Up-Sell, seu time de vendas oferece outra opção mais moderna e sofisticada, demonstrando que o custo-benefício pode ser mais vantajoso para o cliente. 

As duas técnicas visam melhorar a experiência de compra. Para introduzi-las, utilize os dados do CRM para acompanhar regularmente o cliente e o seu histórico de compras. 

Minha empresa precisa de CRM?

Qualquer tipo de negócio pode adotar o CRM, independente do tamanho ou do ramo de atuação. Para identificar se sua empresa precisa da ferramenta observe como estão os procedimentos de trabalho e sua produtividade.

Se a equipe está perdendo muito tempo preenchendo e atualizando planilhas, não consegue oferecer um padrão de atendimento ou se vendas foram perdidas por falta de informações em mãos, já passou da hora de utilizar o CRM em seu negócio. 

A ferramenta também será muito útil para empresas que precisam de uma equipe integrada trabalhando a distância. Contar com uma solução tecnológica vai facilitar a troca de informações entre os membros da equipe, evitando prejuízos e problemas com as vendas. 

Qual CRM escolher?

Existem diversos modelos de CRM que sua empresa pode utilizar, dentre os mais conhecidos estão o HubSpot, o PipeDrive e o Moskit

A Hubspot é uma das marcas mais famosas em produtos de marketing digital. Seu CRM é totalmente gratuito, com muitas funcionalidades e fácil de usar. Indicado para pequenos negócios, com necessidades básicas de gerenciamento. Ótima opção para aprender como um CRM funciona. 

O PipeDrive é uma ferramenta indicada para empresas com pequenas equipes de vendas, pois é muito prática de usar, oferece soluções para facilitar o processo de vendas. A plataforma é paga e empresas de qualquer porte podem adotá-la. 

O Moskit é uma das opções mais completas no mercado. Focado na gestão de vendas, o CRM oferece recursos que ajudam a ter uma visão ampla dos negócios, se mostrando ideal para empresas de médio e pequeno porte que já têm um departamento comercial mais estruturado. 

Moskit

Conclusão

Investir em relacionamento é o primeiro passo para conquistar mais vendas e a fidelização de clientes. De uma forma inteligente, ágil, prática e eficiente, o CRM organiza dados sólidos do consumidor oferecendo informações valiosas sobre seu comportamento.

A empresa que conhece seu cliente a fundo enxerga melhor as oportunidades de negócios, vende e lucra mais. E o CRM é a base para gerenciar e entender quem é o seu cliente.

Se você quer saber um pouco mais sobre gerenciamento de clientes, confira o artigo Prospecção de Clientes: 10 dicas para vender mais.